Dicas para um fichamento prático e assertivo

Dicas para um fichamento prático e assertivo

 

Segundo especialistas, recorrer a um fichamento objetivo e assertivo é decisivo para a qualidade do estudo. “O fichamento é uma das melhores ferramentas para qualquer tipo de estudo. Fazer anotações durante a leitura contribui para a fixação do conteúdo”, conta Nestor Távora, coordenador da LFG.

O Acontece conversou com o especialista em memorização Aberto Dell’Isola para entender alguns tipos de fichamento e como fazê-los.

Acontece: Para livros ou textos muito extensos, qual tipo de fichamento você recomenda?

 

AI: Há milhares de anos o ser humano tem codificado a informação em organizadores gráficos. Antes da invenção da escrita, o homem pré-histórico usava desenhos para descrever seu dia a dia ou até mesmo para se comunicar com seus pares. Por isso é mais fácil compreender informações nesse formato em vez de um texto convencional.

 

Dentre os organizadores gráficos, destaco dois tipos: os quadros comparativos e os mapas mentais.
Os quadros comparativos representam um organizador gráfico do tipo contraste, ideal para comparar as semelhanças e diferenças entre diversos conceitos ou categorias.

Exemplo:

 

Já os mapas mentais são organizadores em estrutura de teia, que se desenvolve em torno de uma questão principal, representada por um símbolo no centro do diagrama. Desse modo, os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas.

 

Veja um exemplo de como elaborar um mapa mental capaz de ajudar a memorização:

 

 

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL- 1988

 

 

TÍTULO I – Dos Princípios Fundamentais

 

Art. 1º A República Federativa do Brasil. formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal , constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

 

I – a soberania;

 

II – a cidadania;

 

III – a dignidade da pessoa humana

 

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

 

V – o pluralismo político

 

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo,l que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

 

Art. 2º São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Acontece: Após a primeira leitura do conteúdo em questão e feito o fichamento, você acredita ser efetivo estudar apenas por meio do material elaborado?

 

AI: Uma boa preparação para provas e concursos envolve basicamente dois processos distintos: Assimilação e acomodação mental de novos conteúdos; e revisões sistemáticas. Ao trabalharmos com os fichamentos, estamos realizando revisões sistemáticas.

 

Dessa maneira, se a pessoa estiver realizando revisões, não há por que voltar ao livro para estudar (a não ser para tirar alguma dúvida bem específica). Por outro lado, se ela estiver assimilando novos conteúdos, os fichamentos não terão qualquer serventia.

 

Acontece: O que um bom fichamento deve levar em consideração?

 

AI: O primeiro elemento a ser levado em consideração é a estrutura do texto a ser resumido. Se o texto envolver muitas categorias e contrastes, certamente o melhor é criar um quadro comparativo. Em outras estruturas, o mapa mental costuma ser mais eficaz.

 

O segundo ponto importante é certificar-se de que a anotação está baseada no uso de palavras-chave, pois o recurso facilita a organização mental do assunto a ser estudado.

 

Acontece: O tamanho e o tipo do fichamento tem relação direta com o número de páginas do livro?

 

AI: Ainda que em geral isto aconteça, não é regra. Anotações são muito pessoais e baseiam-se principalmente naquilo que é importante para o estudante aprender. Aquilo que é relevante para um estudante pode não ser para outro.

 

 

 

 

*Conteúdo produzido pela LFG

Artigos Relacionados

Navegue por categoria