Conheça a carreira de Perito da Polícia Federal

Perito Polícia Federal: Perita trabalha
Conheça a carreira de Perito da Polícia Federal

Conheça a carreira de Perito da Polícia Federal

O atrativo mundo das séries policiais, bem como a resolução de crimes e descobertas de novos indícios, transcendem a ficção na profissão de Perito  Polícia Federal (PF).

Afinal, para ser um Perito, o profissional precisa, além de graduações diversas, que dependem de sua área de atuação na profissão, ser sagaz, responsável, perspicaz e atento aos detalhes.

“O Perito da Polícia Federal pode ter atuado anteriormente em áreas diferentes, pois é um profissional que recebe demandas diversificadas para realizar seu trabalho”, explica Rafael Dantas, Delegado da Polícia Federal e professor de Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial na LFG.

O dia-a-dia do perito criminal é empolgante e a remuneração é alta, essa combinação de fatores faz com que os concursos sejam concorridos.

Por isso escrevemos esse artigo, no qual você vai encontrar:

  • O que faz um perito criminal federal?
  • Quais são as áreas da perícia?
  • Quem pode ser perito criminal federal?
  • Quais são as graduações exigidas para atuar como perito criminal federal?
  • Qual o salário de um perito criminal federal?
  • Como está o mercado de trabalho de peritos criminais federais?
  • O que estudar para o concurso de perito da PF?

Tenha uma boa leitura!

Concurso INSS: confira nosso curso

O que faz um Perito da Polícia Federal?

O perito é conhecido por coletar provas e evidências que ajudem a identificar o que aconteceu e quem cometeu crimes. Contudo, não se engane com séries policiais, as atribuições dos peritos vão além do que as séries demonstram. 

Além disso, o perito pode cumprir funções externas ou internas, de acordo com as necessidades do órgão em que ele trabalha. Dentre as diversas funções do perito da Polícia Federal, as principais são:

  • examinar e localizar infrações penais nos locais em que supostamente aconteceram crimes;
  • realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumidamente utilizados, em infrações penais;
  • realizar pesquisas de interesse do serviço policial;
  • coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais;
  • participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento delas; e, 
  • desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição policial.

Para tanto, os peritos contam com instrumentos e insumos específicos para coletar as informações necessárias.

Sendo que os próprios peritos dependendo da área em que se atua podem desenvolver ferramentas, a partir de pesquisas, para auxiliar no seu trabalho. Portanto, “Ele trabalha de maneira isolada para que nada comprometa aquele ambiente ou o influencie de qualquer forma”, acrescenta o professor Dantas.

Quais são as áreas da perícia?

A perícia criminal abrange diversas áreas, cada uma tem suas especificidades de acordo com o tipo de crime cometido. Além disso, novos crimes vão surgindo de acordo com o passar do tempo, exigindo-se assim, novas especialidades da perícia. 

Veja as principais:

Perícia de engenharia

Esse tipo de perícia serve para investigar superfaturamento em obras, deficiências em estruturas prediais, em barragens, etc. 

Perícia financeira

Essa área trabalha com crimes relacionados a crimes financeiros, como: lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro, etc.

Perícia química

Essa área além de fazer investigações relacionadas a substâncias químicas também desenvolve pesquisas para criar insumos que otimizem o trabalho de análise laboratoriais.

Perícia digital

Trabalha com crimes que envolvem internet e tecnologia, como exploração sexual, fraudes, clonagem de cartões de crédito, rádios piratas. E também executa tarefas que exijam conhecimento tecnológico, como rastreamento de mensagens e ligações.

Perícia genética

Essa área da perícia trabalha com a identificação do DNA de humanos, vegetais e animais, além de examinar outros vestígios como tecidos, pele, sangue, saliva, sêmen, etc. 

Perícia ambiental 

É responsável por investigar crimes contra o meio ambiente do país, como casos de extração de minério, poluição e análise de sítios arqueológicos.

Quem pode ser perito criminal federal?

Os homens e mulheres que desejam fazer o concurso de perito criminal federal devem se atentar aos seguintes requisitos:

  • Ter 18 anos na data de matrícula do Curso de Formação;
  • Ter formação em Nível Superior na área específica da função;
  • Possuir CNH na categoria “B” ou superior;

Todos os requisitos devem ser comprovados no momento da matrícula. Vale dizer também que não existe idade máxima para ingresso na polícia federal, apenas idade mínima que é de 18 anos. 

Quais são as graduações exigidas para atuar como perito criminal federal?

As graduações exigidas para atuar como perito estão relacionadas com as áreas específicas da atuação pericial. De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais as graduações exigidas são:

Área 1

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas, fornecido por uma  instituição de educação superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)

Área 2

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Redes de Comunicação ou Engenharia de Telecomunicações, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 3

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Engenharia da Computação ou Engenharia de Redes de Comunicação, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 4

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 5

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Geologia, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 6

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Química, Química ou Química Industrial, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 7

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 8

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina ou Ciências Biológicas, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 9

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Florestal, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 10

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina Veterinária, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 11

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Cartográfica, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 12

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 13

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Odontologia, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 14

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 15

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica, fornecido por 

uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 16

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Física, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 17

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia de Minas, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 18

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por uma IES reconhecida pelo MEC.

Área 19

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia ou Medicina Veterinária,  fornecido  por uma IES reconhecida pelo MEC.

Qual o salário de um perito criminal federal?

Confira abaixo o valor do salário inicial e final de um perito, de acordo com o último concurso realizado para a contratação de peritos criminais. 

  • Remuneração inicial: R$ 23.692,74
  • Remuneração final: R$ 30.936,91

O valor do salário de perito criminal federal é o mesmo de um delegado da PF. 

Como está o mercado de trabalho de peritos criminais federais?

Para trabalhar como perito criminal federal é necessário ser aprovado no concurso público da PF. Sendo assim, cabe lembrar que não existe uma regularidade definida de abertura de concursos.

Isso significa que a frequência de contratação é baixa, a título de exemplo, o último concurso antes do de 2022, tinha ocorrido em 2018. Sendo assim, esse grande lapso temporal entre um concurso e outro pode, e deve, ser aproveitado para a preparação para o concurso, que é bem concorrido.  

Confira abaixo a relação candidatos por vaga do concurso de 2018:

CargoVagasInscritosC/V
Perito – Área 1102295229,50
Perito – Área 2051186237,20
Perito – Área 3204235211,75
Perito – Área 421090545,00
Perito – Área 52432216,00
Perito – Área 641783445,75
Perito – Área 783366420,75
Perito – Área 94789197,25
Perito – Área 1221701850,50
Perito – Área 1431265421,67

A partir da análise do concurso de 2018 é possível observar que nem sempre os editais abrangem todas as áreas. Contudo, vale dizer que existem peritos em outros ramos da polícia, como a Polícia Civil, que também oferecem bons salários. 

O que estudar para o concurso de Perito da PF

Para ser um Perito da Polícia Federal, o concurseiro deve atentar que será avaliado nas seguintes etapas:

  1. Prova objetiva;
  2. Prova discursiva;
  3. Exame de Aptidão Física (EAF);
  4. Avaliação de títulos;
  5. Avaliação psicológica;
  6. Avaliação médica.

Veja abaixo algumas dicas gerais de como se preparar para a prova:

  • Leia o edital com atenção para entender todas as regras e saber o que deve ser estudado;
  • Saiba que as matérias mais cobradas estão sempre ligadas à área exigida. Para peritos de física, por exemplo, a prova de física será a mais importante; para peritos da área digital, a prova de informática deve ser o foco, etc.;
  • Dedique-se a estudar legislação, mesmo que não seja a matéria mais cobrada. O concurso é concorrido, então esse conteúdo pode ser determinante para sua aprovação;
  • Crie um plano de estudos que garanta um bom tempo dedicado para estudo e revisão de todas as matérias. Neste sentido, um curso preparatório pode ajudar bastante;
  • Não atire para todos os lados. Tenha sempre sua meta em mente e mantenha o foco na área que escolheu, essa será a parte mais importante da prova para você;
  • Considere também outros concursos similares. Mesmo que seu principal objetivo seja passar no concurso para perito criminal federal, não se esqueça de levar em conta o concurso da Polícia Civil;
  • Reserve um tempo para fazer atividades físicas, o Exame de Aptidão Física (EAF) é eliminatório;
  • Descanse, reserve um tempo para ter momentos de lazer.

Leia também: 16 técnicas de estudo para ter sucesso nas provas!

Prova objetiva

  • Formato: 120 questões de certo ou errado
  • Duração: 4h30 (objetiva e discursiva)

A prova objetiva conta com duas subdivisões: “Conhecimentos Básicos” e “Conhecimentos Específicos”. Para os conhecimentos básicos, a avaliação pede:

● Domínio da Língua Portuguesa;

Informática;

● Noções de Direito Administrativo;

● Noções de Direito Constitucional;

● Noções de Direito Penal;

● Noções de Direito Processual Penal;

● Legislação Especial; e

Raciocínio Lógico.

Para a prova referente aos “Conhecimentos Específicos”, o candidato deve ficar atento aos assuntos relativos à área de sua escolha.

Prova discursiva

A prova discursiva complementa a avaliação e tem como referência os assuntos e conteúdos relacionados também à sua área de escolha.

Exame de aptidão física (EAF)

A avaliação física é eliminatória e acontece depois da publicação do resultado final da prova discursiva. Sendo assim, apenas os aprovados nas provas anteriores que farão o EAF. 

Veja agora os testes que são aplicados no EAF de acordo com o gênero:

Teste físicoHomensMulheres
Barra fixa(*)2 (mín.)  e 5 (máx.)15s (mín.) e 30s (máx.)
Impulsão horizontalEntre 1,70 m e 2,00 m1,30m e 1,60m
Natação (50 m)Máx. de 56sMáx. de 64s
Corrida (12 minutos)Entre 2.000 e 2.600mEntre 1.600 e 2.300m
  • Avaliação de títulos 

Os títulos podem ser um diferencial para a aprovação no concurso de peritos. Confira agora os pesos de avaliação de cada título:

AlíneaTítuloValor de cada títuloValor máximo dos títulos
ADiploma, devidamente fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Curso de doutorado em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de doutorado em Direito, desde que acompanhado de histórico escolar.2,02,0
BDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de mestrado em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de mestrado em Direito, desde que acompanhado de histórico escolar.1,01,0
CCertificado de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Direito, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização em Direito, desde que acompanhada de histórico escolar.0,500,50
DExercício no cargo de Delegado de Polícia.0,40 por ano completo sem sobreposição de tempo2,0
EExercício em cargo público de natureza policial, exceto o da alínea D, nas instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Penal e Forças Armadas).0,30 por ano completo, sem sobreposição de tempo1,50
TOTAL7,00

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a compreender mais sobre a carreira de perito Polícia Federal. Para ampliar suas oportunidades na carreira policial, que tal conferir esse post sobre concurso Polícia Civil?

Artigos Relacionados

Navegue por categoria