12 Dicas de ouro sobre como passar na OAB!

Como passar na OAB: estudante feliz

Se você tem se perguntado como passar na OAB, saiba que não há uma fórmula mágica para este feito. Obter um excelente desempenho nos estudos e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exige uma preparação de qualidade. 

Para isso, não basta apenas se dedicar para fazer uma boa prova. É necessário, também, que haja um planejamento que favoreça a assimilação de conteúdo.

No Exame da Ordem, somente são aprovados os que acertam, no mínimo, 50% das questões da primeira fase, composta por questões de múltipla escolha que abrangem diversos segmentos do Direito. Na segunda etapa, é necessário elaborar uma peça profissional e responder a perguntas discursivas. Para passar, a nota deve ser igual ou superior a 6.

Em virtude do grande volume de matérias, a preparação para a prova da OAB deve apresentar um alto rendimento. Por isso, vamos apresentar 14 passos de como melhorar nos estudos e assim conquistar um ótimo resultado. Confira!

Como passar na OAB: 14 dicas!

Coloque em prática as dicas a seguir e tenha muito mais sucesso em seus estudos:

  1. Pense na qualidade de vida em primeiro lugar;
  2. Mantenha a organização;
  3. Utilize várias alternativas de estudo;
  4. Faça intervalos para ter um bom desempenho nos estudos;
  5. Revise o conteúdo;
  6. Fuja dos aparelhos eletrônicos;
  7. Escolha os momentos certos para estudar sozinho ou em grupo;
  8. Pratique exercícios e simulados da prova;
  9. Conheça como funciona a prova;
  10. Preparação para a 1ª Fase;
  11. Preparação para a 2ª Fase;
  12. Invista em bons cursos preparatórios;
  13. Estude com livros de referência;
  14. Cuidado com os excessos.

1. Pense na qualidade de vida em primeiro lugar

A capacidade de superar os próprios limites faz parte da vida de muitas pessoas que conseguem o sucesso. Contudo, a recomendação é ter bom senso na hora de estudar. Prejudicar a qualidade do sono não é a melhor alternativa para ser aprovado no exame da OAB. Portanto, procure dormir pelo menos oito horas diariamente e praticar exercícios físicos três vezes por semana.

Além disso, destine parte do seu tempo para sair com a família e os amigos. Nos momentos de lazer, não exagere na bebida e na comida. Outra boa medida é adotar uma alimentação saudável, que ajude o candidato a ficar mais disposto no cotidiano.

Caso não esteja acostumado, evite estudar de madrugada. Com a mente e o corpo cansados, a dificuldade de concentração é bem maior, prejudicando a capacidade de compreender as informações de cada matéria.

2. Mantenha a organização

Ter foco é primordial para qualquer candidato. Ficar horas estudando e pensando em outras situações do cotidiano acaba sendo um desperdício de tempo. Por isso, deixe o seu local de estudo sempre bem organizado e limpo. Vários objetos espalhados fazem com que o candidato tenha dificuldades de concentração, o que atrapalha o planejamento estipulado e o rendimento.

Uma iniciativa importante é criar um calendário de estudos. Essa ação ajuda a aproveitar o tempo disponível. É bem melhor acordar já sabendo a disciplina que você vai estudar. Caso comece o dia tendo que fazer essa escolha, vai acabar desperdiçando minutos preciosos de estudo, os quais podem fazer a diferença na sua performance durante a prova.

3. Como passar na OAB: Utilize várias alternativas de estudo

Com certeza, ler a matéria e marcar os pontos mais importantes contribuem para assimilar o conteúdo. Mesmo assim, a recomendação é utilizar outras formas de aprendizado. Uma delas é fazer um resumo dos principais tópicos de cada disciplina. Essa atividade ajuda a reter e a compreender melhor as informações e assim melhorar nos estudos.

Outra medida interessante é assistir a vídeos disponibilizados em cursos online ou em canais no YouTube. Se o candidato passa bastante tempo no transporte coletivo, pode usar o smartphone para estudar as disciplinas e aproveitar os momentos disponíveis para fazer uma boa preparação.

Também é indicado participar de fóruns na internet relacionados com o exame da OAB. Neles, é possível tirar dúvidas, compartilhar o conhecimento e ter indicações de livros que podem ajudar você a ter um excelente desempenho na prova.

É aconselhado que se faça vários exercícios de cada matéria. Dessa forma, o candidato identifica os itens em que apresenta maior dificuldade, possibilitando ter um estudo mais qualificado.

4. Faça intervalos para ter um bom desempenho nos estudos

Um bom cronograma contribui bastante para escolher os melhores momentos para se preparar para a prova da OAB. Porém, é essencial ter prudência para aproveitar o tempo disponível de maneira produtiva. Para fazer isso, o ideal é adotar intervalos durante a jornada de estudos.

Durante os seus estudos, você pode descobrir a melhor maneira de administrar seu tempo. Há pessoas que gostam, por exemplo, de estudar durante 30 minutos com bastante intensidade e descansar outros 10. Já outras acham interessante ficar 50 minutos estudando e fazer uma pausa de 15. Isso vai depender da sua rotina e de quanto tempo você acha que consegue se manter concentrado.

Nos intervalos, procure fazer alongamentos, beber água e comer alguma fruta. Assim, estará mais disposto e concentrado para retomar as atividades. Lembre-se de que o corpo e a mente precisam estar em harmonia para os conteúdos serem assimilados corretamente.

5. Revise o conteúdo

Imagine que você está fazendo um curso preparatório online para OAB e estudou uma disciplina, na qual tem mais dificuldades em comparação com as outras. O candidato deve tentar fazer, no mesmo dia, a revisão do conteúdo abordado durante a aula. Essa medida vai colaborar para você assimilar as informações de maneira mais rápida.

Outra opção semelhante para melhorar a performance nos estudos é revisar os exercícios feitos durante a preparação. Procure dar bastante atenção às questões mais difíceis, porque elas ajudam a aumentar o nível de conhecimento das disciplinas, o que é um diferencial muito relevante na hora do exame.

6. Fuja dos aparelhos eletrônicos

Esqueça o smartphone e fique envolvido totalmente com os estudos. Verificar o que os amigos estão postando no WhatsApp e no Facebook é uma grande tentação. Mas, se você deseja um excelente resultado na prova da OAB, precisa abrir mão das diversões proporcionadas pela tecnologia.

Também não é indicado estudar com a televisão ou o rádio ligados. Qualquer distração pode tirar a sua concentração e prejudicar o rendimento. Para os que gostam de games, é melhor deixar a diversão de lado durante os estudos, porque o candidato precisa ter foco nas matérias.

7. Escolha os momentos certos para estudar sozinho ou em grupo

Contar com a presença de amigos para deixar o estudo mais animado nem sempre é a melhor opção. Porque o desempenho pode ser afetado com as conversas sobre assuntos que não têm relação com a prova.

Se houver uma boa parceria com os amigos para tirar dúvidas e fazer exercícios com seriedade, valerá a pena estudar em grupo. A troca de ideias e o compartilhamento de informações ajudam a obter mais conhecimento e confiança para alcançar uma boa performance.

8. Pratique exercícios e simulados da prova 

Se você está buscando técnicas de como passar na OAB, saiba que prática é amiga da perfeição, neste caso. Por isso, quanto mais você praticar exercícios parecidos com o que se enfrentará no dia da prova, mais perto estará da sonhada aprovação. 

A prática de exercícios, que pode ser feita a partir da resolução de provas anteriores ou questões avulsas, ajuda a entender o fluxo das questões da prova. Ou seja, se são longas ou curtas, se contam com muitas pegadinhas ou são exercícios mais diretos, qual o nível de complexidade que é exigido de cada disciplina etc. 

Essas percepções são importantes para situar o candidato sobre seus pontos fortes e fraquezas, direcionando um estudo mais aprofundado que porventura aconteça. 

A verdade é que você acaba se acostumando com o estilo das questões e percebendo quais os assuntos mais recorrentes, o que torna a resolução da prova menos dificultosa no dia. 

Além disso, a resolução de questões é uma excelente maneira de estudar para o exame. Isso porque exige conhecimento a respeito de diversos conceitos e procedimentos que podem ser relembrados e fixados durante o estudo. 

Outra prática importante aos candidatos à aprovação são os simulados. Eles permitem a reprodução do dia real da prova, com a contabilização do tempo e formato do exame. Também do possível impacto, gerado por cinco longas horas de prova, sobre a capacidade de resolução das questões. 

Confira também: Resolução de Questões OAB 1ª Fase.

9. Conheça como funciona a prova 

Conhecer como funciona o exame da OAB é uma boa maneira de conquistar confiança para a prova. Para isso, a leitura do edital de abertura do exame é de extrema importância. Nele, podem ser extraídas informações como período de inscrição, cronograma, divulgação de local da prova, duração etc.

Além disso, é importante estar atento às notícias sobre o exame, como eventuais retificações, mudanças no cronograma ou indicações de locais de prova. Por isso, atenção ao site da OAB.

Aqui, vamos destacar algumas das informações mais importantes sobre o exame. Mas, atenção: elas não dispensam a leitura integral do edital de abertura da prova.

1ª Fase do Exame OAB:

  • Composta de 80 questões objetivas, de múltipla escolha, valendo 1,00 ponto cada uma;
  • Para aprovação, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% da prova, ou seja, 40 questões;
  • Nesta fase, não é permitida consulta a nenhum tipo de material;
  • Duração da prova: cinco horas

A partir de 2023, passa a valer a inclusão de disciplinas obrigatórias para a primeira fase do exame, aprovada pelo Conselho Pleno da OAB. Deste modo, tornam-se obrigatórias as disciplinas de Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário. 

A inclusão, contudo, não altera o número de questões total do exame, que permanece em 80 itens. 

2ª Fase do Exame OAB:

  • Composta por uma peça prático-profissional, que vale 5,00 pontos, e por quatro questões discursivas, no valor de 1,25 ponto cada;
  •  Para aprovação, o candidato deve obter, no mínimo, 6,00 pontos;
  • A  área jurídica da prova deve ser escolhida dentre: 
    • Direito Administrativo; 
    • Direito Civil;
    • Direito Constitucional;
    • Direito do Trabalho;
    • Direito Empresarial;
    • Direito Penal; 
    • Direito Tributário.
  • É permitida consulta à legislação seca: sem comentários, anotações ou comparações, remissão doutrinária ou jurisprudência;
    • É permitido ao candidato fazer simples remissões a artigos ou a lei, bem como utilizar marca-texto, traço ou clips para marcação de página;
    • É proibido o uso de post-its e similares, com fins de marcação de página, sendo permitidos somente os separadores de códigos fabricados por editoras. 
  • Duração da prova: cinco horas.

Leia também: Saiba o que dispõe o Edital OAB!

10. Preparação para a 1ª fase 

É importante compreender que é missão quase impossível aglomerar cinco anos do curso de graduação em Direito em uma única prova de 80 questões. Portanto, muita matéria fica de fora, mas muitos conteúdos são repetidamente cobrados no passar dos exames da OAB. 

Além disso, as disciplinas, como dispõem de números de questões diferentes, acabam possuindo pesos diferentes na hora dos estudos. 

Entender quais são as disciplinas que apresentam maior número de questões na prova, bem como entender quais temáticas são mais recorrentes nas respectivas disciplinas, é uma excelente maneira de direcionar e tornar o estudo mais eficiente. Isso permite ao candidato focar naquelas temáticas que mais aparecem. 

O grupo de disciplinas que mais aparecem na prova da OAB é composto por: Ética (8), Direito Civil (7), Processo Civil (7), Direito Constitucional (7), Direito Administrativo (6), Direito Penal (6) e Processo Penal (6). Elas representam o total de 47 questões, aproximadamente 58,75% da prova. 

Depois, aparecem Direito do Trabalho (6), Processo do Trabalho (5), Direito Tributário (5) e Direito Empresarial (5), com um total de 21 questões, aproximadamente 26,25% da sua prova. 

E, por último, as matérias: Direitos Humanos (2), Direito Internacional (2), ECA (2), Direito Ambiental (2), Direito do Consumidor (2) e Filosofia do Direito (2). Estas representam 12 questões, ou 15% da sua prova. 

Veja os assuntos mais cobrados em cada disciplina: 

Ética Profissional 

  • Órgãos da OAB;
  • Direitos e Prerrogativas do Advogado;
  •  Honorários Advocatícios;
  • Infrações e Sanções Disciplinares;
  • Processo Disciplinar.

Direito Constitucional 

  • Controle de constitucionalidade;
  • Direitos individuais;
  • Ações constitucionais;
  • Organização do Estado;
  • Ordem social.

Direito Civil 

  • Direito das Sucessões;
  •  Contratos em Espécie;
  •  Direito das Coisas;
  •  Direito de Família;
  •  Das Obrigações.

Processo Civil 

  • Recurso em Espécie;
  •  Processo de Execução e Cumprimento de Sentença;
  •  Procedimentos Especiais;
  •  Formação do Processo e Petição Inicial;
  •  Audiência Preliminar de Conciliação ou Mediação.

Direito Administrativo 

  • Agentes públicos;
  • Serviços públicos;
  • Intervenção do Estado na propriedade;
  • Improbidade administrativa;
  • Organização administrativa.

Direito Penal 

  • Crimes em espécie;
  • Tipicidade;
  • Crime consumado e tentativa;
  • Concurso de crimes;
  • Extinção de punibilidade.

Processo Penal 

  • Recursos;
  • Provas;
  • Ação Penal;
  • Prisão e liberdade provisória;
  • Jurisdição e Competência.

Direito do Trabalho 

  • Remuneração e salário;
  • Contrato de trabalho;
  • Direito coletivo do trabalho;
  • Extinção do controle de trabalho;
  • Responsabilidade por verbas trabalhistas.

Processo do Trabalho 

  • Recursos em espécie;
  • Execução na Justiça do Trabalho;
  • Atos processuais;
  • Da audiência trabalhista;
  • Procedimentos especiais trabalhistas.

Direito Tributário 

  • Obrigação e responsabilidade tributária;
  • Impostos estaduais;
  • Conceito de tributo e Espécies tributárias;
  • Legislação tributária;
  • Exclusão de crédito tributário.

Direito Empresarial 

  • Direito falimentar e recuperacional;
  • Direito societário;
  • Título de crédito;
  • Contratos empresariais;
  • Teoria geral do Direito Empresarial.

Filosofia do Direito 

  • Filosofia do Direito Contemporânea;
  • Positivismo;
  • Conceito de Direito;
  • Ética e Direito no Mundo Antigo;
  • Contratualismo Total/Rousseau.

Direitos Humanos

  • Pacto de San José da Costa Rica;
  • Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos;
  • Estatuto da Pessoa com Deficiência;
  • Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
  • Eliminação da Discriminação contra Mulheres.

Direito Internacional

  • Direito Civil Internacional;
  • Condição jurídica do estrangeiro;
  • Sentença Estrangeira;
  • Tratados;
  • Competência Internacional.

Direito Ambiental

  • Política, instrumentos e Sistema Nacional do Meio Ambiente;
  • Flora e Direito Ambiental;
  • Tutela do Meio Ambiente Artificial;
  • Dano ambiental;
  • Teoria objetiva da responsabilidade ambiental.

Direito da Criança e do Adolescente

  • Família natural e Família substituta;
  • Medidas de proteção socioeducativas;
  • Direitos Fundamentais;
  • Apuração de irregularidades em Entidade de Atendimento;
  • Dos crimes e das infrações administrativas.

Direito do Consumidor

  • Princípios e Direitos Básicos do Consumidor;
  •  Proteção contratual do Código de Defesa do Consumidor;
  •  Responsabilidade pelo Fato do produto e do serviço;
  • Práticas abusivas;
  • Responsabilidade pelo vício do produto e do serviço.

Sabendo quais temáticas dentro de cada disciplina são mais cobradas, torna-se mais simples organizar os estudos, criar cronogramas e focar naquelas matérias relevantes e que o candidato apresenta mais dificuldade.   

Essas valiosas informações aliadas à resolução de questões serão seus ajudantes no processo de aprovação. Como já dito, a prática de exercícios e simulados é uma das melhores formas para se preparar para a 1ª Fase do Exame de Ordem. 

Por meio da resolução de questões, é possível avaliar seu próprio desempenho. E, pelo nível de acertos e erros, focar nas matérias com mais defasagem, fixar conteúdos e entender como eles são aplicados nas questões. 

11. Preparação para a 2ª fase 

Para a segunda fase, é necessário que o candidato faça uma autoavaliação do seu conhecimento prático da advocacia. O conhecimento exigido do candidato na segunda fase é quase uma simulação do que seria a prática jurídica na vida real: a resolução de problemas cotidianos e a redação de peças processuais. 

Inicialmente, o candidato deve escolher a área jurídica que será tema de sua prova prático-profissional. Uma dica sempre é optar por aquela área com que já se teve algum contato. A lógica de resolução de problemas das matérias que temos mais afinidade e familiaridade, na hora do nervosismo, é mais simples e mais rápida, o que pode ajudar na solução das questões. 

Em cada disciplina, dentre as disponíveis para opção, existe uma gama de peças processuais, específicas ou não daquela matéria. Além disso, há uma diversidade de assuntos para serem resolvidos nas questões abertas. 

Portanto, escolher a área com que já se tem uma familiaridade adianta os estudos, no sentido de o candidato já ter noção das exigências de cada peça daquela área.

A preparação para a segunda fase passa, assim como na primeira fase, pela resolução de questões. É a melhor maneira de conduzir seus estudos

Com a resolução das provas antigas, é possível entender de que maneira os assuntos são cobrados e a complexidade exigida para as respostas. Além disso, o candidato tem a possibilidade de afinar sua objetividade e treinar responder às questões dentro do limite de linhas disposto na prova.  

12. Como passar na OAB: Invista em bons cursos preparatórios

É sempre bom ressaltar que, aqueles que não se sentem preparados para enfrentar o Exame da OAB estudando por conta própria, podem utilizar dos cursos preparatórios. 

Atualmente, existem diversos cursos focados no Exame de Ordem. Contudo, para ter certeza de sua qualidade, é importante o candidato se atentar às referências dos locais que os oferecem, especialmente quanto aos professores, grade das aulas, suporte oferecido ao estudante etc. 

 Veja também: Curso Extensivo Exame OAB 1ª Fase

Possuindo boas referências, o curso preparatório pode ser um grande aliado ao caminho da aprovação no exame

13. Estude com livros de referência 

Uma boa dica para aqueles que desejam investir um pouco mais nos estudos para a prova são os livros de referência. Ter um bom livro ao lado pode ser um grande aliado dos estudos nessas horas. 

O ato de ler e escrever anotações nas páginas do livro, ou resolver questões na própria folha, efetivamente trazem outro sentido aos estudos, além de poder ajudar na fixação da matéria.  

Para te ajudar com isso, a Editora do Direito dispõe de diversos livros em seu acervo, em especial para aqueles que irão prestar o exame da OAB. Vale conferir. 

Veja também: Passe na OAB 1ª Fase – Questões comentadas – 13ª edição 2022.

14. Cuidado com os excessos 

Que toda atividade em excesso faz mal, a gente sabe. Mas, especialmente, em se tratando de prestar o exame da OAB, às vezes o excesso de informações pode mais atrapalhar do que ajudar. 

Isso não quer dizer que você não deva se dedicar, mas significa que essa dedicação precisa ter foco e consciência. Muitas horas de estudo extra talvez não sirvam de nada. 

E nada de estudar no dia da prova! A primeira fase do exame é constituída por quase 20 matérias ao total. A tentativa de relembrar tudo que se estudou em meses, em algumas horas antes da prova, pode ser uma opção ruim. 

Confundir prazo de processo penal com processo civil, ou procedimentos do Direito do Trabalho com procedimentos do Direito Tributário, se torna bastante possível. Ainda mais considerando o estresse e ansiedade que envolvem o momento. 

Nos momentos antes da prova, respire fundo e se concentre para o exame que vai começar. Mascar chicletes ou ouvir uma música podem aliviar um pouco da ansiedade. 

Além disso, beba água, tenha boas horas de sono antes da prova, alimente-se bem e fique calmo. 

Às vezes, nossos melhores resultados em provas não vêm quando sabemos mais, mas quando estamos tranquilos e confiantes do que foi aprendido. Portanto, manter a calma é essencial!

E você, gostou das nossas dicas sobre como passar na OAB? Se possui alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência sobre como melhorar os estudos, deixe um comentário aqui.

Aproveite para conferir também nosso guia completo sobre a 1ª fase da OAB!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria