João Aguirre é professor dos cursos intensivos para concursos públicos, preparatórios para OAB e da pós-graduação jurídica da LFG. Doutor e mestre em Direito Civil e especialista em Direito Processual Civil, o professor diz que tinha dúvidas sobre qual carreira seguir quando terminou os estudos.
“Quando terminei o ensino médio optei por fazer a faculdade de economia achando que ia gostar e estudei por dois anos na USP. Mas logo mudei para o Direito, também na USP, e não me arrependo pois foi a melhor a escolha que já fiz”, conta João Aguirre.
TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
João Aguirre conquistou o bacharelado em Direito em 1994 e logo no ano seguinte, em 1995, foi convidado para lecionar em cursos preparatórios para OAB. Hoje, mais de 20 anos depois, João exerce a advocacia mas tem as salas de aula como paixão.
“A minha primeira opção é a vida acadêmica, sou professor antes de ser advogado”, diz Aguirre. “Depois do bacharelado fiz especialização, mestrado, doutorado e agora entrei no pós-doutorado da USP. Na carreira jurídica é fundamental se atualizar, não há como ter sucesso sem baixar os livros e estudar. Esse é um ponto fundamental para quem seguir essa carreira”, revela.
DESAFIOS E COMO ESTUDAR DIREITO CIVIL
Direito Civil é o principal ramo do direito privado e trata-se do conjunto de normas que regulam as relações jurídicas entre as pessoas. Aguirre explica que o maior desafio para os alunos que estudam Direito Civil para concursos públicos se dá por conta da extensão da matéria.
“Direito Civil é a matéria que tem o maior conteúdo, é estudada durante os cinco anos da graduação e envolve todos os ramos do direito privado. Por isso o maior desafio do concurseiro é estudar o Direito Civil de forma abrangente”, diz Aguirre.
Para melhorar o entendimento dos alunos que estudam para concursos públicos e Exames da OAB, o professor João Aguirre utiliza uma abordagem aprofundada e focada na prova que os alunos vão prestar.
“Procuro fazer uma análise em quatro grandes vetores: A análise da Legislação, da doutrina, da jurisprudência atualizada e também da forma como isso é exigido na prova. Então mostro exercícios e questões. Esse é um foco importante principalmente para concursos públicos”, revela o professor.
CAMINHO PARA O SUCESSO
Aos alunos que estão prestes a terminar a faculdade e ainda não têm a certeza de qual área seguir, o professor João Aguirre recomenda bastante foco, dando um passo de cada vez.
“O aluno que ainda está na faculdade precisa focar pois, como ainda não se formou e não passou no Exame da OAB, não poderá prestar uma série de concursos como Magistratura e Ministério Público, por exemplo, que exigem três anos de experiência profissional comprovada em Direito”, conta Aguirre.
“Então, nesse momento o foco e a dedicação devem ser voltados para conseguir a aprovação no Exame da Ordem, pois a prova está difícil, complicada e assemelhada às provas de alguns concursos públicos”, recomenda.
“Depois de conseguir a aprovação a carreira jurídica se abrirá para esse profissional, que poderá exercer várias atividades jurídicas. Com isso, ele identificará em qual ramo tem mais afinidade e também receberá mais informações sobre as carreiras que pretende seguir”, finaliza João Aguirre.
João Aguirre é Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitário. Professor da Rede LFG e coordenador da Pós-Graduação de Direito de Família e das Sucessões da Universidade Anhanguera-Uniderp/Rede LF.
Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo – IBDFAM-SP e autor de diversas obras Jurídicas como Direito do Consumidor, Editora Impetus e Responsabilidade e Informação, Editora Revistados Tribunais.
Conteúdo Produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.