Foi divulgado o resultado final do concurso ITA (Institututo Tecnológico de Aeronáutica) para admissão ao curso de graduação em engenharia. A classificação pode ser conferida neste link.
Aplicada 1 de dezembro, a avaliação objetiva cobrou a resolução de 70 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre português, inglês, matemática, física e química.
Na segunda etapa, os concorrentes realizaram provas dissertativas em dois dias de dezembro: 12 (abordando disciplinas de matemática e química) e 13 (física e redação). O processo seletivo foi finalizado com inspeção de saúde, em 12 de janeiro.
Número de vagas
No total, 11.412 pessoas disputaram 120 oportunidades, sendo 25 para quem pretende seguir carreira no quadro de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e 95 para candidatos que não almejam permanecer na Aeronáutica após a formatura.
De acordo com o edital do concurso ITA, a graduação em engenharia oferecida pelo instituto tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros, todos os estudantes passam pelo curso fundamental.
Os três últimos anos são dedicados à formação profissional, quando os alunos optam pela área em que desejam se especializar em engenharia (aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica ou mecânica-aeronáutica).
A FAB (Força Aérea Brasileira) concede aos estudantes alimentação e bolsa estudo de R$ 1.176, conforme prevê a tabela de vencimentos dos militares das Forças Armadas. O ITA fica na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Após a formatura, os alunos que optaram pela carreira militar serão promovidos a primeiro tenente e poderão servir em unidades da Aeronáutica em todo o território nacional. O cargo paga atualmente R$ 8.245.
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital na página do concurso ITA