10 dicas para se tornar um profissional mais produtivo

10 dicas para se tornar um profissional mais produtivo

 

Ter um dia mais produtivo é o sonho de todo profissional. Afinal, muitas e muitas vezes, as oito horas precisariam se estender para que todo o trabalho, bem como estudos, coubesse em apenas um dia.

 

No entanto, levar o trabalho para a casa e, tampouco não organizar seu tempo para estudar para os concursos, não é a solução. Por isso, o blog Acontece separou 10 dicas para fazer com que você seja um profissional mais produtivo, sem passar por situações de estresse com o tempo. Confira!

 

 

1) Organize suas tarefas

 

Um dos primeiros passos para usar seu tempo de acordo com suas necessidades profissionais ou estudantis é organizar todas as suas tarefas. Parece uma dica bem básica, não é mesmo? No entanto, o problema está justamente em ignorá-la.

 

Ao não organizar seu dia a dia em horários, afazeres e até mesmo em lazer, o ser humano sente-se mais pressionado e frustrado. Sem conseguir levar adiante suas metas de estudo ou trabalho, bem como realizar suas obrigações, pode acabar levando trabalho para casa – o que não é a solução.

 

Para resolver esse problema, reveja sua estratégia e não tenha medo de negar o que não vai conseguir fazer. Preocupe-se com o que for prioridade e use o seu tempo da melhor forma. Se, para você, estudar para o concurso é melhor pela manhã, reserve um tempo – com metas claras e sensatas, para isso.

 

O mesmo vale para o trabalho ou estágio: veja o que consegue ser incorporado em suas tarefas naquele período em que está na empresa.

 

 

2) Faça o planejamento

 

Quando suas ações estão planejadas, geralmente, o tempo previsto para cada uma delas é estabelecido previamente. Esse é um dos segredos para que as coisas não fujam de seu controle, além de fazer com que você fique focado no que realmente importa. Portanto, pré-estabelecer tempo para cada atividade pode ser a salvação de um dia cheio de atividades previstas.

 

 

3) Pense nos imprevistos

 

O escritório está sem luz, seu carro furou o pneu ao passar por um buraco, seus filhos não estão muito bem de saúde ou mesmo você continua com aquela indisposição? Pense nos imprevistos. Guarde um tempo para que consiga realizar suas atividades em menor escala.

 

Isso não significa que você precisará correr para fazer determinada tarefa em tempo recorde. Significa que dentro de sua organização e planejamento, haverá um tempo para pequenas coisas suscetíveis de nosso dia a dia.

 

 

4) Aproveite o barulho externo

 

O barulho em excesso não deixa você trabalhar ou estudar? Incorpore-o à ação. Pessoas falando, música alta por perto ou mesmo uma perturbante obra no local em que está: concentre-se no que tem que ser feito e deixe que o barulho seja colocado em segundo plano.

 

Assim, mesmo que em determinados momentos você preste atenção demais ao barulho, faça o exercício de voltar sua concentração para o que estava fazendo. Com o tempo, nada mais vai te atrapalhar.

 

 

5) Aproveite a tecnologia

 

Agendas online, softwares de planejamento gratuitos ou mesmo o sistema de lembretes de seu celular: use a tecnologia que estiver por perto para ajudar no planejamento de suas ações. Assim, a seu favor, construa pastas diversas relacionadas às tarefas e, com alarmes atrelados a elas, procure segui-las à risca.

 

 

6) Evite as distrações

 

Além do ambiente barulhento citado na dica de número 4, uma gama de distrações está sempre por perto. São pessoas, comidinhas, assuntos aleatórios ou mesmo afazeres de outros colaboradores que transcendem seu espaço de alguma forma. Para ser bem-sucedido nessa tarefa, é primordial ignorar o seu entorno. Mantenha-se focado.

 

 

7) Faça pausas durante o expediente

 

Seja para tomar um cafezinho ou mesmo para conversar um pouco sobre a vida logo após o almoço: fazer pausas constantes ajuda na melhoria da produção diária. Afinal, é uma forma de descansar um pouco o cérebro tão cobrado nos momentos de estresse e entrega.

 

Se estiver sem concentração, pense nessa pausa como um bom momento para ler algum material que não seja referente à ação em que está trabalhando ou estudando.

 

 

8) Pense em você

 

Construa seus horários com o que for melhor para você. Busque, para realizar suas tarefas, os motivos internos que o levaram a procurar este caminho.

 

Às vezes, fazer um pouco de exercícios logo cedo pode ajudar, pois trata-se de um momento que, de uma forma particular, cuida de seu corpo e mente.

 

 

9) Deixe para depois

 

Saber dizer não é um passo importantíssimo em sua organização diária. Por isso, sempre que possível, pratique esse exercício.

 

Se o trabalho o está deixando esgotado ou mesmo desmotivado, saiba ponderar o que é prioridade e converse com seus superiores sobre o quanto determinado assunto está atrapalhando. Geralmente, uma conversa pode levar o que não é tão importante para depois.

 

 

10) Organize sua mesa

 

A organização de sua vida profissional ou estudantil pode começar por seu ambiente de trabalho ou estudos.Ter muitos objetos que o distraiam, livros que não fazem sentido para aquela programação de estudo ou mesmo apetrechos desnecessários podem comprometer o seu planejamento. Por isso, quanto mais organização houver nesse espaço, melhor.

 

 

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