Oportunidades em vista no concurso TRF

Concurso TRF: mulher sustena

Se você deseja trabalhar em um Tribunal Regional Federal (TRF), fique atento, pois a oportunidade está próxima! 

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), que abrange o estado de Minas Gerais, está com um edital previsto. O concurso visa a suprir a carência do Tribunal em analistas especializados em informática.

Neste post, você encontrará todas as informações sobre o concurso TRF: os editais previstos do concurso TRF, quais são os salários, os cargos e como funciona esta instituição. Confira!

Vai ter concurso TRF em 2022?

Sim! De acordo com a presidente do TRF-6, os preparativos para a realização de um novo concurso deverão ser iniciados entre setembro e outubro.

A previsão é a abertura de 30 vagas para o cargo de analista judiciário, com especialidade em informática. O certame deverá exigir ensino superior como requisito para a candidatura.

Os próximos passos para o concurso são: a definição de uma banca organizadora e a publicação do edital. Com isso, os candidatos terão acesso às datas de inscrição, conteúdo das provas e datas dos testes. 

Portanto, se você deseja se candidatar, fique atento às publicações do TRF-6!

Quanto ganham os analistas e técnicos do TRF?

Segundo a última publicação no Diário Oficial da União (DOU) sobre os salários dos servidores do judiciário federal, os cargos de analistas e técnicos têm como valor-base:

  • Analista judiciário (classe A): R$ 12.455,30;
  • Técnico judiciário (classe A): R$ 7.591,37.

Estes são os valores mínimos para tais cargos. Sendo assim, de acordo com a classe de analista e técnico, os salários podem subir. 

Qual é a função do TRF?

De acordo com a Constituição Federal, aos Tribunais Regionais Federais compete processar e julgar:

  • os juízes federais da área de sua jurisdição, incluídos os da Justiça Militar e da Justiça do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade, e os membros do Ministério Público da União, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;
  • as revisões criminais e as ações rescisórias de julgados seus ou dos juízes federais da região;
  • os mandados de segurança e os habeas data contra ato do próprio Tribunal ou de juiz federal;
  • os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal;
  • os conflitos de competência entre juízes federais vinculados ao Tribunal.

O documento também define que o TRF deve julgar, em grau de recurso, as causas decididas pelos juízes federais e pelos juízes estaduais no exercício da competência federal da área de sua jurisdição.

Qual é a área de jurisdição de cada TRF?

Na lista abaixo, confira as unidades federativas que compõem cada um dos TRFs:

  • TRF-1: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins;
  • TRF-2: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • TRF-3: São Paulo e Mato Grosso do Sul;
  • TRF-4: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
  • TRF-5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe;
  • TRF-6: Minas Gerais.

Qual o maior TRF?

Em termos de número de desembargadores, o TRF-3 é o maior, com  55 profissionais. Já em termos de unidades federativas, o TRF-1 é o maior de todos, contando com 12 estados e o Distrito Federal.

Prepare-se para o concurso TRF com a LFG!

A plataforma LFG oferece um curso preparatório para a prova de analista judiciário do TRF, ministrado por profissionais experientes na preparação dos candidatos para este certame.

São mais de 200 horas de aulas, que ficam disponíveis no ambiente virtual. Desse modo, você pode vê-las quando tiver disponibilidade.

Além disso, você tem acesso a simulados, com questões semelhantes às dos exames oficiais; biblioteca virtual; e um mapeamento dos temas mais cobrados nas provas.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a se preparar para o concurso TRF. Confira também o nosso post sobre o Concurso TRT.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria