Formação no curso técnico vale como título para concursos públicos?

Formação no curso técnico: Estudante de robótica

Os concursos públicos podem ser definidos como os processos seletivos que tem como finalidade selecionar pessoas para desempenhar funções em diferentes setores públicos de uma sociedade. Normalmente, eles possuem três diferentes níveis: municipal, estadual e federal.

Além disso, vários dos concursos públicos existentes possuem a etapa de análise de títulos dos candidatos nos seus processos seletivos. Essa verificação leva em consideração toda a formação da pessoa que está concorrendo à vaga naquela prova específica. 

Mas, você já se perguntou se o curso técnico também vale como titularização em concursos públicos? 

Nessa matéria você irá encontrar a resposta para esse questionamento, descobrir se existem concursos específicos para aqueles formados no técnico e ainda encontrar várias dicas de como estudar de forma efetiva para um concurso público. Boa leitura!

Encontre bolsas de estudo de até 80% para cursos técnicos

Então, a formação no curso técnico conta como título para concursos públicos?

A resposta mais verdadeira seria: depende. Em primeiro lugar, vale afirmar que a titularização é equivalente à especificação do candidato. Assim, se um concurso público considera alguma formação como título, a pessoa que se encaixa nesse perfil ganha alguns “pontos extras”. Essa informação é facilmente verificada no edital de cada concurso. 

Ou seja, o ideal é que o candidato faça uma boa análise do edital da prova antes de prestá-la. Se ela exigir ou especificar um título, como curso técnico, graduação, pós-graduação, entre outros, é possível que o candidato ganhe alguma vantagem em relação aos concorrentes caso preencha esse requisito.

Caso não haja nenhuma especificação do título, não significa que aqueles candidatos que possuam determinado diploma não possam prestar o concurso. Na realidade, se o edital do concurso não falar sobre algum título específico, não existirá uma regra determinada e, assim, não haverá pontuação extra para os candidatos que a tiverem. Dessa forma, em tese, todos possuem as mesmas chances no processo. 

Existe concurso público destinado àqueles que são formados no curso técnico?

A boa notícia é que sim, existem! Todos os anos são divulgados dezenas de editais sobre vagas em concursos públicos por todo o país que são destinadas às pessoas formadas em cursos técnicos. Por isso, é indicado ficar sempre de olho nas notícias sobre concursos públicos que estão sendo abertos e manter a preparação em dia. 

Os concursos voltados a quem é formado em um curso técnico são uma boa oportunidade para obter estabilidade na carreira e passar a ter salários mais altos. Além disso, os candidatos aprovados contam com todas as vantagens envolvidas em um concurso público, inclusive na hora de se aposentar.

Uma das principais vantagens de se fazer um curso técnico para prestar concurso público está, principalmente, no tempo de duração do curso. Enquanto uma graduação pode durar de 4 a 5 anos, é possível estar formado como técnico em um ano e meio. Além disso, a formação técnica é mais prática e direta, já que têm como objetivo preparar o profissional para atuar no mercado de trabalho. 

Entretanto, é importante ressaltar que a formação técnica não é considerada um nível superior. Na escala de evolução acadêmica, é possível dizer que os cursos técnicos estão entre o ensino médio e o ensino superior.

Justamente por todas essas características apresentadas, a concorrência de um concurso público para aqueles formados no curso técnico não é pequena, alguns concursos chegam a ter milhares de pessoas concorrendo às mesmas vagas. Desta forma, para ser aprovado, é preciso muita dedicação, foco e estudo.

Como estudar para um concurso público?

Antes de começar a estudar para um concurso público, é muito importante estar informado sobre os detalhes do edital. Isso porque é no edital que o candidato vai encontrar as principais informações sobre o concurso, como datas e prazos.

Além disso, o edital funciona como o manual de instruções do concurso e contém todas as orientações necessárias para montar um plano de estudos como, por exemplo, os assuntos cobrados na prova e a distribuição do peso da nota para cada área do conhecimento.

Dicas para passar nos concursos

Assim, após saber quais serão os conteúdos que vão cair na prova, é hora de montar um cronograma e se organizar para começar a estudar e não esquecer nenhuma matéria. Abaixo você confere algumas orientações de como estudar para um concurso público, confira:

– Após listar as matérias que serão abordadas na prova, verifique se a pontuação dará pesos diferentes para as matérias. Se a resposta for positiva, dê prioridade para as matérias que possuem maior peso;

– Para te ajudar a se organizar e a não procrastinar, estabeleça dias e horários específicos para se dedicar somente aos estudos;

– Uma boa ideia é definir metas a serem atingidas a curto e longo prazo. Por exemplo, você pode estabelecer uma meta de terminar de estudar determinado conteúdo em 2 semanas. 

– Na hora de estudar, buscar bons materiais pode fazer uma grande diferença. Busque apostilas, assista vídeo-aulas e, se for preciso, encontre outros materiais específicos.

– Aproveitando o gancho de vídeo-aulas, há muitos canais de estudo no Youtube e outras redes sociais voltados a concursos específicos que podem te auxiliar a estudar. Pesquise qual você se identifica melhor e comece a acompanhar os conteúdos! 

– Encontre e use o método de estudo que melhor funcione para você. Você pode estudar por meio de anotações, resumos, mapas mentais, leitura grifada, etc)

– Estude a partir de provas de concursos anteriores, tente resolver as questões e caso surja dúvida em algum conteúdo, revise aquele conteúdo

– Se possível, pegue dicas de estudo com pessoas que já fizeram a prova e foram aprovadas. Isso pode te ajudar bastante e focar no que realmente importa e agir de uma maneira mais certeira para conseguir a aprovação.

Pretende fazer um curso técnico?

Se você ainda não possui um curso técnico e gostaria de entrar em um para depois prestar um concurso público específico, temos uma boa notícia! A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferece diversas bolsas de estudo de até 80% em cursos técnicos. 

É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixe na sua rotina e no que você deseja estudar. Clicando neste link você confere todas as opções disponíveis com desconto.

Além disso, se você está estudando para prestar um concurso público, uma boa ideia para avançar ainda mais é fazer um curso preparatório. Sabia que atualmente existem uma variedade de cursos preparatórios online que, além de mais baratos, permitem o estudo do conforto de casa?

Aqui na LFG você encontra várias opções de cursos preparatórios para concursos públicos!

E para encontrar opções de cursos técnicos, você pode conferir o Quero Bolsa! No site da plataforma você encontra bolsas de desconto para cursos online. Clique neste link e confira as ofertas! 

Texto produzido pelo portal Quero Educação

Artigos Relacionados

Navegue por categoria