O novo Concurso Ministério da Justiça para a contratação de pessoal temporário, por meio de processo seletivo simplificado, anunciado em 19 de novembro, pelo secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital do Ministério da Economia, Paulo Spencer Uebel; e pelo ministro da justiça, Sergio Moro, já conta com comissão organizadora formada, de acordo com a portaria 40, publicada em diário oficial nesta quarta-feira, 11 de dezembro.
Ao todo serão oferecidas 35 vagas, para contratações de pessoal por um período de até quatro anos. Também está definido que os participantes deverão ser docentes ou pesquisadores de reconhecida competência na área, de acordo com o inciso II do artigo 7 da lei 8.745 de 1993, de nível superior. A remuneração, de acordo com o anexo II do decreto 6479/2008, será de R$ 8.300. Além disso, a portaria determina que o edital de abertura de inscrições deverá ser publicado dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até 19 de maio de 2020.
A seleção será destinada para a carreira de atividades técnicas de complexidade gerencial de tecnologia da informação e de engenharia sênior. Do total de postos, 10 serão para a área de engenharia de dados (Big Data), 13 para analistas de governança de dados (Big Data) e 12 para a carreira de cientista de dados (Big Data).
Os profissionais serão contratados para atuar no desenvolvimento de atividades inerentes ao projeto Sinesp Big Data e Inteligência Artificial, no âmbito do Ministério da Justiça.
De acordo com a nova publicação, a comissão será presidida pelo representante da coordenação-geral de pessoas da subsecretaria de administração, José de Albuquerque Nogueira Filho, tendo como suplentes Eduardo Henrique Falcão Pires e Suzana Modesto da Silva. Representa a secretaria executiva do Ministério da Justiça o servidor Francisco Shozo Sato, tendo como suplente Laenya Lane Silva Vieira. Pela diretoria de tecnologia da informação e comunicação, Getulio Menezes Bento, tendo como suplente Rodrigo Lange.