Matemática é uma das matérias mais temidas por grande parte dos alunos na fase escolar e muitos carregam o trauma até a vida adulta. Calculadoras embutidas nos smartphones facilitam situações do cotidiano como, por exemplo, dividir uma conta no restaurante ou calcular o valor de um desconto.
Por outro lado, muitas pessoas sofrem por não saberem qual é a melhor maneira de estudar matemática para concursos públicos.
DIFICULDADES
Engenheiro, mestre em estatística e professor de matemática para concursos da LFG, Marcelo Burani explica que uma grande dificuldade dos alunos é dedicar o tempo necessário para compreender a teoria.
“Muitas vezes o aluno tende a se precipitar e, na ânsia de querer resolver os exercícios, ele não tem a calma suficiente para olhar todos os detalhes da teoria. Bons fundamentos vão produzir bons frutos para um melhor aproveitamento dos exercícios”, explica o professor.
COM ESTUDAR MATEMÁTICA PARA CONCURSOS
Marcelo explica que, independentemente do método escolhido, é muito importante frequentar cursos preparatórios de qualidade para otimizar o tempo de assimilação da teoria.
“Para estudar a teoria é muito importante o apoio de um professor especialista. A literatura traz a informação de forma densa, então o professor tem o poder de filtrar para transmitir ao aluno aquilo que é necessário. A partir daí o professor tem o papel de resolver alguns exercícios modelo que vão servir de base para o aluno estudar sozinho”, explica Marcelo.
O professor Marcelo Burani explica que, entre os assuntos mais cobrados nas provas de Matemática para cargos de nível médio, destacam-se a porcentagem, grandezas proporcionais, regras de três simples e composta, equação do primeiro grau e sistemas de equações.
DICAS DE MATEMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS
1 – ESTUDE COM ANTECEDÊNCIA
Não deixe para estudar matemática depois da publicação do edital. Como esta disciplina é cobrada em todos os concursos, o ideal é fazer uma revisão constante dos temas ao longo do ano.
2 – ENTENDA O ENUNCIADO
O professor Marcelo Burani explica que os alunos que estudam de forma consistente gastam menos tempo na interpretação dos exercícios na hora da prova.
“Se o aluno estudou bastante, está bem treinado e praticou diversos exercícios durante a preparação, ele não vai gastar tanto tempo pensando em como encaminhar os exercícios”, explica Marcelo.
3 – PRINCIPAIS ASSUNTOS
Questões que cobram conhecimento de assuntos como porcentagem, grandezas proporcionais, regras de três simples e composta, equação do primeiro grau e sistemas de equações aparecem em quase todos os concursos. Estude e refaça exercícios destes assuntos constantemente e terá um desempenho melhor.
4 – PRIMEIRO AS MAIS FÁCEIS
Para ir bem na prova de matemática é preciso estimar o tempo que cada uma das questões tomará para ser resolvida. O ideal é sempre escolher as mais fáceis e fazer primeiro. O bom senso de selecionar o que tem que ser resolvido na hora e o que deve ser deixado para o final da prova pode determinar a aprovação dos candidatos nos exames.
5 – MUITA CALMA NESSA HORA
Marcelo explica que o candidato deve responder às questões com atenção, calma e sem pressa.“O momento de concluir o problema é importante e qualquer pressa nesse momento pode gerar erros primários, que podem até comprometer todo o tempo de preparação e resultar na reprovação do candidato”, finaliza Marcelo.
Os concursos públicos que cobram Matemática possuem muito tópicos em comum, por isso o mais importante é saber aonde você quer chegar e se preparar para a jornada.
Programe-se, comece a estudar com antecedência e boa sorte!
Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.