Como organizar uma boa rotina de estudos OAB? Confira 11 dicas

Rotina de estudos OAB: estudantes reunidos

Para alcançar a tão sonhada aprovação na OAB, o estudante de Direito deve lançar mão de uma estratégia fundamental: o planejamento de uma boa rotina de estudos.

Mas como organizá-la? Bom, é exatamente isso que será abordado neste texto. Não basta apenas fazer um cálculo genérico do conteúdo previsto no edital e dividi-lo pelo tempo disponível até o dia da prova OAB. É necessário mais do que isso.

Uma rotina de estudos de qualidade requer uma abordagem cuidadosa do candidato, com a definição de quais matérias serão estudadas em cada semana e do período dedicado ao lazer, por exemplo.

Ficou interessado em saber como criar uma rotina de estudos? Continue lendo este post e confira o passo a passo que preparamos para garantir sua aprovação na OAB!

Como funciona a OAB?

A OAB é a Ordem dos Advogados do Brasil. Todos os anos, três vezes ao ano, a OAB aplica o Exame de Ordem (ou, simplificadamente, Exame da OAB). A aprovação no Exame, seguida de posterior registro na Ordem, garante ao bacharel de direito a prerrogativa de exercer a profissão de advogado em todo o território nacional. 

O teste é aplicado em duas fases. 

A primeira fase da OAB consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha, com apenas um resultado correto. São 80 questões sobre diversas áreas do direito, como será detalhado no tópico “Matérias Cobradas na OAB”.

Para ser aprovado em primeira fase, o  candidato precisa obter 50% de aproveitamento na fase objetiva. 

Após a 1ª fase, é aplicada a prova prático-profissional aos candidatos aprovados na prova objetiva.  A 2ª fase da OAB é direcionada e o candidato pode optar pela área do Direito na qual deseja fazer a prova.

Quais são as matérias cobradas na OAB?

Vamos agora dar alguns detalhes sobre as disciplinas cobradas, para que você possa se preparar!

Disciplinas da OAB – 1ª Fase:

Na primeira fase da OAB, são 80 questões de múltipla escolha. Esta etapa passou por mudanças importantes em 2023, a partir do 38º exame. Agora, ela é composta por 20 disciplinas.Foram acrescentadas 3 matérias: Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Direito Previdenciário. Cada uma delas tem 2 questões no exame.

Com isso, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direito Empresarial têm 1 questão a menos na prova, comparativamente às edições de anos anteriores.

Confira a estrutura da primeira fase da OAB:

  • Ética: 8 questões;
  • Filosofia do Direito: 2 questões;
  • Direito Constitucional: 6 questões;
  • Direitos Humanos: 2 questões;
  • Direito Internacional: 2 questões;
  • Direito Tributário: 5 questões;
  • Direito Administrativo: 5 questões;
  • Direito Ambiental: 2 questões;
  • Direito Civil: 6 questões;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: 2 questões;
  • Direito do Consumidor: 2 questões;
  • Direito Empresarial: 4 questões;
  • Processo Civil: 6 questões;
  • Direito Penal: 6 questões;
  • Processo Penal: 6 questões;
  • Direito do Trabalho: 5 questões;
  • Processo do Trabalho: 5 questões;
  • Direito Eleitoral: 2 questões;
  • Direito Financeiro: 2 questões;
  • Direito Previdenciário: 2 questões.

Disciplinas da OAB – 2ª Fase

A segunda fase da OAB é uma prova prático-profissional, composta por:

  • Uma peça jurídica ;
  • 4 questões discursivas. 

Trata-se de uma prova focada em uma disciplina específica, escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Ele pode decidir entre 6 áreas, que são as seguintes: 

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Direito do Trabalho
  • Direito Tributário.

Qual área escolher para a segunda fase da OAB? Confira 4 dicas valiosas!

Para a escolha de em qual área a prova será prestada, é necessário ser estratégico, maximizando suas possibilidades de aprovação. Desta forma, separamos algumas dicas para auxiliar sua escolha:

  1. Escolha uma área com a qual você já tenha afinidade;
  2. Lembre-se: a prova abrange a parte material e a parte processual;
  3. Não desista da área se já tiver sido reprovado uma vez;
  4. Invista em materiais qualificados.

Entenda em detalhes:

1. Escolha uma área com a qual você já tenha afinidade

O momento de ousar não é em uma prova tão importante. Para maximizar suas chances de aprovação, é importante você escolher uma área com a qual já tenha facilidade, proximidade ou costume.

É uma boa ideia aproveitar a área de sua monografia, ou uma disciplina com a qual você se identifique ou, ainda, o setor no qual possui mais prática, em função de estágios.

2. Lembre-se: a prova abrange a parte material e a parte processual

Ao fazer o cálculo de qual sua área de maior expertise e afinidade, é necessário levar em consideração que a parte processual é cobrada na prova de forma ostensiva. A segunda fase totaliza 10 pontos, dos quais 5 são concentrados na peça prático-profissional.

Assim, ter em conta sua capacidade de identificar a peça jurídica e redigi-la é absolutamente fundamental à aprovação, já que são necessários 6 pontos para passar. 

3. Não desista da área se já tiver sido reprovado uma vez

Todas as áreas da OAB podem fazer com que você reprove. No entanto, caso você tenha escolhido uma disciplina que gosta e tenha reprovado mesmo assim, isso por si só não deve ser motivo para que você a abandone. Além disso, repetir a área garante que você possa reaproveitar os estudos feitos na tentativa anterior. 

4. Invista em materiais qualificados

Na segunda fase da OAB, é possível levar seu próprio material de consulta, desde que seja uma legislação não comentada. Por isso, garanta uma legislação de alta qualidade e atualizadíssima para aumentar suas chances de sucesso.

Existem, além dos clássicos Vade Mecum Saraiva Tradicional e Vade Mecum Saraiva Compacto, a Saraiva Jur tem opções temáticas específicas voltadas à OAB:

A LGF possui cursos em todas as áreas e que ensinam os candidatos a fazer a identificação da peça profissional, detalham a estrutura para a redação de peça e descrevem os principais temas de direito material e processual para garantir seu sucesso e aprovação na OAB. Confira:

Qual a melhor forma de estudar para a primeira fase da OAB?

Quer entender o melhor jeito de estudar para a 1ª fase OAB? Conheça 3 dicas:

  • Resolva questões: se aprofunde no conteúdo por meio de questões. Confira  o gabarito e as explicações de cada alternativa e compreenda o tipo de pergunta que pode aparecer para você na OAB;
  • Conheça o edital e as particularidades da elaboração da prova, para maximizar suas chances de cobrir todo o conteúdo de forma ágil e orgânica;
  • Estude de forma guiada, sabendo quais matérias são mais cobradas ou menos.

Como passar na 2ª fase da OAB?

Abaixo, separamos 3 dicas para você ter sucesso na 2ª fase da OAB:

  • Aprenda todos os tipos de peças processuais da sua área: errar a peça da OAB pode ser fatal, pois fazer com que ela seja zerada. Portanto, conheça as peças e saiba suas possibilidades, para aumentar sua chance de identificá-la corretamente.
  • Grife sua legislação: embora comentários não sejam permitidos, nem o registro de textos no seu Vade Mecum, grifar em marca-texto é permitido e desejável. Logo, grife as partes importantes, para facilitar a localização no momento da prova.
  • Controle seu tempo: cuide do tempo da sua prova, para garantir que você conseguirá responder todas as questões. Caso não seja possível responder todas, priorize as que você tem certeza que sabe. 

Aprofunde-se neste tema: 12 dicas de ouro sobre como passar na OAB

Como organizar a rotina de estudos para OAB? Confira 11 dicas

Está em dúvida sobre como criar uma rotina de estudos para o exame da Ordem? Não se preocupe, pois isso é muito comum durante a preparação. 

Na lista abaixo, separamos 11 dicas para ajudá-lo neste processo. Confira:

  1. Identifique sua disponibilidade;
  2. Analise o edital;
  3. Monte um cronograma;
  4. Separe tempo para o lazer;
  5. Prepare o ambiente de estudos;
  6. Faça fichamentos;
  7. Organize mapas mentais;
  8. Conte com um bom curso preparatório;
  9. Revise o conteúdo;
  10. Faça simulados;
  11. Durma bem e se exercite.

Entenda em detalhes:

1. Identifique sua disponibilidade

Suponhamos que você trabalhe em horário integral, vai para a faculdade à noite e ainda realiza trabalho voluntário aos domingos. Com uma rotina dessas, aparentemente, não sobra tempo para os estudos, correto? Não necessariamente.

Coloque no papel, de forma detalhada, a sua rotina semanal e identifique quantas horas diárias você tem para se dedicar à OAB. Se a sua rotina for intensa como a do exemplo, uma sugestão é encaixar o estudo nos intervalos ao longo do dia.

2. Analise o edital

Outro passo essencial para criar uma rotina de estudos é a leitura do edital OAB. Ela é fundamental, já que vai nortear todo o seu planejamento.

É importante que você leia todo o edital — tudo mesmo, ainda que você esteja estudando apenas para a 1ª fase. Você pode listar quais são os conceitos cobrados dentro de cada matéria. Tenha sempre esta lista por perto, pois ela vai te ajudar a se organizar.

Em seguida, assinale as disciplinas e conteúdos com os quais você tem mais dificuldade e também aqueles que você tira de letra.

Essa noção vai ajudar você a priorizar o estudo e a revisão das matérias consideradas mais difíceis, otimizando sua preparação.

3. Monte um cronograma

Nos passos anteriores, você: 

  • Definiu os horários em que vai estudar para OAB;
  • Listou os assuntos que serão cobrados no exame, a partir da leitura do edital.

Agora é hora de montar um cronograma de estudos. O primeiro passo é definir quais matérias você vai estudar na semana. Aqui é importante que você estabeleça prioridades.

Isto é, comece pelos temas nos quais você tem mais dúvidas, ou mais dificuldade. Afinal, são estes que você precisa aprimorar, a fim de acertar mais questões no exame. Resolver isso logo também pode ajudar a diminuir a sua ansiedade, e aumentar a sua autoconfiança.

Com a lista de prioridades em mãos, faça estimativas do tempo necessário para estudar aqueles assuntos. Em seguida, distribua-os nos horários programados para os estudos.

Pronto! Em cada dia da semana, você já sabe qual matéria estudar e em qual horário. Isso facilita bastante sua organização. Se quiser aprimorar ainda mais seu cronograma, você já pode separar os capítulos dos livros para OAB que vão apoiá-lo durante os estudos.

Na semana seguinte, faça um novo planejamento. É muito importante que você revise a sua programação, realizando ajustes se considerar necessário. Dessa forma, seu cronograma vai ficando cada vez melhor. 

4. Separe um tempo para o lazer

A preparação para a OAB é longa, envolvendo várias semanas de dedicação. Por isso, é necessário que você separe um tempo para o lazer, fazendo atividades para relaxar.

O lazer é essencial para você recarregar as energias, conseguindo ter fôlego para encarar sua maratona de estudos. Afinal, de nada adianta você ultrapassar os seus limites, pois você chegará no dia da prova totalmente esgotado.

Portanto, na preparação do seu cronograma, não se esqueça de agendar períodos de descanso. Faça atividades que sejam prazerosas para você, como, por exemplo, ir ao cinema, ver séries, encontrar amigos, ler bons livros de ficção, entre outros.

Confira também: As 25 melhores séries de Direito

5. Prepare o ambiente de estudos

Qual das duas alternativas você considera mais eficiente: estudar 6 horas diárias no sofá de casa, enquanto bate-papo com sua família e dá aquela conferida no WhatsApp, ou se dedicar por 2 horas consecutivas em um lugar silencioso, com boa iluminação e totalmente desconectado das redes sociais?

A segunda opção parece mais razoável, não é mesmo? Isso porque é mais importante investir na qualidade do estudo do que na quantidade de horas diárias, principalmente se você tiver que conciliar trabalho e estudo para a OAB.

Se esse for o seu caso, quanto melhor você preparar o ambiente de estudos, maiores serão as chances de alcançar seu principal objetivo: a aprovação definitiva.

Assim, abra mão das distrações e invista na qualidade da sua preparação. Você não vai se arrepender.

6. Faça fichamentos

Com o cronograma pronto e um bom ambiente, você já pode começar a estudar! Neste momento, uma dica valiosa é que você conheça diferentes técnicas de estudo.

A seguir, vamos apresentar algumas delas. Você pode testá-las e ver a que melhor se adequa ao seu estilo de aprendizagem. Lembre-se de que não existe técnica certa ou errada, e sim aquela que funciona para você.

Um bom jeito de estudar é por meio de fichamentos. Eles são resumos, contendo os principais pontos de um tema de uma disciplina específica. Você pode utilizar o computador ou uma folha de caderno para produzi-los. Muitas pessoas preferem fazê-los em “fichas” — papéis retangulares, de maior gramatura.

A ideia é resumir os principais conceitos de um assunto específico em suas próprias palavras. Evite copiar trechos do livro, pois, ao colocar nos seus termos, você está trabalhando para fixar o conteúdo.

Tente ser claro e sucinto, utilizando tópicos breves. Além de servir para ajudar a memorizar a matéria, o fichamento também é uma excelente ferramenta para uma revisão posterior. Depois de algumas semanas, você pode resgatá-lo e relembrar os assuntos mais relevantes de uma disciplina, por exemplo. 

7. Organize mapas mentais

Os mapas mentais também são uma eficiente técnica de estudo. No livro OAB 1ª fase – Coleção Esquematizado – 10ª Edição, a professora Luiza Soalheiro explica:

Os Mapas Mentais é uma ótima técnica de estudo justamente porque auxiliam no processo de assimilação e memorização dos conteúdos, facilitando a integração do conhecimento. 

É também uma ótima ferramenta para que você faça revisões do conteúdo, pois ajuda na sintetização das informações, inclusive otimizando seu tempo de estudo. 

(…) Trata-se de uma técnica de estudo que faz com que você estimule sua criatividade, exerça o poder de simplificação e síntese do conteúdo, apoiando muito sua memória visual” (SOALHEIRO, 2023; destaques nossos).

Os mapas mentais são uma forma de organização visual das ideias. Para produzi-los, você pode utilizar diversos recursos gráficos, como linhas, formas, texto e cores.

Comece escrevendo a palavra-chave no centro da página. É a partir dela que as demais informações vão se desdobrar. Em seguida, por meio de setas e formas, vá fazendo associações, escrevendo definições e organizando relações entre os conteúdos. 

Ao final, você terá um resumo com associações entre diversos assuntos que antes estavam isolados. Estas relações ajudam você a fixar melhor a matéria.

8. Conte com um bom curso preparatório

Ter um curso preparatório te apoiando ao longo da sua rotina de estudos é um grande diferencial. Por meio dele, você conta com a ajuda de professores, explicando os temas do exame da OAB, e pode estruturar seus estudos a partir das aulas.

A plataforma LFG oferece uma preparação completa para a prova da OAB. As aulas são ministradas por professores renomados, que têm experiência neste exame. A sua preparação se torna mais assertiva, pois os docentes dão enfoque nos temas mais cobrados de cada disciplina. 

As aulas ficam disponíveis na plataforma, de modo que você pode assistir a elas de acordo com sua disponibilidade. Você ainda tem acesso a uma biblioteca virtual, com obras para apoiar seus estudos.

É possível resolver simulados, com questões semelhantes às do exame oficial. Você também tem acesso a um mapeamento dos temas mais cobrados na prova OAB.

Além dos cursos para segunda fase, que já apresentamos, conheça as opções da LFG para a primeira etapa da OAB:

9. Revise o conteúdo

Como o volume de matérias da OAB é muito grande, é arriscado deixar para revisar tudo às vésperas da prova. Além disso, você pode ficar ainda mais ansioso ao se deparar na reta final com matérias nas quais você não teve tempo de se aprofundar.

Diante disso, o ideal é que você combine revisões mais frequentes — por exemplo, aos domingos, para fixar o conteúdo visto na semana — com um período mais intenso de revisão, às vésperas da prova.

Além disso, outra forma eficiente de revisar o conteúdo e otimizar o tempo é fazer isso a partir da resolução de provas antigas. É simples: faça os exercícios, confira o gabarito e, mesmo que tenha acertado, busque entender o porquê de cada alternativa ter sido considerada correta ou incorreta.

10. Faça simulados

Como a 1ª fase da OAB tem 80 questões a serem resolvidas em 5 horas, o candidato tem pouco mais de 3 minutos por questão. Isso mostra que a gestão do tempo é fundamental e pode fazer a diferença na hora H.

Os simulados são a melhor forma de ganhar agilidade para a prova, e você pode ter acesso a vários deles se estiver matriculado em um bom curso preparatório, como o da LFG. Outra opção é acessar o site da OAB e baixar os últimos exames.

Simule as condições que você encontrará no dia da prova antes de começar a resolver as questões. Tire do seu alcance quaisquer materiais didáticos de apoio, desligue o celular, cronometre o tempo de “prova” e só se levante para ir ao banheiro. Dessa forma, você estará preparando seu corpo e a sua mente para o dia do Exame.

Leia mais: Saiba como e por que treinar a resolução de questões OAB

11. Durma bem e se exercite

É bastante comum que durante a preparação para a OAB os candidatos foquem apenas no estudo e se esqueçam do valor de uma boa noite de sono e da prática de atividades físicas.

Já foi comprovado cientificamente que a prática de atividades físicas regulares aumenta a oxigenação do cérebro, melhorando a capacidade de cognição e a memória do estudante. Além disso, o aumento dos níveis de neurotransmissores contribui para a redução da ansiedade e do estresse causados pela prova.

Os benefícios do sono de qualidade são parecidos com os da atividade física. Uma pessoa que dorme o mínimo de 8 horas por dia tem mais agilidade e concentração para realizar tarefas, se comparada àquelas que não dormem por tempo suficiente.

O que estudar em 30 dias para OAB?

Deixou os estudos para a última hora e agora precisa correr para garantir sua aprovação?

Não se preocupe! Ainda dá tempo. Mesmo com uma rotina reduzida, é possível ser aprovado, desde que o aluno tenha dedicação e seriedade. Faça um planejamento e cumpra-o para otimizar suas estratégias! 

É essencial adequar seus estudos ao quanto você sabe de cada matéria, o peso que cada disciplina tem para o exame da Ordem e sua disponibilidade de tempo. Otimize o material que você possui e se prepare conforme suas possibilidades.

Confira as nossas dicas para se preparar para a OAB em velocidade turbo:

  1. Divida seu tempo de estudo proporcionalmente;
  2. Resolva muitos exercícios da OAB;
  3. Estude por meio de esquemas;
  4. Não se desespere.

Saiba mais:

1. Divida seu tempo de estudo proporcionalmente:

As 6 matérias com mais questões na primeira fase são:

  • Ética Profissional – 8 questões;
  • Direito Constitucional – 6 questões;
  • Direito Civil – 6 questões;
  • Processo Civil – 6 questões;
  • Direito Penal – 6 questões;
  • Processo Penal – 6 questões.

Juntas, estas matérias somam quase metade da prova (38 questões).

Divida seu tempo proporcionalmente, de acordo com sua disponibilidade diária. Assim, para a primeira fase, a cada 1 hora de estudo, você deve gastar 40 minutos com as matérias mais relevantes, 12 com as intermediárias e 8 com as menos relevantes. 

Portanto, caso você tenha 10 horas disponíveis por semana, aloque seu tempo de forma a gastar cerca de 6h40 com as matérias mais cobradas, 2 horas com as intermediárias e 1h20 com as menos cobradas. 

2. Resolva muitos exercícios da OAB

Ao estudar para a OAB, é importantíssimo absorver quais são as matérias mais cobradas, de que forma elas costumam ser cobradas e quais são os assuntos mais comuns dentro de cada disciplina.

Essas informações, assim como a prática e a habilidade em resolver questões no modelo da OAB, são fatores essenciais de estudo para garantir sua aprovação. Por isso, é fundamental que você resolva questões e veja correções de questões já resolvidas, para ganhar prática e conhecimento na prova. 

Para direcionar seus estudos com qualidade e profundidade, sugerimos alguns materiais auxiliares:

3. Estude por meio de esquemas

Como o tempo é limitado, métodos de absorção instantânea e facilitada de conteúdo são grandes aliados neste momento.

Assim, dê preferência a materiais de estudo mais digeríveis, que apresentam o conteúdo por meio de esquemas. Por exemplo:

  • Resumos;
  • Livros esquematizados;
  • Mapas mentais.
  • Sistematizações;
  • Tabelas.

Estes recursos ainda podem ser utilizados como meio de ativar memórias visuais, não apenas textuais, facilitando ainda mais as potencialidades de utilização do conhecimento adquirido na hora da prova. 

Veja também: Conheça a Coleção Esquematizado e estude de forma assertiva!

4. Não se desespere

A ansiedade, o estresse e o pânico são fatores que costumam atrapalhar o desempenho dos estudantes. A ansiedade é uma resposta fisiológica do cérebro que nos prepara para lutar ou escapar de algo que é considerado pelo nosso corpo como uma ameaça (que pode ser real ou não).

Ao ficarmos estressados e ansiosos, o nosso cérebro libera cortisol, adrenalina e noradrenalina. Por consequência, mais sangue é direcionado para os músculos, o coração acelera e os pulmões passam a puxar mais ar. 

No entanto, como a ameaça não é real e não se pode lutar ou fugir dela, o impacto dessa liberação de neurotransmissores é má digestão, dor de cabeça, hipertensão e dificuldade de raciocínio.

Todos esses fatores podem piorar seu desempenho durante a prova. Portanto, busque se manter tranquilo: confie na sua preparação, nos seus estudos e na sua capacidade mental. Esta combinação tende a facilitar imensamente seu raciocínio e maximizar sua chance de aprovação. 

Se necessário, pratique métodos de relaxamento, respire profundamente e utilize os recursos que tem disponíveis para se acalmar. 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a rotina de estudos OAB. Agora que tal conferir nossos cursos para ter acesso a um preparo bem direcionado?

 

Artigos Relacionados

Navegue por categoria