Não é tarefa fácil manter a calma e a concentração nas horas que antecedem o dia do Exame da OAB ou da prova para um concurso público que você tanto espera. Momentos de insegurança e um pouco de estresse são normais, porém, é preciso manter a calma, pois a preocupação exagerada pode atrapalhar toda a dedicação que o candidato empregou durante um longo período.
Pensando nisso, elencamos 16 dicas para te ajudar a relaxar e controlar os ânimos para que você se dê bem na prova e, dessa forma, consiga a tão desejada aprovação. Continue a leitura!
Quais são os sintomas de estresse emocional?
Se você está lendo este artigo, é possível que esteja com dificuldade em tentar manter a calma e processar o que está sentindo.
A seguir, apresentamos os principais sintomas de estresse emocional. Caso você acredite que esteja enfrentando este problema, não hesite em buscar ajuda profissional para tratá-lo de forma adequada.
Veja alguns dos sinais do estresse emocional, que podem variar entre sintomas físicos e psicológicos:
- Dor de cabeça;
- Dificuldade para dormir;
- Queda de cabelo;
- Irritação frequente;
- Alergias na pele;
- Problemas digestivos;
- Respiração acelerada;
- Dificuldade de concentração;
- Acne;
- Bruxismo, entre outros.
16 dicas sobre como manter a calma antes e na hora de uma prova
Abaixo, você verá dicas que podem ser muito úteis para quem apresenta dificuldades para manter a calma. Não deixe de conferir!
- Descanse bem no dia anterior;
- Faça um cronograma para o dia da prova;
- Almoço leve no dia da prova;
- Trabalhe a respiração;
- Faça coisas que te deixem bem;
- Faça uma atividade física;
- Seja positivo;
- Não estude no dia da prova;
- Converse com alguém que você goste;
- Evite as redes sociais;
- Organize-se antes da prova;
- Não gaste tempo com questões que você não sabe;
- Seja pontual e vá direto para a sala de prova;
- Resolva as disciplinas que você tem mais confiança;
- Administre bem o tempo disponível;
- Lembre-se que é apenas um exame.
1. Descanse bem no dia anterior
Muitas pessoas têm dificuldades para dormir e costumam ficam agitadas no dia que antecede a prova. Esses são sintomas típicos de ansiedade, que costumam levar o sono embora e nos deixam inquietos. Porém, este não é o momento de pegar em livros, pois a preparação já foi feita e isso pode gerar mais nervosismo.
Procure descansar e se distrair, assistir um filme ou ouvir música são boas opções! Não é recomendado aceitar um eventual convite para saídas noturnas, pois pode tirar o foco e gerar cansaço durante a prova no dia seguinte.
2. Faça um cronograma para o dia da prova
Uma boa opção para o dia da prova é planejar todo o seu dia. Pense no horário em que irá acordar e no que irá fazer até o momento da prova. Prepare um cronograma.
Deste modo, você não começará o dia “perdido” e ansioso, pensando no que precisa resolver naquele dia. Ou seja, deixar tudo esquematizado vai fazer com que você mantenha a calma e possa ter uma rotina mais tranquila no pré-prova.
3. Almoço leve no dia da prova
É muito importante estar bem alimentado para que a fome não seja um fator que tire a concentração do candidato. A dica é não exagerar, e optar por alimentos leves e não gordurosos. Também é recomendado levar um lanche leve, uma barra de cereal ou um doce para comer durante a prova, pois trazem uma dose de energia extra quando bate o cansaço.
4. Trabalhe a respiração
Meditar e trabalhar a respiração são ótimas formas de não deixar a ansiedade dominar você. Procure por exercícios de respiração e faça-os na semana anterior à prova e no dia do exame também. Desta forma, você se concentra, mantém a calma e se prepara melhor para o exame.
5. Faça coisas que te deixem bem
No dia da prova, é importante fazer coisas para relaxar e ficar bem, como ouvir música, assistir a uma série ou, seguindo a nossa dica anterior, meditar. Tudo isso pode fazer com que você se desligue um pouco da preocupação com o exame e descanse a mente.
6. Faça uma atividade física
A atividade física é algo muito importante não só para o nosso corpo, mas também para a mente. Usar esse recurso no dia de um exame importante pode ser uma forma de extravasar um pouco a ansiedade.
Mas, opte por um exercício leve, como uma caminhada. Assim, você libera endorfina no seu corpo, mas não se cansa antes do exame.
7. Seja positivo
Manter-se positivo faz muita diferença para aliviar a ansiedade e manter a calma durante uma prova.
Saiba que pensar negativo não é algo que vai ajudar você, muito pelo contrário. Por isso, foque na perspectiva de que tudo dará certo, pois ela irá tranquilizá-lo.
8. Não estude no dia da prova
Esse é um erro que muitas pessoas cometem. Estudar no dia da prova não é uma boa ideia se você deseja manter a calma antes do exame. O que você tinha que aprender já foi aprendido.
Se tentar revisar, decorar ou aprender alguma coisa nova no dia em que a prova será aplicada, ficará ansioso e poderá até confundir o que já tinha estudado antes.
Confie nos seus estudos!
9. Converse com alguém que você goste
Estar rodeado de pessoas que gostamos, como família e amigos, é uma ótima maneira de manter a calma. Por isso, no dia da prova, converse com alguém que goste e esteja perto de pessoas queridas. Isso pode aumentar a sua autoconfiança!
Leia também: 8 dicas de como estudar raciocínio lógico para concursos, confira!
10. Evite as redes sociais
As redes sociais nem sempre nos fazem sentir bem. Corremos o risco de nos deparar com notícias ruins, além de comparar negativamente a nossa realidade à de outras pessoas. Por isso, para se manter calmo no dia de uma prova, evite-as. Procure se desligar um pouco do mundo virtual.
11. Como manter a calma: Organize-se antes da prova
Sabe aquelas coisinhas que precisam ser organizadas para a prova, como comprar caneta da cor certa, preparar lanche, imprimir cartão de prova etc.? Tudo isso são pequenas questões que precisam ser resolvidas antes do dia do exame.
Sendo assim, faça uma lista, veja tudo que precisa resolver e não deixe para última hora!
12. Não gaste tempo com questões que você não sabe
No dia da prova, procure não gastar tanto tempo com questões com as quais você tem muitas dúvidas. Se leu uma pergunta e não sabe a resposta, pule para a próxima. Depois de responder a todas as questões “fáceis” para você, volte com calma para as mais difíceis.
13. Seja pontual e vá direto para a sala de prova
Previna-se e chegue ao local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. É comum encontrar amigos ou pessoas conhecidas nessas ocasiões, mas evite conversas longas para manter-se calmo e concentrado, pois o bate-papo sem compromisso pode tirar o foco.
14. Resolva as disciplinas que você tem mais confiança
A sugestão, como apontamos em um dos tópicos anteriores, é começar pelas disciplinas que você considera mais fáceis, pois isso te dará confiança extra para seguir firme no restante da prova.
Além disso, essa é uma boa forma de administrar melhor o tempo que você tem, resolvendo uma parte da prova de forma mais rápida e focando nas questões que são mais difíceis.
15. Administre bem o tempo disponível
Não perca muito tempo em cada questão para evitar problemas como, por exemplo, não conseguir terminar a prova. Quando estiver em dúvida sobre uma questão, use sua intuição e tente lembrar dos momentos de estudo.
16. Lembre-se que é apenas um exame
O dia dos Exames da OAB e provas de concursos públicos são importantes, mas não coloque-os como a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumentará a pressão sobre os resultados e pode atrapalhar seu desempenho, mesmo que você esteja bem preparado.
Tente relaxar, principalmente nos últimos minutos que antecederem o início da prova.
Leia também: Guia Completo da Segunda Fase OAB
Como treinar a mente para ficar calmo em todas as situações?
Bom, você acabou de conferir as dicas que preparamos especialmente para momentos de provas e exames mais complexos. Mas, pode estar pensando que gostaria de aprender também a manter a calma em outras situações.
Afinal, não são só as provas que nos fazem ficar ansiosos. Por isso, é importante pensar em como afastar a ansiedade em outros momentos.
Para manter a calma, é preciso ter disciplina e constância em algumas questões, como boa alimentação e atividade física. É muito relevante ainda buscar o autoconhecimento. Isto é, entender o que te deixa calmo ou nervoso. Este processo pode demandar terapia ou alguns exercícios práticos, como começar a colocar os seus sentimentos no papel.
Fazer coisas prazerosas também ajudam a manter a calma. Sendo assim, procure por coisas que você goste de fazer e desenvolva mais os seus hobbies. Esteja também por perto de pessoas que ama! Tudo isso vai te ajudar a estar mais relaxado nas questões da vida.
Agora que você já sabe como manter a calma, respire, relaxe e siga as dicas apresentadas. Ao executá-las, a sua mente ficará mais tranquila e você conseguirá se lembrar dos conteúdos que foram estudados e organizar melhor as suas ideias, realizando uma ótima prova. Aliás, aproveite e confira também o nosso guia com dicas de estudo!
Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.