Controlar a ansiedade não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. O sentimento é normal, visto que, diante da prova que poderá mudar sua vida, muitas são as sensações de ansiedade.
É comum ter taquicardia, sudorese, fome em excesso ou até mesmo a perda de apetite. No entanto, algumas medidas preparatórias podem minimizar essa ansiedade antes, durante e depois da prova. Por isso, o Blog Acontece LFG separou algumas ações que pretendem ajudá-lo. Vamos lá!
Consuma bebidas e comidas mais leves
Essa dica vale para o período antes da prova. Portanto, principalmente no dia anterior ao exame, o ideal é consumir apenas bebidas e comidas que sejam mais leves. De nada adianta, por exemplo, tomar uma grande quantidade de bebidas energéticas e, desta forma, alimentar ainda mais sua ansiedade.
O momento requer tranquilidade. Por isso, frutas, legumes, sopas, caldos leves e saladas podem cair muito bem. Beber água é fundamental, pois já foi apontado por especialistas que a falta dela pode ser um dos fatores que contribuem para o aumento da ansiedade. Lembre-se de evitar bebidas à base de cafeína, as alcoólicas e as chamadas energéticas.
Durma mais cedo no dia anterior
Procurar relaxar antes do dia da prova é fundamental. Para se acostumar, faça exercícios de relaxamento e meditação todos os dias anteriores, durante aproximadamente uma semana. Uma das ferramentas de combate à ansiedade é justamente o descanso adequado.
Afinal, você precisa preparar o seu corpo contra o estresse e a sensação de que não vai dar conta de resolver tudo o que precisa.
Acostume-se, durante essa semana anterior, a dormir ao menos uma hora mais cedo do que está habituado. Na noite anterior à prova, prepare-se da forma mais relaxante que lhe convier: ouça músicas calmas, leia um bom livro – preferencialmente que não tenha a ver com o conteúdo da avaliação – ou apenas deite em posição confortável.
Um banho quentinho antes de dormir também pode ajudar. O importante é recarregar as energias e encontrar em você mesmo o que mais facilitaria esse processo.
Conheça antes o local da prova
Pode parecer balela: mas conhecer o local da prova anteriormente o deixará mais tranquilo em relação a chegar a ele no dia do exame. Por isso, procure informações precisas dos melhores meios para ir até lá. Além disso, se possível, conheça as instalações do lugar.
Quando chegar o dia da avaliação, você já terá meio caminho andado e terá mais segurança para não se perder ou mesmo chegar atrasado. Aliás, calcule um tempo maior do que levaria em um dia normal para chegar lá. Tudo porque, assim como você, outros candidatos estarão a caminho e o movimento pode ser intenso.
Se prepare para a prova
De nada adianta chegar na véspera ou no dia da prova e querer se preparar instantaneamente para realizá-la. A preparação requer disciplina e horas de estudo, de acordo com o melhor método de aprendizado e memorização que você conseguir.
Por isso, se preparar para a prova, ler o edital, conversar com amigos e também fazer um curso preparatório é um ótimo passo para que a ansiedade dê um tempo para o conhecimento e desapareça de sua vida naquele momento tão importante.
Não se prenda às questões mais difíceis
Ficar muitos minutos parado na mesma questão, sem conseguir prosseguir, aumenta sua ansiedade consideravelmente. Afinal, ao se colocar nesta situação, você perde tempo tentando resolver algo que está consumindo boa parte de seu conhecimento.
Por isso, vá para outra questão. Leia-a atentamente (como todas as questões devem ser lidas) e procure resolvê-la. Faça isso quantas vezes forem necessárias para que sua prova saia do lugar.
Ao terminar as que estão aparentemente mais fáceis, volte para aquelas em que a resolução parecia um pouco mais complicada.
Muitas vezes, ao relaxarmos e procurarmos novos rumos (mesmo em uma prova de concurso), nosso cérebro se liberta de um medo ou mesmo da própria ansiedade de querer resolver aquilo rapidamente. Com mais calma, o momento de encontrar o resultado correto chega.
Faça atividades físicas regularmente
Exceto no dia anterior à prova, procure fazer exercícios físicos regularmente. Pode ser uma caminhada de aproximadamente 40 minutos diariamente; pode ser também 30 minutos de corrida; ou até jogar seu esporte preferido duas vezes por semana.
O importante é praticar algo que lhe dê prazer e direcione toda a adrenalina de sua ansiedade com a chegada da prova para algo que canalize esse sentimento.
No entanto, a realização de exercícios no dia anterior à prova pode alimentar o monstrinho da ansiedade sem dó nem piedade, além de alterar, inclusive, suas horas de sono tão necessárias na noite antecedente. Salvo caminhar por aproximadamente 30 minutos, nenhum outro exercício deve exigir esforço de seu corpo na véspera do exame.
Faça tudo com calma
Um checklist de tudo o que é necessário para a realização da prova deve ser feito no dia anterior. Portanto, deixe tudo preparado. Afinal, se você já visitou o local da prova anteriormente e sabe quanto tempo levará para chegar lá, calculando, inclusive, o tempo com trânsito e volume de pessoas, mantenha a calma.
Tenha preferência por roupas confortáveis no dia do exame. São muitas e muitas horas sentado em uma carteira de estudante, nem sempre confortável.
Logo, para que ficar mais sem conforto ainda? Escolha (se não houver lugar demarcado) o local que melhor lhe agradar para realizar a prova. Veja, por exemplo, de onde sai o ar-condicionado ou ventilador. Não vale ficar incomodado durante todo o tempo.
Como lidar com os brancos momentâneos
Além de prejudicar todo o seu sistema respiratório, vascular e até motor, a ansiedade pode causar brancos momentâneos. Para controlar esse momento e não se deixar abater, evite ficar em situação de estresse exagerado.
Saia do pânico de ter se esquecido de forma gradativa. Se possível, levante-se e vá tomar um ar. Respire e caminhe calmamente. No entanto, se não houver a possibilidade de se ausentar da sala, faça exercícios de respiração continuamente. Pense que você não está ali por acaso e vá em frente, com toda a confiança de quem estudou e está preparado.
Depois da prova
Você chegou ao local, levou seu material. Estava preparado e acredita ter acertado muitas questões. Nem ficou tão ansioso quanto pensou que estaria e ainda terminou a prova em um tempo razoavelmente bom.
O momento agora é o de lidar com a ansiedade que pode acometê-lo após a realização do exame. Por isso, mantenha a tranquilidade e a respiração no mesmo ritmo que adotou para fazer a prova e aguarde o gabarito com as respostas ser liberado.
Se conseguir, esqueça a prova por um momento. Quando você tiver acesso ao gabarito e estiver mais tranquilo, verá que todo seu esforço valeu a pena!
Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.