A governadora do Paraná, Cida Borghetti, autorizou, na última segunda-feira, 28 de maio, a realização de novo concurso público para o Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), vinculado à Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju/PR).
Ao todo serão oferecidas 69 vagas, destinadas a cargos com exigência de níveis médio e superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas. As oportunidades serão para a área de saúde do sistema socioeducativo
Com a autorização do concurso, os próximos passos são formar a comissão organizadora e, posteriormente, definir a banca responsável pela aplicação das provas. Somente então será anunciada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
Do total de oportunidades, 19 serão para o cargo de agente de execução, função de técnico de enfermagem; 19 para agente profissional, função psicólogo; 14 para agente profissional, função de médico; sete para o cargo de agente profissional, função de terapeuta ocupacional; seis para agente profissional, função de enfermeiro; e quatro para o cargo de agente profissional, função de odontólogo.
De acordo com a governadora, as oportunidades serão para o atendimento nas áreas de saúde, com prioridade aos atendimentos nas unidades de socioeducação, com o objetivo de priorizar a garantia dos direitos do adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas.
Segundo o secretário estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour Thomé, os profissionais contratados deverão substituir aqueles que hoje atuam nos Centros de Socioeducação.
O último concurso do órgão ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 411 vagas para o cargo de educador social. Desde então, o órgão tem realizados processos seletivos para contratações em regime temporário.