Criado em 22 de fevereiro de 1989, pela Lei 7.735, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
Em 1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República (SEMAM), ligada à Presidência da República, que tinha no Ibama seu órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.
Um dos cargos que tem como finalidade o planejamento ambiental, organizacional e estratégicos afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União é o de Analista Ambiental.
O requisito para concorrer à vaga de Analista Ambiental é possuir diploma de graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação ou registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
As atividades exercidas por esse profissional são:
- Regulação
- Controle
- Fiscalização
- Licenciamento e auditoria ambiental
- Monitoramento ambiental
- Gestão
- Proteção e controle da qualidade ambiental
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambiental
Concurso Ibama: saiba mais sobre a nova seleção
Foi encaminhado ao Ministério da Economia, na última semana, o pedido do novo concurso Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com 2.054 vagas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.
Confira todos os detalhes sobre o concurso Ibama na página específica da seleção.