Como planejar a rotina de estudos para curtir o carnaval

Como planejar a rotina de estudos para curtir o carnaval

O carnaval está chegando e com ele, além da folia, há também a necessidade de se organizar para não perder o ritmo de estudos. Afinal, os concursos previstos para o ano de 2019 se aproximam e não vale a pena comprometer o que já foi estudado e o que ainda falta em nome da folia carnavalesca. Por isso, o blog Acontece LFG separou algumas dicas essenciais para que você aproveite a festa, descanse no feriado e ainda mantenha o foco no que precisa ser estudado. Confira!

Edital liberado. E agora?

Existem dois casos diferentes para quem está pensando em estudar durante o carnaval: quem já está com o foco no concurso que espera mas não tem edital e quem já tem o documento publicado. Para tanto, vamos ao primeiro caso: se o edital de seu concurso foi publicado, as datas também estão agendadas. A prova está prevista para acontecer logo menos e o tempo corre.

É hora de fortalecer o conteúdo estudado e repensar quais são os pontos fortes e fracos sobre sua participação como concurseiro neste processo. Está avançado com os estudos? Prepare-se para bater suas metas de estudo e deixar tudo em ordem para curtir um pouco o carnaval.

Em contrapartida, se o edital não foi publicado ainda, aproveite para rever o conteúdo aplicado em edições anteriores do mesmo concurso. Acredite: nunca, em hipótese alguma, esse tempo será perdido para quem deseja alcançar seu sonho.

Além disso, se comprometer a estudar durante o carnaval (mesmo sem o edital) demonstra que você está mais maduro para participar do processo de um concurso. É neste período que a tranquilidade deve dar lugar aos momentos de estresse que sempre acomentem os estudantes.

Faça uma lista de prioridades

Com o edital em mãos, seus estudos estão direcionados. Assim, ao seguir um cronograma bem estruturado, os momentos de folga, voltados à folia, não vão atrapalhar seu ritmo de estudos. As tarefas são muitas e, para esses momentos de descanso, vale a pena priorizar o que mais precisa ser abordado. Logo, separe para o período de estudos durante o carnaval, aquele conteúdo que precisa ser revisto.

Faça uma lista de suas principais dificuldades e releia todo o conteúdo, elencando o que ainda falta ser compreendido de forma satisfatória. O tempo para fazer isso será menor do que aquele que já está separado para seus estudos corriqueiros. Aproveite também a disponibilidade de outros concurseiros (em grupos de estudos, por exemplo) para trocar conhecimento sobre estas dificuldades. E assista ao canal da Rede LFG no YouTube, não se esqueça.

Não fuja de suas metas

Diversificar os métodos que usa para estudar pode até ser um fator impulsionador para que a vontade de aprender mais se alie à necessidade de uma maneira ideal. Por isso, ao estabelecer suas metas de estudo, mesmo com o feriado e os dias de descanso, não as deixe de lado.

Por isso, invista em organizar novas formas de compreensão: procure por podcasts, vídeos, novos resumos, novos autores, leituras e exercícios de concursos anteriores. Monte pastas com os conteúdos separados por assunto e mantenha por lá todo o material, nos diversos formatos selecionados.

Aumentar o tempo de estudos

Se o seu foco principal entre todas as outras prioridades em sua vida é passar no concurso, aproveite o feriado para fugir totalmente da folia. Afinal, são cinco dias de tempo livre para que seus estudos entrem nos eixos. Para tanto, procure um lugar em que o carnaval esteja distante.

Manter o foco é importante para alcançar o esperado sucesso. Só não se esqueça de considerar os momentos necessários para alimentar-se, distrair a mente com outros assuntos, dormir o tempo necessário ou até mesmo conservar algumas horas para não pensar em nada. Tenha seu ritmo e o siga.

Prepare-se para imprevistos

É claro que, com um plano de estudos em conjunto com os momentos de lazer, você estará seguro para não se atrapalhar. Mas imprevistos podem acontecer. Imagine, por exemplo, que no horário de programação de seus estudos, um bloco de rua passará pela região da sua casa. O barulho é suficientemente alto para tirar toda sua concentração nos estudos.

Logo, o melhor a se fazer é descobrir os horários que serão mais tumultuados e, se não estiver em seus planos participar da folia e sim estudar, será necessário mudar de lugar. Procure por espaços alternativos como cafés, bibliotecas públicas e ainda museus e restaurantes que estejam fora da rota de carnaval.

Dicas essenciais para os estudos no carnaval

● Não se esqueça de ter um sono de qualidade durante o feriado;
● Não abuse dos tempos de descanso;
● Mantenha os planos de horários de estudos;
● Descanse a mente nos momentos em que estiver na festa;
● Aproveite a folia com consciência: você está estudando para o concurso que vai mudar sua vida. Nunca se esqueça disso.

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria