Concurso para o CNMP: Veja oportunidade em andamento!
Boas notícias! O novo Concurso para o CNMP está em fase de preparativos. Aguardado desde 2019, ele finalmente começa a ser concretizado.
No dia 9 de setembro, saiu a publicação da portaria que constitui a comissão organizadora. Já no dia 12, o procurador-geral da República, Antônio Aras, divulgou a Portaria 283, que retifica o documento anterior e estipula o prazo de 30 dias para que a comissão conclua os estudos técnicos a fim de atestar a viabilidade da seleção.
Feito isso, o grupo deve dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Após este processo e, uma vez que o contrato com a empresa escolhida for assinado, a data de publicação do edital de abertura de inscrições poderá ser confirmada.
Na última seleção para ingresso no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada em 2014, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca contratada.
Novas informações devem ser divulgadas em breve. Fique atento ao blog da LFG para se manter informado(a)! Enquanto isso, continue a leitura e fique por dentro do que já se sabe sobre o certame.
Concurso para o CNMP: Cargos e vagas
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023, enviado pelo Governo Federal ao Congresso, prevê 91 vagas para preenchimento no CNMP. Deste total, 49 são para provimento e 42 para criação.
Contudo, o texto ainda precisa ser analisado pelos parlamentares e pode ser modificado. Ainda assim, os provimentos para o CNMP estão no radar governamental.
Até o momento, a informação é de que o próximo concurso para o CNMP será para os cargos de técnico e analista.
No edital de 2014, as vagas ofertadas foram as seguintes:
- Analista – Direito – 18 vagas + Cadastro de Reserva;
- Analista – Arquivologia – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
- Analista – Comunicação Social – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
- Analista – Contabilidade – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
- Analista – Engenharia Civil – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
- Analista – Estatística – 1 vaga + Cadastro de Reserva;
- Analista – Controle Interno – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
- Analista – Gestão Pública – 5 vagas + Cadastro de Reserva;
- Analista – Desenvolvimento de Sistemas – 5 vagas + Cadastro de Reserva;
- Analista – Suporte e Infraestrutura – 2 vagas + Cadastro de Reserva;
- Apoio Técnico Administrativo – 49 vagas + Cadastro de Reserva.
Concurso para o CNMP: Remuneração e benefícios
As remunerações iniciais para os cargos indicados acima estão de acordo com a Lei 13.316/2016, com vigência a partir de janeiro de 2019.
- Técnico: R$7.080,21;
- Analista: R$12.455,30.
O que faz o CNMP?
O Conselho Nacional do Ministério Público atua em favor dos cidadãos, realizando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros. Para tanto, o conselho respeita a autonomia da instituição.
Leia também: 18 dicas de estudo para melhorar seu rendimento na prática
Como é formado o CNMP?
O CNMP é composto por 14 conselheiros, indicados por suas instituições de origem. Eles precisam também da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para que assumam o cargo.
Qual é a função de um técnico ministerial?
As atribuições de um técnico ministerial incluem prestar suporte administrativo ao órgão, como serviços de cartório ou secretaria dentro do Ministério Público. Também envolvem distribuir e auxiliar na tramitação de processos internos, realizar digitação em audiências, redação de ofícios, entre outras.
Concurso para o CNMP: O que estudar?
O último concurso do Conselho Nacional do Ministério Público foi composto por três etapas: prova objetiva, prova discursiva e teste de aptidão física para o cargo de técnico especialista em Segurança Institucional.
Veja o que foi cobrado em cada etapa!
Prova objetiva
Conhecimentos básicos (20 questões)
- Língua Portuguesa (10 questões);
- Legislação de Interesse Institucional (5 questões);
- Raciocínio Lógico-Matemático (5 questões);
Conhecimentos específicos (40 questões)
Prova discursiva
Na prova discursiva foi aplicada uma redação. Ela foi realizada apenas para os cargos de nível superior.
Aptidão física
O teste de aptidão física foi destinado apenas para o cargo de técnico especialista em Segurança Institucional. Ele envolveu:
- Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino) – 3 repetições;
- Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino) – 10 segundos, tempo de suspensão;
- Teste de flexão abdominal (para os candidatos do sexo masculino e feminino) – 36 repetições para homens e 27 para mulheres;
- Teste de corrida de doze minutos (para os candidatos do sexo masculino e feminino) – 2.400 metros para homens e 1.800 metros para mulheres.
Concurso para o CNMP: estude com os cursos da LFG!
Agora que você sabe o que foi cobrado no último concurso para o CNMP, já pode começar a se preparar para o próximo. Os cursos online da LFG são a trilha para a sua aprovação!
Conheça alguns deles, que podem apoiar — e muito — os seus estudos:
- Português para Concursos;
- Matemática para Concursos;
- Raciocínio Lógico para Concursos;
- Carreiras Públicas – Nível Médio.
E, então, gostou deste artigo sobre o concurso para CNMP ? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades sobre os principais certames em andamento! Aproveite também para conferir o guia que produzimos com técnicas de estudo para turbinar as suas chances de aprovação nas provas.