Qual a importância da proatividade no dia a dia?

Qual a importância da proatividade no dia a dia?

Pense rápido: você é uma pessoa mais proativa ou reativa? Se a resposta foi a segunda opção, talvez seja hora de rever suas atitudes e praticar mais a proatividade, um hábito muito valorizado atualmente pelas organizações públicas e privadas. Reforçar essa habilidade pode trazer diferencial para sua carreira e vida pessoal.

As pessoas proativas são mais eficientes e se tornam protagonistas de sua vida porque correm atrás de soluções para resolver problemas antes que eles aconteçam. É um comportamento bem diferente dos indivíduos reativos, que ficam à mercê dos outros.

“A proatividade é um dos comportamentos mais importantes para obter sucesso profissional e pessoal”, afirma o renomado escritor norte-americano, Stephen R. Covey. Em seu best-seller Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, ele coloca a proatividade como a primeira mudança a ser promovida pelos que querem ter melhor desempenho em todos os campos de sua vida.

Definição de proatividade

A proatividade é uma característica ou comportamento de um indivíduo que consegue antecipar e se responsabilizar pelas suas ações no dia a dia. Logo, uma pessoa proativa é aquela que prevê problemas, toma iniciativa e supera as expectativas dos que estão ao seu redor. Ela arregaça as mangas e vai atrás de soluções sem que seja solicitado.

Esse conceito começou a ser difundido na década de 1930 pelo psiquiatra e psicólogo austríaco Victor Frankl depois de pesquisas sobre o comportamento proativo. A iniciativa surgiu após sua experiência traumática nos campos de concentração nazistas na Alemanha, nos quais quase toda sua família morreu.

Depois, o termo saiu da psicologia e passou a ser entoado na área administrativa. Hoje, é uma habilidade muito valorizada pelos recrutadores e companhias privadas e públicas. Segundo os especialistas, profissionais proativos estão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo atual, cada vez mais dinâmico e em constante transformação.

Para Covey, todos indivíduos são, por natureza, proativos. Entretanto, alguns acabam se condicionando ao longo da vida e se tornam reativos, algo que é uma escolha e não uma determinação.

Profissional proativo x reativo

Os profissionais proativos não apenas apresentam soluções para os problemas antecipadamente, como assumem responsabilidades. Quando erram, eles não culpam os outros pelos seus fracassos.

As pessoas proativas acreditam que podem sempre encontrar alternativas para uma situação difícil e promover mudanças. Por isso, são mais produtivas e assertivas. Esses profissionais também são criativos, praticam a inovação e se arriscam mais, pois aprendem o tempo todo com seus erros.

Outra característica dos profissionais proativos é a automotivação e a positividade. Eles acreditam em sua capacidade de fazer as coisas acontecerem e não desistem facilmente do que querem.

Já os indivíduos reativos são o oposto dos proativos, e seguem padrões recorrentes de comportamento. Ficam esperando decisões dos outros para fazer algo. São dependentes e praticam a autossabotagem.

Os profissionais reativos costumam dizer que fazem apenas o que podem, que são assim e pronto. Sempre acham um culpado para seu insucesso. No ambiente de trabalho, dão uma série de desculpas pelo não cumprimento dos prazos, quando chegam atrasados ou quando não conseguem os resultados esperados.

“Os reativos são levados pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os proativos são guiados pelos valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados”, compara Covey.

Dicas para ser mais proativo

Qualquer profissional pode sair da sua zona de conforto e trocar a postura reativa para proativa. Veja a seguir sete dicas para promover mudanças de hábitos e se tornar uma pessoa mais eficaz na carreira e vida pessoal. Confira:

1- Seja responsável

Se organize para cumprir suas tarefas dentro dos prazos recebidos. Faça uma avaliação do que é mais urgente e o que pode esperar. Tente descobrir formas mais eficientes de executar seu trabalho. Não adie tarefas. Se possível, converse com seu gestor e peça opinião de como pode melhorar a cada dia.

2- Mais foco na solução do que no problema

Em vez de ficar focado apenas no problema e reclamando, concentre-se na busca de uma solução para resolvê-lo. Busque históricos e tente achar alternativas para corrigir a situação.

3- Controle suas emoções

Invista em seu autoconhecimento para controlar emoções negativas em situações de crise. As pessoas mais calmas se comunicam melhor e conseguem transmitir suas ideias em momentos de estresse.

4- Cultive o otimismo

Não se precipite e diga que algo é impossível ou que não está capacitado para tal. Levante o máximo de informações para saber todas as possibilidades de atendimento de uma determinada demanda. Seja mais positivo e acredite em suas capacidades.

5- Acompanhe as tendências

Mantenha-se informado e em linha com as últimas tendências do setor em que atua. Participe de eventos e de outras atividades relacionadas ao seu setor. Quanto mais informação você tiver, mais fácil ficará para inovar, criar, trazer ideias e ser mais assertivo com produtividade.

6- Desenvolva novas habilidades

Seja um visionário e continue aprimorando seus conhecimentos. Verifique se não é a hora de voltar a estudar para adquirir novas habilidades para ganhar mais performance nas suas atividades.

7- Não seja puxa-saco

Muitos ainda confundem a proatividade com puxa saquismo. Tome iniciativas e busque soluções no seu ambiente de trabalho sem ficar bajulando seu chefe. Ele e seus pares vão descobrir suas intenções e saber que suas iniciativas visam interesses, como uma promoção, por exemplo. Seja proativo com profissionalismo.

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