Confira as novidades do concurso CNMP!

Concurso CNMP: Procuradora olha livros

Concurso para o CNMP: Veja oportunidade em andamento!

Boas notícias! O novo Concurso para o CNMP está em fase de preparativos. Aguardado desde 2019, ele finalmente começa a ser concretizado. 

No dia 9 de setembro, saiu a publicação da portaria que constitui a comissão organizadora. Já no dia 12, o procurador-geral da República, Antônio Aras, divulgou a Portaria 283, que retifica o documento anterior e estipula o prazo de 30 dias para que a comissão conclua os estudos técnicos a fim de atestar a viabilidade da seleção.

Feito isso, o grupo deve dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Após este processo e, uma vez que o contrato com a empresa escolhida for assinado, a data de publicação do edital de abertura de inscrições poderá ser confirmada.

Na última seleção para ingresso no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada em 2014, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca contratada.

Novas informações devem ser divulgadas em breve. Fique atento ao blog da LFG para se manter informado(a)! Enquanto isso, continue a leitura e fique por dentro do que já se sabe sobre o certame.

Concurso CNMP: Confira nosso curso Reta Final INSS

Concurso para o CNMP: Cargos e vagas

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, enviado pelo Governo Federal ao Congresso, prevê 91 vagas para preenchimento no CNMP. Deste total, 49 são para provimento e 42 para criação.

Contudo, o texto ainda precisa ser analisado pelos parlamentares e pode ser modificado. Ainda assim, os provimentos para o CNMP estão no radar governamental.

Até o momento, a informação é de que o próximo concurso para o CNMP será para os cargos de técnico e analista.

No edital de 2014, as vagas ofertadas foram as seguintes:

  • Analista – Direito – 18 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Arquivologia – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Comunicação Social – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Contabilidade – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Engenharia Civil – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Estatística – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Controle Interno – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Gestão Pública – 5 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Desenvolvimento de Sistemas – 5 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Analista – Suporte e Infraestrutura – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
  • Apoio Técnico Administrativo – 49 vagas + Cadastro de Reserva.

Concurso para o CNMP: Remuneração e benefícios

As remunerações iniciais para os cargos indicados acima estão de acordo com a Lei 13.316/2016, com vigência a partir de janeiro de 2019.

  • Técnico: R$7.080,21;
  • Analista: R$12.455,30.

O que faz o CNMP?

O Conselho Nacional do Ministério Público atua em favor dos cidadãos, realizando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros. Para tanto, o conselho respeita a autonomia da instituição.

Leia também: 18 dicas de estudo para melhorar seu rendimento na prática

Como é formado o CNMP?

O CNMP é composto por 14 conselheiros, indicados por suas instituições de origem. Eles precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para que assumam o cargo.

Qual é a função de um técnico ministerial?

As atribuições de um técnico ministerial incluem prestar suporte administrativo ao órgão, como serviços de cartório ou secretaria dentro do Ministério Público. Também envolvem distribuir e auxiliar na tramitação de processos internos, realizar digitação em audiências, redação de ofícios, entre outras.

Concurso para o CNMP: O que estudar?

O último concurso do Conselho Nacional do Ministério Público foi composto por três etapas: prova objetiva, prova discursiva e teste de aptidão física para o cargo de técnico especialista em Segurança Institucional.

Veja o que foi cobrado em cada etapa!

Prova objetiva

Conhecimentos básicos (20 questões)

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Legislação de Interesse Institucional (5 questões);
  • Raciocínio Lógico-Matemático (5 questões);

Conhecimentos específicos (40 questões)

Prova discursiva

Na prova discursiva foi aplicada uma redação. Ela foi realizada apenas para os cargos de nível superior.

Aptidão física

O teste de aptidão física foi destinado apenas para o cargo de técnico especialista em Segurança Institucional. Ele envolveu:

  • Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino) – 3 repetições;
  • Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino) – 10 segundos, tempo de suspensão;
  • Teste de flexão abdominal (para os candidatos do sexo masculino e feminino) – 36 repetições para homens e 27 para mulheres;
  • Teste de corrida de doze minutos (para os candidatos do sexo masculino e feminino) – 2.400 metros para homens e 1.800 metros para mulheres.

Concurso para o CNMP: estude com os cursos da LFG!

Agora que você sabe o que foi cobrado no último concurso para o CNMP, já pode começar a se preparar para o próximo. Os cursos online da LFG são a trilha para a sua aprovação!

Conheça alguns deles, que podem apoiar — e muito — os seus estudos:

E, então, gostou deste artigo sobre o concurso para CNMP ? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades sobre os principais certames em andamento! Aproveite também para conferir o guia que produzimos com técnicas de estudo para turbinar as suas chances de aprovação nas provas.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria