Edital publicado Concurso para Escrevente TJSP: saiba como se preparar!

escrevente tjsp: imagem do tribunal de justiça de são paulo
Confira nosso artigo para saber todas as informações sobre o cargo e sobre o concurso público aberto para escrevente TJSP!

Foi liberado o edital de abertura para o concurso público de Escrevente Técnico Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para a Comarca da Capital, na 1ª Região Administrativa Judiciária.

Com exigência de nível médio, carga horária de 40 (quarenta) horas semanais e garantia de estabilidade, o cargo é uma excelente opção para os concurseiros. 

Confira nosso artigo para saber todas as informações sobre o cargo, sobre a profissão e sobre o concurso público aberto para escrevente do TJSP!

Leia também: Guia Oficial dos Concursos Abertos 2023!

Qual a função de um escrevente?

O cargo de Escrevente Técnico Judiciário é um dos cargos efetivos do Quadro do Tribunal de Justiça. Para estar habilitado a prestar o concurso, é necessário possuir ensino médio completo.

As atribuições do cargo, em resumo, são:

  1. Executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça;
  2. Dar andamento em processos judiciais e administrativos;
  3. Atender ao público interno e externo;
  4. Elaborar e conferir documentos;
  5. Controlar a guarda do material de expediente;
  6. Atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.

Os escreventes técnicos judiciários compõem a base dos quadros de apoio e organização administrativa do judiciário, sendo um cargo de fundamental importância para o correto desenvolvimento das funções do tribunal.

Se você se interessa por concursos de nível médio, não deixe de conferir nossos cursos preparatórios para as carreiras públicas de nível médio!

banner concurso escrevente TJ SP: clique para acessar!

Vai ter concurso de escrevente em 2023?

A boa notícia para os concurseiros é que sim, vai ter concurso de escrevente em 2023, para o Tribunal de Justiça de São Paulo!

O edital do concurso público foi lançado no início de 2023 e você pode conferi-lo no site da banca, Fundação VUNESP.

As inscrições estão previstas para se iniciarem no dia 17 de fevereiro de 2023 e se encerrarem no dia 28 de março de 2023 e devem ser efetuadas apenas via internet, no site da banca.

O edital prevê a abertura de 400 vagas. Serão nomeados os classificados dentro do número de vagas oferecidas no presente edital, mas o TJSP se reserva o direito de nomear ou não os demais candidatos aprovados na medida de suas necessidades e da disponibilidade orçamentária existente.

Todos os editais, convocações, avisos e resultados do certame serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), no Caderno 1 – Administrativo – Seção IX. Além disso, também serão publicadas no site da Fundação VUNESP, que organiza o certame.

Leia também: Conheça as tendências para o curso e profissões do futuro do Direito

Quanto ganha um escrevente do TJSP?

Conforme informações do edital, o salário inicial do cargo é de R$5.480,54, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte (valor referente a janeiro de 2023). 

Além da estabilidade e do regime de trabalho e aposentadoria privilegiado, o salário e a perspectiva de progressão contínua de carreira tornam este certame público uma excelente opção para os concurseiros focados em níveis médios e em carreiras administrativas do tribunal.

Leia também: Formei em Direito, e agora? Conheça as principais Carreiras Jurídicas!

O que é preciso para ser um escrevente?

Para conseguir alçar ao cargo de escrevente técnico judiciário, o candidato precisa ter ensino médio completo e ser aprovado em todas as etapas do concurso público. Além disso, deve providenciar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo e preencher as exigências para a posse previstas na Lei Estadual nº 10.261/1968 com suas atualizações. 

Além disso, os demais requisitos para a inscrição são: 

  • Ser brasileiro(a) nato(a), naturalizado(a) ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12, § 1º da Constituição Federal de 1988;
  • Ter 18 anos de idade completos até a data da posse;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar; 
  • Não ter sido condenado(a) por crime contra o patrimônio, a Administração, a fé pública, os costumes e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006; 
  • Não ter sido condenado(a) por ato de improbidade previsto na Lei nº 8.429/92; 
  • Gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo; 

Como vai ser o concurso de escrevente do TJSP?

O concurso de escrevente terá suas inscrições abertas durante o período de 17/02/2023 a 28/03/2023. O pagamento da inscrição, no valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais), deve ser feito em qualquer agência bancária, até o dia 29/03/2023.

No entanto, em atenção à Lei Estadual nº 12.782, de 2007, o candidato tem, direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE atenda aos seguintes requisitos: 

  1. Seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; 
  2. Perceba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado. 

Para solicitar a redução da taxa, o candidato deve entrar no site próprio do concurso, no site da VUNESP, e optar por pagamento reduzido, enviando os documentos comprobatórios das condições que autorizam a redução da taxa de inscrição. 

O concurso  se desenvolverá em duas etapas sucessivas:

  • Primeira Etapa: Prova objetiva;
  • Segunda Etapa: Prova prática.

Prova Objetiva do Concurso de Escrevente do TJSP 

A prova objetiva para o concurso de escrevente do TJSP tem caráter eliminatório e classificatório e  será composta de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, de acordo com o conteúdo programático previsto no edital. 

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 28/05/2023 e ela terá duração de 5 horas.

As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos:

  •  BLOCO I: Língua Portuguesa;
  •  BLOCO II: Conhecimentos em Direito;
  •  BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

Os blocos I e II têm caráter eliminatório e o candidato deverá acertar, ao menos, 50% das questões de cada bloco, sob pena de eliminação imediata. O caráter do bloco III, por sua vez, é apenas classificatório.

A prova objetiva vale 10 pontos e será considerado habilitado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) pontos no conjunto dos 3 (três) blocos, observado o caráter eliminatório dos dois primeiros blocos.

Serão convocados, para a segunda etapa do concurso, os candidatos habilitados e com melhor classificação na prova objetiva. Serão chamados 1500 candidatos da lista geral, 100 candidatos da lista especial de pessoas com deficiência, e 400 candidatos negros. 

Prova Prática do Concurso de Escrevente do TJSP 

A prova prática será de formatação e digitação. Conforme o edital, o objetivo é  “aferir o conhecimento e habilidades do(a) candidato(a), utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.”

A prova prática vale 10 pontos e, para ser aprovado, o candidato precisa obter nota 5 ou mais. 

As atividades da prova prática serão:

  • Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2. 

Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo. (Valor: 2 pontos)

  • Digitação de um texto: cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2. (Valor: 8 pontos)
    • Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente). Cada erro desconta 0,05 ponto da pontuação final e a nota  8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 (onze) minutos.

Leia também: 10 dicas valiosas para melhorar sua redação para concurso!

Classificação Final da Prova de Escrevente do TJSP

Após as duas etapas de provas, serão divulgadas 3 listas de aprovados:

  1. Lista Geral da Comarca da Capital;
  2. Lista Especial de pessoas com deficiência da Comarca da Capital;
  3. Lista de Candidatos Negros da Comarca da Capital.

Todas as listas são em ordem alfabética e em ordem de classificação.

Os critérios de desempate entre candidatos com a mesma nota são:

a) Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos até o encerramento das inscrições (Lei 10.741/2003);

b) Maior número de acertos na Prova de Língua Portuguesa;

c) Maior número de acertos na Prova de Conhecimentos em Direito;

d) Mais idade, entre aqueles com idade inferior a 60 (sessenta) anos;

e) Ter o maior número de filhos menores de 18 anos de idade até o encerramento das inscrições;

f) Ser casado(a);

g) Ser servidor(a) do Poder Judiciário, sob qualquer regime, dando-se preferência ao mais antigo;

h) Ter prestado serviço gratuito nos Juizados Especiais;

i) Ter prestado serviço gratuito ao Juízo da Infância e Juventude;

j) Ter prestado serviço à Justiça Eleitoral; e

k) Ter servido, como jurado, do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

O concurso terá validade de 1 (um) ano a contar da data da homologação, prorrogável por igual período.

O que cai na prova de escrevente do TJSP?

A prova objetiva de escrevente do concurso do TJSP possui três blocos, distribuídos da seguinte forma:

Bloco I: Língua Portuguesa.

O bloco de língua portuguesa conta com 24 questões objetivas, que abarcam, entre outros pontos:

  • Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários;
  • Estruturação do texto;
  • Significação contextual de palavras e expressões;
  • Regras gramaticais, inclusive concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal e colocação pronominal; 
  • Emprego de pontuação e crase;
  • Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção.

Quer se preparar ainda mais para concursos que cobram questões de língua portuguesa? Confira o livro Português para Concursos, que aborda os mais importantes pontos da Gramática com objetividade e clareza, reservando um capítulo para os problemas recorrentes da língua culta e outro dedicado à redação, fundamental nos concursos. 

Além disso, conta com o grande diferencial dos vídeos complementares e dos áudios com resumos da matéria e conceitos, fundamentos, exemplos e exercícios de maneira simples e prática. O livro destina-se principalmente àqueles que buscam êxito em concursos públicos de todas as áreas.

Caso você prefira se preparar por meio de videoaulas, a LFG oferece um incrível curso de Língua Portuguesa para Concursos, que fornece os elementos gramaticais indispensáveis à compreensão da norma culta da língua portuguesa, voltado para provas de concursos públicos. Não deixe de conferir!

Bloco II: Conhecimentos em Direito

O segundo bloco de questões contempla conhecimentos gerais em Direito. Serão 40 questões abarcando as seguintes matérias:

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Normas da Corregedoria Geral de Justiça.

Confira também: Conheça a Coleção Esquematizado e estude de forma assertiva!

Bloco III: Conhecimentos Gerais

O bloco de conhecimentos gerais conta com um total de 36 questões, distribuídas da seguinte forma:

  • 6 questões sobre Atualidades: 
    • Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2° semestre de 2022, divulgados na mídia local e/ou nacional; 
    • Questões sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
  • 6 questões de Matemática;
  • 14 questões de Informática;
  • 10 questões de Raciocínio Lógico

Como se preparar para o concurso de escrevente do TJSP?

Se interessou pelo cargo de escrevente? A LFG elaborou um curso específico e exclusivo para a preparação para este concurso público! 

No curso Reta Final – Escrevente Judiciário – TJSP, é oferecido um estudo intensivo e direcionado para habilitar os candidatos a realizar o certame com o maior nível de preparo, maximizando os resultados e a chance de aprovação!

Nele são oferecidas aulas por um corpo docente de renome e com experiência na área, com abordagem teórica dos principais pontos que podem ser exigidos no Edital. O curso tem 134 horas de duração e abarca, com objetividade e clareza, as matérias cobradas no concurso público de escrevente.

As aulas ficam disponíveis no ambiente virtual, possibilitando o acesso de acordo com a disponibilidade e conveniência do aluno. Além disso, o curso garante acesso online a uma biblioteca virtual com um grande acervo de livros por meio de plataformas online.

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Concurso Escrevente TJSP, é hora de iniciar os estudos! Confira o nosso curso Reta Final – Escrevente TJSP e saia na frente na sua preparação!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria