Conheça carreiras em alta na área jurídica

Conheça carreiras em alta na área jurídica

 

 

Penal, cível, trabalhista, tributário, entre outras especializações do Direito, estão sempre em alta. No entanto, uma série de novas atribuições e afazeres têm conquistado os novos profissionais. Afinal, os tempos mudaram e, atualmente, preocupar-se com algumas mazelas do mundo conquistam cada vez mais espaço na preocupação de quem mistura uma causa ou ideal ao tema que gostaria de tratar em sua profissão.

 

São advogados em defesa do meio ambiente, especializados em compliance, propriedade intelectual e em direito em defesa de mulheres, negros, LGBTs entre outros, por exemplo. Por isso, o blog Acontece separou uma pequena lista de novas áreas, que muitas vezes estão atreladas às mais usuais, para que o concurseiro tenha um parâmetro de como pode melhorar o mundo por meio de sua profissão e ainda embarcar em carreiras que estão em alta no mundo jurídico. Confira.

 

Direito Ambiental e Urbanístico

 

Construções que estejam em regularidade e dentro das normas de cada região, bem como projetos que envolvam desmatamento de áreas, terrenos ou ainda terras protegidas ou tombadas. As áreas do Direito Ambiental e Urbanístico se preocupam em olhar para os espaços que possam ser ocupados para auxiliar a sociedade.

 

Desta forma, a sustentabilidade aparece em primeiro lugar, uma vez que tornar qualquer ambiente sustentável impacta diretamente no bem-estar humano. Além disso, não há como dissociar o homem da natureza, mesmo que ele viva cercado por prédios e construções. A pessoa que se interessar por trabalhar com essas duas vertentes do Direito, além de prezar para que a sociedade não seja prejudicada, cuidará para que empresas e comunidades inteiras não infrinjam normas e leis afins ao meio ambiente e seu entorno.

 

Direito Previdenciário e Securitário

 

Revisar benefícios oriundos da previdência de empresas ou mesmo de contratos com instituições financeiras é função de um advogado que segue a carreira para tratar de Direito Previdenciário e Securitário. Assim, litígios, bem como aposentadorias especiais (como no caso de invalidez ou pensão por morte), são solucionados com o trabalho desse profissional. Além disso, impasses com período de contribuição e aposentadoria por tempo de serviço também competem a ele.

 

Direito em compliance e auditoria

 

Com a necessidade cada vez maior de processos transparentes e programas anticorrupção, a figura do profissional de Direito especializado em compliance, riscos e auditoria vem ganhando espaço nos setores privados e públicos. Afinal, diminuir a burocracia e estar dentro da lei são desejos de corporações de todos os portes, além de evitar riscos de rupturas e possíveis fraudes.

 

Profissional de mediação, conciliação e arbitragem

 

Ser um mediador, um conciliador ou um profissional de arbitragem, requer muitos conhecimentos jurídicos, além de formação em Direito para alguns casos. O mediador é a pessoa que auxilia as partes que já estão em contato a chegar em um acordo por um canal de comunicação estabelecido. Esse profissional precisa ter um curso de capacitação, geralmente oferecido por câmeras de mediação e tribunais.

 

O conciliador é responsável por auxiliar as partes de um processo por meio de acordos, a fim de facilitar decisões e a demora de processos judiciais. Antes de chegar às vias de fato de um grande tribunal, o conciliador procura alternativas cabíveis para evitar a morosidade de um processo.

 

Já para o árbitro, além de ter a obrigatoriedade de ser formado em Direito, é necessário que o profissional tenha um título de pós-graduação em arbitragem. Esse advogado resolve de maneira mais simples, por meio de negociações entre as partes de um processo, a tomada de decisões entre soluções controversas, por exemplo.

 

Direito em Propriedade Intelectual

 

Além de entender de patentes, registros e marcas, o profissional de Direito especializado em Propriedade Intelectual atua como consultor fundamental para a abertura de novas empresas, por exemplo. É ele quem trata de Direitos Autorais, protege obras e pesquisas científicas, obras artísticas, literárias, além de desenvolvimento em tecnologia – criação de softwares e hardwares e prestação de serviços nesse ramo.

 

Gerente Tributário

 

Assim como o profissional de Direito que resolve atuar em compliance, o Gerente Tributário também cuida das obrigações fiscais da empresa. No entanto, suas atribuições incluem o suporte aos incentivos, regimes especiais e o aumento da eficiência do negócio, por meio da redução de impostos e taxas. Sua formação deve ser em Ciências Contábeis ou Direito, desde que haja especialização em Direito Tributário.

 

Gerente de Contencioso de Volume

 

O nome pomposo serve para denominar o tamanho da responsabilidade: o Gerente de Contencioso de Volume tem que gerir a contingência processual, sob a análise e administração de riscos, com a intenção de evitar perdas e melhorar a rentabilidade de uma empresa. Assim, ele também trabalha para recuperar créditos, cuidar da indenização de pessoas, além de desenvolver estratégias para trazer mais dinheiro para as companhias em geral.

 

Advogado especializado em Recuperação Judicial

 

Quando uma companhia quebra, dependendo de seu porte, milhares de ações, principalmente trabalhistas, podem surgir. É o Advogado especializado em Recuperação Judicial quem deve cuidar de todo o processo, a fim de não permitir que a empresa decrete estado de falência. Geralmente, esse profissional tem mestrado na área cível ou de processo civil.

 

 

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria