Aquele concurso tem fase oral e você ainda não se sente preparado? Terminou o TCC e agora precisa apresentar para a banca examinadora? Conseguiu a tão sonhada promoção e chegou o dia da primeira apresentação no cargo novo? Não se desespere! O Acontece conversou com renomados profissionais da oratória e lista algumas dicas salvadoras.
Para Reinaldo Polito, professor de expressão verbal, palestrante e escritor, uma das principais regras para se posicionar em público sentindo-se seguro é falar com naturalidade.
“Se você cometer alguns erros técnicos durante uma apresentação em público, mas comportar-se de maneira natural e espontânea, tenha certeza de que os ouvintes ainda poderão acreditar nas suas palavras e aceitar bem a mensagem”, afirma Polito.
O especialista relaciona ainda dez pontos fundamentais e simples para quem deseja falar bem em público.
1. Manter a naturalidade pode ser considerada a melhor regra da boa comunicação;
2. Não confie na memória. Tenha em mãos um roteiro de apoio;
3. Use uma linguagem correta;
4. Saiba quem são os ouvintes;
5. O discurso deve ter começo, meio e fim;
6. Tenha uma postura correta;
7. Seja bem-humorado;
8. Prepare-se para falar;
9. Use recursos audiovisuais;
10. Fale com emoção;
Já o coaching para concursos públicos Felipe Lima recomenda outros quatro passos.
1. Observe – preste atenção em todos os palestrantes que assistir;
2. Estude – Observe as técnicas utilizadas e pense se é possível utilizar ou até mesmo fazer alguma adaptação para o seu estilo;
3. Pratique – Coloque-se em situações que lhe forcem a utilizar as técnicas observadas. A prática é
a melhor maneira de se soltar e aprender;
4. Escute – Peça a opinião de quem te assistir. Assim você saberá onde está acertando e o que pode melhorar.
“Acredito que ao menos uma vez na vida todo mundo passa por uma situação em que precisa falar em público. Quanto antes observar o comportamento e a postura de palestrantes, professores e oradores, entre outros, é possível assimilar algumas técnicas e adaptá-las às particularidades de cada um”, explica Lima.
Para o professor Reinaldo Polito é fundamental falar com emoção, pois transmitirá o interesse e o envolvimento do palestrante com o assunto. “A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes”, explica o especialista.
*Conteúdo produzido pela LFG