Confira as principais datas do Calendário OAB 2023!

calendário OAB: imagem de mulher jovem marcando data em calendário
Você está por dentro das datas do calendário OAB? Preparamos um post detalhando todas elas. Confira e não perca nenhuma informação!

O Calendário OAB 2023 já está definido! Confira neste artigo todos os detalhes dos Exames de Ordem deste ano.

Bacharéis e estudantes do último ano de Direito que pretendem exercer a profissão de advogado devem estar atentos à prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Afinal, a aprovação no exame é indispensável para o exercício da profissão, segundo redação dada pelo artigo 8º, IV do Estatuto da Advocacia.

Se você deseja realizar o exame, confira este post com as datas e informações oficiais dos próximos Exames de Ordem.

Quais as datas dos exames da OAB previstos em 2023?

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem definiu todas as datas das provas para o ano de 2023. 

Confira a seguir a tabela do exame já realizado

37º Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital05/12/2022
Período de Inscrição12/12/2022 a 19/12/2022
Prova objetiva (1ª fase)26/02/2023
Prova prático-profissional(2ª fase)30/04/2023

Abaixo, confira os detalhes do próximo exame:

38º Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital17/04/2023
Período de Inscrição24/04/2023 a 02/05/2023
Prova objetiva (1ª fase)09/07/2023
Prova prático-profissional(2ª fase)10/09/2023

E, para fechar o calendário OAB 2023, teremos:

39º Exame de Ordem Unificado
Publicação do Edital28/08/2023
Período de Inscrição04/09/2023 a 11/09/2023
Prova objetiva (1ª fase)19/11/2023
Prova prático-profissional(2ª fase)21/01/2024

Atenção: o período de inscrição para o 39º Exame, último do calendário de 2023, termina em 11/09/2023!

Confira também: Guia Completo sobre a Repescagem OAB!

Qual o valor da inscrição para a prova da OAB?

O valor da inscrição para o Exame de Ordem é de R$295,00 (duzentos e noventa e cinco reais). 

Entretanto, os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção de taxa, conforme instruções constantes no edital de publicação. 

Confira também: OAB 1ª Fase – Coleção Esquematizado 2022 (Saraivajur)

Quantas vezes por ano tem a prova da OAB?

A prova da OAB acontece, em regra, três vezes por ano e os editais de publicação são publicados no site da OAB/FGV.

Curso Supercombo OAB 1 fase: clique e saiba mais!

Como é a prova da OAB?

 O exame da OAB é dividido em duas fases, ambas de caráter eliminatório. Veja:

  •  1ª fase: prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha que versam sobre 17 disciplinas. 

Para classificar para a segunda etapa, os candidatos devem obter no mínimo 50% de desempenho na primeira fase.

  • 2ª fase:  prova discursiva, composta por 4 questões discursivas e uma peça prática.

Nesta fase, além das 4 questões discursivas, o candidato terá que identificar e elaborar uma peça prático-profissional sobre a matéria por ele escolhida no ato da inscrição, podendo ser:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

Para conquistar a aprovação no exame, também é necessário desempenho de, no mínimo, 50% da prova. 

No entanto, o candidato aprovado na 1ª fase e reprovado na fase discursiva tem o direito de repescagem. Funciona da seguinte forma: você reaproveita o resultado da primeira etapa para realizar, diretamente, a prova discursiva no exame de ordem imediatamente subsequente.

Atenção: o edital para a repescagem é publicado separadamente no site da OAB/FGV e a inscrição possui o valor de R$147,50. 

Leia também: Passe na OAB com Simulados — Questões Inéditas e Comentadas — 1ª Edição 2022 (Saraivajur) 

Quantas vezes posso fazer o exame da OAB até passar?

Não existe um limite de vezes para realizar o exame. Ou seja, o candidato poderá realizá-lo quantas vezes forem necessárias, até garantir a aprovação.  

Da mesma forma, também não existe prazo para realizar o exame após tornar-se bacharel. 

Agora que você já tem todas as informações sobre o calendário OAB 2023, conte com os cursos preparatórios da LFG para garantir um preparo completo para o exame. 

Como se preparar para a OAB 1ª fase? 

A seguir, deixamos algumas dicas de cursos desenvolvidos pela LFG — referência nacional em cursos preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — especialmente para quem está se preparando para a primeira fase da prova.

Agora que você já está por dentro de todos os detalhes do calendário OAB 2023, olha só essas dicas de cursos para garantir a sua aprovação na primeira etapa:

  1. Supercombo OAB 1ª Fase
  2. Extensivo OAB 1ª Fase
  3. Intensivo OAB 1ª Fase
  4. Resolução de Questões OAB 1ª Fase

1. Supercombo OAB 1ª Fase

Sabemos que não há fórmula mágica para passar no Exame de Ordem. Contudo, existem fórmulas de estudo bem eficientes. Uma delas consiste em assistir a videoaulas e resolver questões. 

Trata-se de uma forma de aliar iniciativas teóricas e práticas, aumentando exponencialmente as chances de passar na primeira etapa da OAB. E é este o intuito do Supercombo OAB 1ª Fase. 

Depois de assistir às aulas, você coloca à prova aquilo que aprendeu. Deste modo, tem a possibilidade de fixar as informações por meio de questões direcionadas, iguais àquelas que caem no Exame. Portanto, nosso objetivo, claro, é garantir a sua aprovação!

2. Extensivo OAB 1ª Fase

Se você deseja se tornar um futuro advogado, não dá para fugir do Exame OAB. E passar na primeira não é fácil! Nela, são cobrados, em detalhes, vários conteúdos ensinados durante toda a graduação, desde o seu início. 

Entendemos que é muito fácil se esquecer deles. Para memorizar todo o conteúdo cobrado, é preciso se preparar com antecedência. Diante disso, desenvolvemos o Curso Extensivo OAB 1ª Fase. 

Nossos professores especialistas lecionam, de forma completa, todas as 17 disciplinas cobradas na prova. Todas elas são trabalhadas com profundidade no curso. Há ainda simulados, para um treinamento “mão na massa”, e livros digitais para complementar o estudo. 

3. Intensivo OAB 1ª Fase

Precisa passar no Exame de Ordem, mas o tempo está corrido? Sabemos que a maioria dos estudantes de Direito precisa conciliar a vida acadêmica com vários outros compromissos. 

Foi considerando a rotina dessas pessoas que a equipe LFG preparou o curso Intensivo OAB 1ª Fase. Desenvolvemos um método de estudos direcionado e assertivo, para otimizar seu tempo de preparo. Nós mapeamos os temas mais cobrados! 

Deste modo, você consegue focar nos conteúdos de maior incidência. Como bônus, incluímos também aulas sobre aprendizagem de alta performance, para continuar aperfeiçoando seus métodos! Ou seja, você otimiza o seu tempo e ainda tem acesso a várias dicas de estudo.

4. Resolução de Questões OAB 1ª Fase

Resolver questões é a melhor forma de estudar para OAB e garantir o sucesso no Exame de Ordem. 

Sendo assim, este curso é focado na resolução de exercícios semelhantes ao da prova e é ideal para quem deseja se preparar para a primeira fase da OAB FGV, revisando os principais pontos por meio de questões.

Como se preparar para a OAB 2 fase? 

O calendário OAB conta com duas etapas de provas. Agora que você já viu os cursos criados pela LFG para os estudantes que estão se preparando para a primeira fase do exame, conheça também os que desenvolvemos para garantir a sua aprovação na etapa final da Prova da Ordem.

Lembrando que, neste momento, o candidato precisará elaborar uma peça-prático-profissional versada na matéria que escolher no ato da inscrição! Confira os cursos disponibilizados pela LFG considerando os temas macro desta fase:

  1. Direito Empresarial OAB 2ª Fase
  2. Direito Penal OAB 2ª Fase
  3. Direito Tributário OAB 2ª Fase
  4. Direito Administrativo OAB 2ª Fase
  5. Direito Constitucional OAB 2ª Fase
  6. Direito do Trabalho OAB 2ª Fase
  7. Direito Civil OAB 2ª Fase

1. Direito Empresarial OAB 2ª Fase

Este curso apresenta as técnicas para identificação da peça profissional, a estrutura para a redação de peça e os principais temas de direito material e processual para a resposta das questões discursivas. 

É um curso completo em teoria e prática, com correção individualizada de exercícios semelhantes ao da prova, criados e corrigidos de acordo com os critérios utilizados no Exame de Ordem. 

Além disso, o aluno que se matricular contará ainda com dicas valiosas para a marcação correta do Vade Mecum e receberá uma orientação geral de como elaborar o recurso, caso haja necessidade.

2. Direito Penal OAB 2ª Fase

Dentre as áreas do Direito, penal é uma escolha bem comum na OAB. São menos peças profissionais em comparação às outras disciplinas, e a matéria cobrada também é significativamente menor. 

Ainda assim, é preciso contar com uma preparação completa e direcionada. Esse é justamente o objetivo do nosso Curso 2 Fase OAB Penal. Ele apresenta técnicas para identificação da peça e estrutura para sua redação, com correção individualizada de exercícios semelhantes aos da prova.

3. Direito Tributário OAB 2ª Fase

Este curso apresenta as técnicas para identificação da peça profissional, a estrutura para a redação de peça e os principais temas de direito material e processual para a resposta das questões discursivas.  

Também é um curso completo em teoria e prática, com correção individualizada de exercícios semelhantes ao da prova. 

4. Direito Administrativo OAB 2ª Fase

Tenha acesso a exercícios criados e corrigidos de acordo com os critérios utilizados no Exame da OAB. 

Além disso, o aluno que se matricular contará ainda com dicas valiosas para a marcação correta do Vade Mecum, poderá participar do Dia D, um evento em que os professores revisam os principais pontos do conteúdo, e receberá uma orientação geral de como elaborar o recurso, caso haja necessidade.

5. Direito Constitucional OAB 2ª Fase

Outro curso que apresenta as técnicas para identificação da peça profissional, a estrutura para a redação de peça e os principais temas de direito material e processual para a resposta das questões discursivas

Não deixe de conferir! 

6. Direito do Trabalho OAB 2ª Fase

O Direito do Trabalho é uma ótima aposta na 2ª Fase do Exame de Ordem. No entanto, requer um preparo direcionado e de qualidade para garantir aprovação. 

É nesse sentido que desenvolvemos nosso Curso Direito do Trabalho 2 Fase OAB. Nossos professores especialistas explicam tudo o que você precisa saber para ser aprovado. 

7. Direito Civil OAB 2ª Fase

Vai escolher o Direito Civil na segunda fase do Exame de Ordem? Trata-se de uma área complexa, em função dos vários artigos contidos no Código Civil e no Código de Processo Civil. Contudo, é uma ótima opção para quem se identifica com este ramo. 

Para facilitar seus estudos, desenvolvemos o Curso Direito Civil OAB 2ª Fase, com a nossa expertise e inteligência no processo de ensino-aprendizado.

Esperamos que este guia sobre o calendário OAB 2023 tenha sido útil para você! Aproveite e confira 12 Dicas de ouro sobre como passar na OAB!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria