Felipe Lima, professor da LFG e especialista em coaching para concursos públicos e Exames da OAB, desenvolveu uma técnica chamada “Cartaz dos Sonhos”. O objetivo é ajudar os estudantes a reforçarem, de maneira visual, os motivos pelos quais eles estão imersos em livros por longos períodos noite adentro, ou até mesmo perdendo uma festa.
Segundo o profissional, o aluno deve colocar em um papel, de preferência em formato de cartaz fixado na parede do local de estudo, imagens que lhe representam importantes conquistas. Por exemplo: viagens, carro, uma foto da família feliz, uma foto de um bebê (no caso de desejar ter um filho) e até mesmo o valor do salário que pretende receber.
“Ao utilizar essa técnica, o estudante sempre estará em contato com seus objetivos, a ponto de motivá-lo e não deixá-lo desistir. Ele estará dando significado às suas ações e o cérebro processará que todo o esforço vale a pena”, explica Lima.
Após fazer e expor o cartaz, o especialista conta que o surgimento de três sentimentos podem ser importantes combustíveis para a motivação. São eles: o apoio, a indiferença e a vergonha. “O estudante vai perceber essas sensações por parte dos amigos, da família, entre outros.
Alguns apoiarão, outros serão indiferentes e outros tentarão fazê-lo sentir vergonha, pois caçoarão dizendo que são sonhos impossíveis e coisas do tipo. Mas o estudante deve enxergar tudo isso como um grande desafio para atingir o sucesso e esforçar-se ainda mais”, comenta.
Lima ainda cita o importante pensador Lari Ribeiro. “Devemos mirar na lua, pois se errarmos, ainda estaremos entre as estrelas”, diz. Segundo ele, a partir da utilização dessa técnica o concurseiro, examinando ou qualquer pessoa com grandes objetivos terá ainda mais determinação – sem reclamar, sem se lamentar pelo cansaço e sem se desanimar pela reprovação.
Isto porque essa filosofia permite permanecer em contato direto com os objetivos. “É fundamental que a pessoa sonhe grande, não se iniba e ilustre tudo o que realmente almeja. Muitos alunos relatam que deveriam ter sonhado mais alto, pois conseguiram alcançar todos os sonhos do cartaz”, conclui Lima.
Agora é só separar o papel e as imagens e liberar a criatividade. Pense nos seus maiores sonhos e olhe para eles todos os dias!
*Conteúdo produzido pela LFG