Passo a passo para redação tema livre

Redação tema livre: pessoas escrevendo
Redação tema livre: como criar uma redação sem sair da proposta inicial

A redação tema livre pode ser um desafio, mas vamos dar várias dicas para ajudar a superá-lo. Confira!

Matérias e mais matérias. Temas diversos fazem com que o concurso que você irá prestar seja um apanhado de muitos assuntos pertinentes à sua futura área de atuação. 

No entanto, neste momento, deparar-se com a redação de tema livre pode ser um ponto de pavor: afinal, como saber qual tema abordar e como criar uma redação sem sair da proposta inicial?

Manter a coerência e demonstrar sua capacidade de argumentação em um tema livre pode ser o sinônimo de aprovação, neste caso. 

É verdade que a redação é apenas uma parte de sua trajetória de concurseiro. No entanto, muitas vezes, tem um peso importantíssimo na avaliação da banca.

Lembre-se de que os avaliadores, além de perceberem a coesão do assunto escolhido, vão prestar atenção em pontos importantes da construção de um texto dissertativo/argumentativo.

O primeiro deles é sem dúvida o uso da língua portuguesa. Por isso, atente-se em toda a sua construção:

  • A concordância e regência verbal e nominal;
  • A pontuação (uso de vírgulas, aposto, acentuação, crase etc.);
  • Uso de pronomes, 
  • Grafia — inclusive o uso de iniciais maiúsculas e minúsculas;
  • Tempo verbal e nominal;
  • E até como dividir as sílabas de uma palavra ao mudar de linha, por exemplo.

No presente artigo, vamos fornecer orientações valiosas sobre aspectos fundamentais da redação tema livre: estrutura, argumentação, sugestões de temas para estudo, entre outros.

Mas, para saber um pouco mais sobre assuntos relacionados à gramática, vocabulário e boas práticas de escrita, você pode conferir nosso outro artigo com 100 dicas de português para concurso!

Redação tema livre: Reta Final INSS

O que é uma redação tema livre?

A redação tema livre é uma velha conhecida de todas as pessoas. Quando ainda estamos aprendendo a produzir textos, ela é uma importante aliada para que jovens possam dar asas à imaginação e criar narrativas mais longas e detalhadas, apresentando cenários e personagens.

No entanto, com o passar dos anos, a redação de tema livre perde um pouco o seu aspecto lúdico e ganha contornos assustadores. Isso porque somos treinados, ao longo do processo educativo, a trabalharmos sempre com um ponto de partida: um tema, uma ideia, uma pergunta. E, na redação tema livre, todas essas “bases” deixam de existir.

Assim, como começar a escrever? Acontece que a redação tema livre não é nenhum bicho de sete cabeças. Ela, na verdade, tem como principais objetivos:

  • Avaliar a capacidade imaginativa de quem a escreve;
  • Investigar a capacidade de concisão de um candidato;
  • Analisar a construção e organização do raciocínio diante de um contexto amplo.

Para que você entenda mais como a redação com tema livre pode funcionar, separamos os principais contextos em que ela aparece. Confira!

Redação tema livre em concurso

Nos concursos, a redação tema livre não costuma ser muito procurada. Isso porque a banca examinadora deseja entender melhor como você, candidato, expressa suas opiniões e pensamentos acerca de um tema específico — em geral relacionado à área do concurso.

No entanto, caso ela aconteça, você não precisa se preocupar. Para começar uma redação tema livre em um concurso, é fundamental que você:

  1. Leve em consideração a área de atuação daquela prova;
  2. Escolha um tema com o qual tem bastante familiaridade;
  3. Não se deixe levar pelas experiências pessoais, a menos que a relevância seja muito grande.

Seguindo essas três regras, fica mais fácil “acertar” na redação. Isso porque você garante que vai estar dentro do contexto da prova do concurso. Além disso, garante também que vai conseguir ser eloquente e conciso.

Leia também: Concurso INSS: inscrições já estão abertas!

Alguns concursos que exigem redação são:

  • Detran (Departamento de Trânsito);
  • Polícia Federal;
  • Polícia Civil;
  • Tribunal de Justiça;
  • Secretaria da Fazenda.

E lembre-se de estudar bem as regras de português para concurso para mandar bem nas redações!

Redação tema livre em processo seletivo

Durante um processo seletivo, é natural que os candidatos falem sobre si mesmos. Por isso, pode ser exigida uma redação com tema livre a partir da qual a empresa deseja conhecer um pouco mais sobre você e sobre a sua trajetória.

Nesses casos, aposte em uma redação concisa sobre a sua experiência tradicional. A redação deve ser direta, explicando suas motivações, seus desafios e como você os superou. 

Lembre-se também que a sua redação pode funcionar como um portfólio. Por isso, capriche no português e, com sutileza, destaque os seus pontos fortes.

Mas cuidado para não fazer da sua redação um outdoor! Afinal, é para isso que serve o seu currículo.

Redação tema livre no vestibular

Hoje em dia, não são muitas as universidades que aplicam o seu próprio vestibular, e a prova do ENEM conta apenas com textos dissertativos-argumentativos, de temas específicos. 

No entanto, pode acontecer de um aluno se deparar com uma redação de tema livre nos vestibulares.

Quando isso acontece, é porque a instituição de educação superior quer explorar mais a fundo a capacidade de resolver problemas e de interpretar o mundo à nossa volta. Por isso, é recomendado que o aluno não parta para temas muito pessoais.

No lugar disso, por que não abordar questões sociais que são particularmente importantes para você? Dessa maneira, você pode tratar de um assunto que domina, mas ainda se basear em cenários coletivos.

Não é raro, também, que as universidades ofereçam um “norte” para o tema livre. Por exemplo, em algumas provas, há um direcionamento para fazer uma redação sobre o “meio ambiente”. Apesar de ainda ser muito amplo, esse tema já diz para o aluno quais tópicos podem ser interessantes.

A partir daí, a estratégia é a mesma: busque informações que tenham relação com a sua vivência, mas que não sejam muito pessoais. Fale sobre temas que você domina, e que não dependem de dados para que você possa embasar opiniões ou pontos de vista relevantes. 

Lembre-se sempre de usar o espaço para explorar a sua criatividade. Afinal, o tema livre tem esse importante diferencial: ele permite que você mostre um pouco mais da sua personalidade e do seu raciocínio, e defenda ideias que são muito importantes para você, não para os outros.

Banner sobre descontos da Black November LFG. Link para: https://www.editoradodireito.com.br/?utm_medium=post-banner&utm_source=blog&utm_campaign=black-november-banner-artigo

Como fazer uma redação tema livre? Passo a Passo

Abaixo, separamos algumas dicas para você saber como estruturar a sua redação de tema livre. Confira!

1. Para começar sua redação de tema livre

Não há nada melhor para treinar a desenvoltura de sua redação do que fazer diversos textos. Em contrapartida, decidir o tema que irá escolher, dentro de uma infinidade de assuntos, pode ser perturbador.

Por isso, um dos caminhos é ficar atento a algum tema que tenha relevância dentro do certame ao qual se está candidatando.

Além disso, vale também pegar algum assunto polêmico no momento, desde que você tenha argumentos embasados em informações reais para a construção desse conteúdo. Não vale ter eloquência e saber escrever brilhantemente com dados errados — ainda mais sobre assuntos que estejam em voga.

Por isso, antes de chegar o dia do concurso, pratique e tente fazer ao menos um texto por dia durante o tempo destinado aos estudos. Dentro desse texto, acompanhe se o raciocínio está baseado de forma correta e, ao mesmo tempo, veja a coerência das informações. Observe também se as ideias estão construídas dentro da proposta inicial do texto.

Não há como começar com uma ideia e mudá-la ao longo do desenvolvimento do conteúdo. Uma dica valiosa: leia o edital do concurso e veja com quais temas você tem mais desenvoltura e familiaridade para escrever. 

Além disso, no próprio edital, dá para ter uma ideia dos assuntos mais cobrados dentro do certame. Se preferir, foque em um deles e veja qual sua capacidade de se aprofundar.

2. Faça uma estrutura de seu texto

A redação tem uma estrutura formatada. Por isso, nada mais efetivo do que, antes de começar a desenvolvê-la, criar essa estrutura. Uma boa ideia é usar sua folha de rascunho para estruturá-la.

Ao fazer o rascunho, coloque os pontos principais que deseja tratar. Assim, organize as ideias por meio de frases soltas. É uma forma de não esquecer de lidar com todas as questões importantes relativas ao tema.

Após definir o assunto, o segundo passo é iniciar o texto. De uma forma bem abrangente, comece a escrever sobre o que você tratará. A introdução deve dar todo apoio à continuidade do texto.

Pense que sua ideia será defendida naquele momento. Por esse motivo, você tem que dar à banca uma explicação concreta do que irá apresentar a seguir. Colocar suas ideias em tópicos também pode colaborar e muito com o prosseguimento do conteúdo.

Para cada tópico, pense no desenvolvimento e nas respostas às suas perguntas — que igualmente devem atender ao que a banca espera encontrar no desenvolvimento do texto. 

Para o início de cada parágrafo, usar sentenças curtas e com palavras fortes para terminar cada frase é fundamental.

Trata-se de uma técnica de escrita que prende o leitor àquele conteúdo. Nessa etapa, você está prestes a construir um texto coerente e consistente.

3. Elaboração da argumentação

Ainda na folha de rascunho, apresente sua proposta dentro de um escopo social, político, pessoal e atual

É verdade que, comparativamente, vale (se você tiver dados reais) usar exemplos do que mudou ou mesmo do que mudaria dentro do cenário apresentado. A argumentação deve ser nítida, sem que as perguntas e avaliações em seu texto fiquem à mercê de achismos.

Lembre-se também que o conteúdo de seu texto deve também contar com uma solução à problemática apresentada. Essa etapa deve estar no desenrolar do contexto. É de extrema importância que seu conhecimento de mundo, bem como de assuntos gerais afins à sociedade estejam argumentados de forma convicta e correta.

Nada mais frustrante do que perder o fio da meada em meio a argumentações rasas.

A técnica de storytelling pode vir a calhar. Afinal, contar algo que tenha lido, ou mesmo que se tenha vivido para exemplificar determinada situação aproxima o leitor à realidade e melhora a qualidade do texto.

4. Como não se perder na etapa da conclusão

A conclusão de sua redação deve complementar os argumentos dispostos na etapa anterior. 

Assim, se você escolheu como assunto, por exemplo, a possibilidade de crianças estudarem fora do ambiente escolar, no desfecho apresente sugestões válidas para que essa educação seja efetiva, ou mesmo os motivos que levariam esse modelo de ensino ao fracasso.

Com o desenvolvimento e argumentação atrelados a esse caminho, sua conclusão deve defender aquilo que foi exposto por você — com base em números, modelos e exemplos desde o início. Isso deve ser seguido à risca para que o texto não perca a coerência apresentada e desenvolvida ao longo de seu conteúdo.

Checklist para redação tema livre

O modelo de organização textual  que apresentamos permite que a relação entre os parágrafos e continuidade do conteúdo seja estruturada em uma relação coerente. Assim, antes de passar a limpo sua redação de tema livre, reveja se:

  1. O tema está apresentado de forma compreensível no início;
  2. A continuidade na segunda etapa do desenvolvimento prossegue em um questionamento válido sobre o tema;
  3. A argumentação está corretamente baseada em fatos verídicos e leva o leitor a um conteúdo aprimorado e bem escrito (com o uso de conjunções, advérbios, preposições);
  4. Há correlação entre os parágrafos em uma sequência lógica, preocupada em responder aos questionamentos estabelecidos no início;
  5. A articulação das ideias ganha forma durante o desenvolvimento do texto;
  6. Há coesão entre as informações da argumentação;
  7. O texto está escrito de forma clara e concisa, além de estar de acordo com o uso correto da língua portuguesa;
  8. O desfecho complementa, responde e oferece sugestões de como tratar ou resolver o problema estabelecido.

Cumprindo todos os pontos acima, você alcançará bons resultados na redação tema livre. Pratique, junte suas ideias e sempre reveja possibilidades e argumentos válidos para a construção de seu texto.

Onde achar temas para redação tema livre?

  1. Na internet;
  2. Em provas anteriores;
  3. Em portais de notícias;
  4. Nos livros.

A melhor forma de praticar para a redação tema livre é buscando temas ou provas anteriores e vendo o que exatamente foi cobrado. 

Afinal, a redação de tema livre nem sempre é completamente livre. Não é raro que o candidato seja direcionado para algum lugar, e possa partir dele para começar a escrever.

No entanto, onde encontrar esses temas? Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas. Confira!

1. Na internet

Evidente que a internet seria o melhor lugar para buscar temas de redação. 

Por mais simples que possa parecer, é também verdade que o Google é uma grande fonte de informações e ideias, e pesquisar nesta plataforma pode ser bastante benéfico.

Além disso, a internet está cheia de blogs e portais focados na criação de temas e sugestões para redação. A LGF é um deles! Mas existem muitos outros. E, quanto mais lugares você olha, maior a chance de encontrar temas que vão de fato ser úteis para o que você está buscando.

Por isso, aproveite o acesso à internet e comece a fazer pesquisas. Busque palavras-chaves e exemplos de redação com tema livre. 

Ou, se você quiser mesmo exercitar a sua imaginação, faça pesquisas aleatórias e tente escrever textos sobre esses temas.

2. Em provas anteriores

Se você vai fazer um concurso ou um vestibular que pode cobrar uma redação tema livre, a melhor forma de se preparar é buscando provas anteriores. Dessa maneira, você pode:

  • Entender quais os tipos de redação eles costumam cobrar;
  • Ampliar os assuntos que domina, a partir dos direcionamentos anteriores;
  • Encontrar exemplos de redação para ter ideias;
  • Especular temas futuros, baseando-se no que já apareceu nas provas.

As provas anteriores são uma forma muito eficaz de estudar para concursos, e com a redação não é diferente. Para encontrá-las, você pode buscar editais antigos nos portais oficiais dos concursos, ou então usar a internet. Outra opção é ir até a biblioteca mais próxima e verificar se essas provas estão disponíveis por lá.

De toda maneira, é por meio das provas anteriores que você consegue ter uma verdadeira ideia do tipo de texto que a banca examinadora espera. Portanto, invista o seu tempo e a sua energia para encontrar essas provas e estude bastante!

3. Em portais de notícias

Quando falamos sobre redações dissertativo-argumentativas, os portais de notícia sempre são mencionados como boas fontes de temas. 

No entanto, isso também é verdade para as redações com tema livre. Isso porque esses portais: 

  • Oferecem diversos pontos de vista sobre temas atuais, que você não necessariamente domina;
  • Possibilitam ter mais contexto sobre questões relevantes para a sociedade, dentro e fora do país;
  • Permitem que você tenha mais argumentos para tratar de assuntos importantes quando os dados não estão à disposição.

Além disso, estar informado é essencial para conseguir escrever uma boa redação, em qualquer modalidade. Mas especialmente quando falamos sobre temas livres, que tendem a ser mais amplos e difíceis de iniciar, ter o hábito de consultar portais pode fazer toda a diferença.

4. Nos livros

Se você já precisou fazer uma redação com tema livre, sabe que a literatura pode ser uma ótima aliada. Além de incentivar o exercício da imaginação, os livros: 

  • Ampliam a nossa cultura e as nossas referências;
  • Aumentam o nosso vocabulário;
  • Apresentam situações diferentes daquelas que vemos cotidianamente;
  • Incentivam o desenvolvimento da empatia;
  • Aumentam a capacidade de concentração.

Ou seja: os livros são uma importante fonte de conhecimento, e, para as redações de tema livre, podem ser ótimas referências. Afinal, citar um autor famoso ou partir de um raciocínio conhecido demonstra que o candidato é uma pessoa com bagagem cultural, o que é um diferencial importante. 

Assim, tire algum tempo para ler, nem que sejam apenas dez páginas por dia. Todo tipo de livro vale, das séries de fantasia a obras de autoajuda.

Desde que ele estimule o seu cérebro e te faça sair um pouco da sua zona de conforto, o livro será um bom recurso para te ajudar a pensar na redação de tema livre.

Quais os temas mais atuais para redação? Confira 10 ideias!

Hoje em dia, não é tarefa fácil definir quais são os temas mais atuais para redação. Isso porque as notícias mudam muito rapidamente, e o que estava sendo debatido ontem pode já não importar tanto amanhã. 

No entanto, alguns temas não perdem a sua atualidade e estão sempre despertando a atenção do público. Separamos alguns dos temas mais recorrentes nos últimos anos e possíveis assuntos que podem decorrer deles. Confira!

  1. Crise econômica;
  2. Fake news;
  3. Valorização do SUS;
  4. Saúde mental;
  5. Cultura do cancelamento;
  6. Saneamento básico;
  7. Acesso à cultura;
  8. Violência urbana;
  9. Mobilidade urbana;
  10. Importância da tecnologia.

1. Crise econômica

A crise econômica brasileira tem virado pauta de diferentes manchetes nos últimos anos. Por isso, este pode ser um assunto importante para se informar e tratar em uma redação de tema livre. A partir dele, é possível falar sobre: 

  • A desigualdade social;
  • Os diferentes efeitos da crise econômica na sociedade, desde o aumento dos preços da comida até o aumento dos preços do aluguel;
  • As consequências diretas da crise econômica na vida da população, como a demissão de funcionários;
  • A relação entre a crise econômica e os Três Poderes, e como cada um deles é influenciado por ela.

2. Fake news

Outro tema muito recorrente são as fake news e a desinformação, que aqueceram a discussão mundial sobre como as redes sociais impactam a nossa forma de nos comunicar. Por isso, ao tratar desse assunto, o candidato pode falar sobre:

  • O impacto das mídias na vida dos cidadãos;
  • O impacto das fake news no jornalismo tradicional e nos grandes portais de notícias;
  • O papel das redes sociais na divulgação das informações;
  • A responsabilidade das corporações privadas e públicas com a verificação de dados e informações;
  • As consequências das fake news para a vida em sociedade. 

3. Valorização do SUS

Com a pandemia, a valorização do SUS se tornou um tema ainda mais importante do que nos anos anteriores. O Sistema Único de Saúde é o responsável por levar tratamento e prevenção de doenças a mais de 190 milhões de pessoas. Ao tratar da sua valorização, o candidato pode abordar temas como:

  • Gasto público com a saúde;
  • As vantagens de um sistema de saúde gratuito;
  • A necessidade de investimentos no setor;
  • As principais dificuldades vivenciadas por médicos e enfermeiros do setor público.

4. Saúde mental

Atualmente, cerca de 11.5 milhões de brasileiros foram diagnosticados com depressão — um número que não para de crescer. 

Além disso, acontecimentos recentes, como a pandemia da covid-19, resultaram na piora da saúde mental da população. Por isso, este pode ser um assunto bem frequente em provas. A partir dele, são temas possíveis:

  • Formas de preservação da saúde mental;
  • O estigma da saúde mental;
  • O uso de medicamentos controlados;
  • O aumento da depressão em jovens;
  • A relação entre saúde mental e redes sociais.

5. Cultura do cancelamento

A cultura do cancelamento vem sendo cada vez mais discutida, diante do crescimento de debates sobre temas sociais. Assim, pode ser um assunto em voga para a redação. Além de explicar melhor o que ela significa, o candidato pode falar sobre:

  • Como a cultura do cancelamento opera hoje em dia;
  • Quais são os impactos da cultura do cancelamento na vida da pessoa “cancelada”;
  • Quais são as possíveis causas do “cancelamento”;
  • Diferenças entre o cancelamento e o linchamento virtual;
  • Limites da cultura do cancelamento.

6. Saneamento básico

O saneamento básico é um problema recorrente em diversos estados brasileiros. E, hoje em dia, nem todas as empresas responsáveis pela manutenção das redes de esgoto são públicas. Com isso em mente, são temas possíveis:

  • Os problemas de saneamento básico e suas consequências;
  • A privatização de sistemas de saneamento básico;
  • As doenças causadas por problemas de saneamento;
  • A necessidade de tratamento da água em regiões mais pobres.

7. Acesso à cultura

A cultura é um tema que frequentemente é trazido à tona. Para além de saber falar sobre a sua importância e o que caracteriza a chamada “cultura”, o candidato deve ter em mente também que o seu acesso nem sempre é democratizado. 

Por isso, podem ser abordadas as seguintes questões:

  • Como aumentar o acesso à cultura;
  • Como incentivar a cultura em regiões periféricas;
  • A relação entre cultura e qualidade de vida;
  • A relação entre cultura e desigualdade social.

8. Violência urbana

A violência urbana é um problema que assola todos os estados do Brasil. 

Em 2021, o aumento de mortes violentas foi de 35,1%. Nota-se, portanto, que este assunto é bastante recorrente e pode aparecer nas redações de tema livre. 

Nele, o candidato pode falar sobre:

  • Causas e possíveis soluções para o problema da violência urbana;
  • Consequências da violência urbana;
  • A relação entre violência e desigualdade social;
  • Guerra ao tráfico;
  • Violência contra a mulher.

9. Mobilidade urbana

A mobilidade urbana também pode ser um assunto a ser discutido em uma redação de tema livre, dada a sua importância para o dia a dia dos brasileiros. Dentro desse tópico, são temas possíveis:

  • Problemas da mobilidade urbana e suas possíveis soluções;
  • O efeito da dificuldade de mobilidade urbana no cotidiano dos brasileiros;
  • Mobilidade urbana e trabalho presencial;
  • Transporte público no Brasil;
  • A relação entre mobilidade urbana e desenvolvimento social.

10. Importância da tecnologia

Com o crescimento do setor de tecnologia e os avanços que observamos nos últimos anos, também não seria surpreendente se este assunto fosse discutido em uma prova de redação. 

A partir deste tema, são tópicos que podem ser abordados:

  • Usos sociais da tecnologia;
  • Tecnologia e meio ambiente;
  • Tecnologia e educação, através do conceito de educação digital;
  • Tecnologia e segurança pública;
  • A relação entre a tecnologia e a desigualdade social, através do conceito de pobreza digital.

Como começar uma redação tema livre? 3 dicas essenciais

Ao tratar de uma redação com tema livre, uma dificuldade muito comum de candidatos é como começar a escrever. Afinal, sem textos de apoio ou dados nos quais se apoiar, de onde partir? Para te ajudar a decidir esses pontos, separamos algumas dicas. Confira!

1. Comece com uma referência

As referências culturais são muito valorizadas em provas de redação, pois indicam que o candidato tem contato com elementos importantes para a formação de uma sociedade. 

Começar por uma referência é uma maneira de construir o seu raciocínio a partir de um paralelo que fará sentido para outras pessoas. Elas atraem o leitor para dentro do seu texto, além de fornecer maior contexto sobre o que você vai falar. 

Por isso, ao se deparar com a redação, pense: o que ela te faz lembrar? Esse assunto pode ser ilustrado de alguma forma?

E lembre-se: quando falamos de “cultura”, não estamos necessariamente nos referindo à cultura erudita; filmes “blockbusters”, séries de TV, novelas, best sellers… Tudo isso pode ser usado como referência.

2. Faça uma citação

Assim como as referências, as citações diretas podem ser uma boa maneira de iniciar a sua redação de tema livre. 

Se você é uma pessoa que costuma ler muito, é provável que tenha em mente uma ou outra frase que te marcou e te fez repensar a maneira como enxergava o mundo.

Se esse for o caso, por que não usá-la para corroborar com um argumento? Ou, em outros casos, por que não partir dessa frase para criar um questionamento? 

Dessa maneira, além de expor o seu ponto de vista, você também instiga o leitor a continuar a leitura do seu texto.

No entanto, ao trabalhar com citações, tenha certeza do que você está falando. Se você não sabe ao certo quem é o autor de uma frase ou pensamento, é bem melhor não usar.

3. Aposte em fatos concretos

Ao fazer redações de tema livre, você não precisa ter medo de usar estatísticas e fatos. Afinal, esses dados podem ser muito relevantes para o assunto. 

Pense, por exemplo, que um candidato fala sobre violência contra a mulher: saber que 1 a cada 3 mulheres sofre violência pode ser uma forma interessante de reforçar um ponto.

Por isso, se você está falando sobre um tema que domina e tem dados concretos, não tenha medo de usá-los. 

Contudo, vale o alerta: cite fontes, pesquisas e autores. Indique de onde as suas informações vêm, e garanta que elas estão corretas. Se você não tem certeza dos dados, é melhor deixá-los de lado e usar afirmações mais genéricas.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre redação de tema livre, comece a praticar! E não deixe de conferir outras dicas do blog de LFG para ajudar na sua preparação para concursos!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria