8 dicas para 2 fase da OAB para qualquer disciplina optativa, confira!

Dicas 2 fase oab: mão de aluno escrevendo em prova
Leia o artigo completo e confira 8 dicas para 2ª fase OAB que farão com que sua aprovação não seja apenas um sonho não realizado. Vamos lá?

Por Marcelo Hugo da Rocha, professor, advogado, mestre em Direito, escritor e coordenador da coleção Completaço® Passe na OAB 2ª Fase publicada pela Saraivajur

A 2ª fase da OAB é tida por muitos estudantes como mais acessível se comparada com a prova objetiva. Além do índice de aprovação ser bem maior de forma proporcional, tem a questão da escolha da disciplina pelo examinando, já que na 1ª fase são duas dezenas delas. 

Então, teoricamente, a 2ª fase teria menos conteúdo para estudar. É possível que eles estejam certos, no entanto, não significa que a última batalha seja fácil a ponto de descuidar de estratégias e ou de avisos importantes a respeito da sua realização. 

Portanto, a razão deste texto é, justamente, entregar 8 dicas para 2 fase OAB que farão com que sua aprovação não seja apenas um sonho não realizado. Vamos lá?

1. Resolva questões dissertativas

A prova OAB 2ª fase tem duas partes, uma peça profissional e outras quatro questões dissertativas para resolver. 

A técnica de solucionar questões de provas anteriores é bem utilizada na 1ª fase, porém, não vejo a sua aplicação com o mesmo entusiasmo na 2ª fase, pois há um foco demasiado em não errar a peça. 

Então, não deixe de treinar as questões, pois além do aprendizado natural do conteúdo, você ainda entenderá quais assuntos são mais cobrados em sua disciplina.

Leia também: Saiba o que dispõe o Edital OAB!

2. Não decore as peças

Vejo muitos alunos querendo decorar os modelos das peças. Porém, são tantas que fica difícil decorar todas. 

O importante é entender o passo a passo de como realizar, seu significado diante da situação jurídica, além de saber identificar para não errar na interpretação do problema. 

Perceberá que os modelos praticamente se repetem na estrutura entre as iniciais, como também nos recursos. Visualizar importa, mas aprenda.

3. Aprenda como são avaliadas as provas

É também importante entender como a banca avalia as peças, principalmente.

Como são distribuídos os pontos você pode encontrar nos espelhos de correção no próprio site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em cada edição do exame. Assim, você saberá onde a pontuação é maior e focará em garantir a sua totalidade.

Leia também: Veja o que é o Certificado Digital OAB e como tirar o seu!

4. Treine bastante a redação das peças

Treine, escrevendo em folhas e não digitando, pois a caligrafia importa também na avaliação e refaça as peças que já foram objeto de provas anteriores. Escreva bastante e repita o tanto o quanto for necessário.

5. Consulte livros apropriados

Sem dúvidas, a aquisição de um livro apropriado vai fazer toda a diferença na hora de estudar para a OAB. Além disso, o tempo entre o resultado da 1ª fase até a prova da 2ª fase não é muito grande, sendo assim, não adianta arrecadar livros que fogem da ideia da preparação para o exame da OAB. 

Há livros especializados, como a coleção Completaço® Passe na OAB 2ª Fase e que tem um volume para cada disciplina, trazendo modelos de peças, passo a passo teórico, cronograma de estudos, súmulas especialmente selecionadas e as provas anteriores resolvidas.

6. Faça simulados

O aprendizado somente estará completo na realização de simulados e na prática de provas anteriores. Como o próprio nome diz, simular a situação de prova traz segurança futura para o momento decisivo. 

A maioria dos cursos preparatórios oferecem este recurso, mas caso esteja estudando por sua conta, pegue uma prova anterior e faça ela dentro do período de 5 horas e com as regras próprias da OAB.

Leia também: Tudo sobre o Vade Mecum: Como utilizar e quais são os melhores?

7. Organize seus estudos

Ter um cronograma ou um planner ajuda bastante na organização dos estudos. Distribuir o conteúdo programático que consta no edital para os dias que sobram até a prova é essencial para sua aprovação. 

Verifique também quais as matérias e peças que mais foram cobradas anteriormente e invista mais o seu tempo nelas. Assim, sua rotina de estudos OAB será mais completa e assertiva. 

8. Controle o tempo de prova

Uma das maiores barreiras da 2ª fase é o tempo da prova, 5 horas. Minha sugestão é usar 3 horas para a peça e 2 horas para as questões (30 minutos para cada). 

Porém, deve haver flexibilidade caso as questões estejam mais difíceis do que o habitual e dividir meio a meio se precisar. Não deixe nenhuma questão em branco, pois é melhor ter uma nota parcial do que nada, não é?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como se preparar melhor para o Exame de Ordem e que as dicas para 2ª fase OAB contribuam para a conquista de sua tão esperada aprovação! Agora, que tal conferir nosso guia completo para a OAB 1ª fase?

Artigos Relacionados

Navegue por categoria