O edital do novo concurso IAP (Instituto Ambiental do Paraná) está previsto para ser publicado no decorrer de fevereiro, de acordo com as últimas informações do órgão. A liberação depende apenas de ajustes finais, que deverão ser feitos com a banca organizadora, que será o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
A seleção será para o preenchimento de 151 vagas, sendo 47 para o cargo de agente de execução e as demais 104 ofertas para a carreira de agente profissional.
Para concorrer ao posto de agente de execução é necessário possuir ensino médio completo, enquanto a outra colocação aceita candidatos com formação superior e está distribuído entre vários cargos, como administrador, biólogo, engenheiro, analista de sistemas, veterinário, químido, psicólogo e sociólogo.
Conforme consta na última tabela vigente do Portal do Servidor do Paraná, publicada em 2016, os vencimentos iniciais correspondem a R$1.523,85 para agente de execução e a R$ 9.432,57 para agente profissional.
Concurso IAP PR: último edital
O IAP surgiu com a fusão Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). A seleção anterior ocorreu há cerca de 30 anos, pois foir em 1990 que ingressaram pela última vez os servidores.
Seus servidores ingressaram pela última vez em 1990, quando foi realizado um concurso e dois anos antes de sua criação.