10 dicas valiosas para melhorar sua redação para concurso!

redação para concurso: homem escrevendo em caderno
Neste artigo, você vai entender como fazer uma boa redação para concurso, como é a estrutura de uma dissertação e mais. Confira!

Você sabe como fazer uma boa redação para concurso? Ou ainda se sente inseguro na hora de colocar suas ideias no papel? 

A prova de redação é um dos assuntos que mais apavora os candidatos de concursos públicos. Ela tem caráter classificatório e eliminatório, exigindo bom desempenho dos concurseiros.

Segundo a professora de português da LFG, Luciane Sartori, é muito importante se preparar com antecedência, treinar bastante e dominar as regras cobradas pelos editais. Ao longo deste post, ela dá outras dicas para você se dar bem nesse teste.

Entre as modalidades de redação, a mais cobrada nos certames é a dissertação. Este tipo de texto exige uma boa capacidade argumentativa dos candidatos. Eles devem refletir e se posicionar sobre um tema proposto pela banca organizadora, elencando argumentos em um texto coerente e coeso.

De início, isso pode parecer complicado, mas, com muito treino e uso de algumas técnicas, você pode se sair muito bem na sua prova de redação. Afinal, a dissertação tem uma estrutura específica, que pode ser estudada e dominada. 

Neste artigo, você vai entender como fazer uma redação nota dez para concursos. Passaremos por pontos como a estrutura de uma dissertação, o passo a passo para um bom texto, além de listarmos dicas para ajudá-lo a treinar sozinho. Boa leitura!

Quais são os tipos de redação?

Existem três modalidades de redação: 

  1. Narração;
  2. Descrição;
  3. Dissertação. 

Entenda cada uma em detalhes:

1. Narração

Como o próprio nome diz, é uma narração de um acontecimento, em uma sequência temporal. Nela, encontram-se alguns elementos como:

  • Personagens: aqueles que participam da história;
  • Espaço: onde os fatos acontecem;
  • Tempo: período em que os acontecimentos ocorrem;
  • Enredo: encadeamento dos fatos.

Portanto, a narração é o relato de um acontecimento, no qual existem personagens atuando em um espaço e tempo.

2. Descrição

É a descrição minuciosa de um fato, que pode envolver pessoas, animais, ambientes e lugares com suas características e particularidades.

Isto é, a descrição é um retrato verbal. Ela pode ser objetiva, quando busca ser exata e precisa a respeito do objeto descrito. Ou subjetiva, quando mostra aquilo que pensamos sobre o objeto.

Por exemplo: 

  • Descrição objetiva: O prédio é cinza.
  • Descrição subjetiva: O prédio é bonito.

3. Dissertação

Conforme coloca o professor Agnaldo Martino em Português – Coleção Esquematizado:

“É a exposição de ideias, opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa experiência de mundo, nossas leituras, nossas abstrações. Divide­-se em introdução, desenvolvimento e conclusão” (MARTINO, 2022, p.1052).

A dissertação é o tipo de redação mais pedido nas provas dos concursos públicos e de que você precisa ter um bom domínio.

A redação no formato dissertativo-argumentativo exige que o candidato apresente uma argumentação, defendendo um ponto de vista. Para isso, deve elencar suas ideias previamente, embasá-las e depois organizá-las em um texto.

Leia também: Confira nossa seleção de 26 livros para concursos!

Qual é a estrutura de uma redação?

Neste artigo, falaremos sobre a estrutura da dissertação, o tipo de redação mais cobrado nas provas de concursos públicos.

A dissertação é dividida em:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Conheça cada parte a fundo:

1. Introdução

A introdução tem por função apresentar o assunto central da redação, a ideia-núcleo que você vai defender (tese). A partir dela, todos os aspectos abordados ao longo do texto se desdobrarão.

A tese é um posicionamento, um ponto de vista sobre o tema proposto pela banca organizadora. Isto é, a partir da leitura da proposta de redação, você elabora uma tese, uma opinião clara a respeito daquele assunto.

Ao longo do texto, você trará informações e referências que sustentem a sua tese.

2. Desenvolvimento

Nos parágrafos de desenvolvimento, você deve apresentar fatos e informações que sustentem a sua tese. Seja claro e evite repetir ideias.

Pense que cada parágrafo de desenvolvimento deve trazer um dado novo que sustente o seu ponto de vista. A ideia é argumentar: trazer fundamentos que sustentem a sua tese. 

Conforme coloca Agnaldo Martino:

Argumentar é fornecer razões para que se aceite aquilo que se está dizendo, para que se aceite a tese proposta, o posicionamento assumido frente a um tema. Argumentar é persuadir, levar o outro a aderir ao que se diz. (…) A argumentação pode estar baseada na estrutura da realidade, no consenso, em fatos ou no raciocínio lógico” (MARTINO, 2022, p.1057; destaque nosso). (destaque nosso)

Uma tática útil é trazer visões opostas à sua tese e mostrar por que elas estão incorretas. Isso evidencia que você está atento às possíveis críticas à sua argumentação, assim como à sua capacidade de desconstruí-las. 

Em suma, parágrafos de desenvolvimento bem escritos são aqueles que convertem o leitor, que o levam a aceitar que o seu ponto de vista é muito bem fundamentado. 

3. Conclusão

A conclusão é a síntese de tudo que foi abordado ao longo do texto e a reafirmação da tese. Nada de inserir novos argumentos, ou levantar questões neste parágrafo.

Em alguns casos, a conclusão também pode apresentar uma solução para o tema abordado na redação. Fique de olho no edital do seu concurso e também na proposta que aparece na prova. Afinal, em alguns certames, isso pode ser obrigatório.

Em resumo, a conclusão deve apresentar um desfecho, retomando os principais pontos do texto e reiterando sua tese.

Como fazer uma boa redação para concurso? Conheça 10 passos

No livro Português – Coleção Esquematizado, o professor Agnaldo Martino elenca 10 passos para escrever uma boa dissertação. 

Se você não faz ideia de por onde começar a escrever seu texto, seguir esta lista passo a passo é um bom caminho para a sua rotina de estudos. Com a prática, pode ser que você adapte algumas partes, encontrando um jeito com o qual você se sinta à vontade e com confiança para escrever sua redação.

Confira os dez passos para fazer uma boa redação para concurso:

  1. Defina o tema e sua tese;
  2. Relacione, em tópicos, todos os assuntos ligados ao tema;
  3. Corte alguns assuntos da lista anterior;
  4. Faça blocos de ideias;
  5. Organize os blocos em uma sequência lógico-progressiva;
  6. Crie o parágrafo de introdução;
  7. Escreva os parágrafos de desenvolvimento;
  8. Escreva a conclusão;
  9. Revise;
  10. Passe a limpo.

Compreenda cada etapa em detalhes:

1. Defina o tema e sua tese

Em alguns certames, o tema específico da redação é definido pela banca organizadora, e aparece por escrito na prova. No entanto, em outros, aparecem apenas os textos motivadores. 

Nestes casos, o primeiro passo é definir o tema da redação. Você faz isso percebendo a ideia central presente nos textos motivadores. 

Em seguida, deve definir a sua tese — o seu posicionamento, o seu ponto de vista em relação àquele tema. Lembre-se de que esta tese deverá ser defendida ao longo da redação.

2. Relacione, em tópicos, todos os assuntos ligados ao tema

Com o tema em mãos, anote todas as ideias relacionadas a ele, sem nenhuma censura. Faça isso por meio de tópicos breves, sem se preocupar em desenvolvê-los. Escreva tudo na folha de rascunho.

Assim, você amplia o seu contato com o tema e se assegura de que haverá assuntos suficientes para a sua redação.

3. Corte alguns assuntos da lista anterior

Agora, você deve fazer uma seleção. No passo anterior, você anotou todas as ideias livremente. Dessa vez, você deve reler todos os tópicos um a um e refletir se eles devem ou não fazer parte do seu texto.

O professor Agnaldo Martino sugere que, para cada tópico, você se pergunte:

  • Eu sei falar disso?
  • É relevante para meu tema?
  • É de fácil desenvolvimento, ou vou gastar muito tempo tentando explicar este assunto?
  • Isso vai ao encontro do meu posicionamento? Pode contrariá-lo?
  • Apesar de estar ligado ao tema, pode criar alguma divagação dentro do meu texto?

Fazendo estas perguntas, você perceberá que conseguirá cortar alguns itens da lista anterior. Por consequência, fica com aquilo de mais relevante para a sua redação.

Confira também: Como estudar para OAB?

4. Faça blocos de ideias

Até agora, você tem em mãos uma lista de ideias relevantes para a sua redação. Neste momento, você deve começar a organizá-las. Para tanto, é necessário juntar as ideias que se correlacionam. Afinal, você não quer repetir propostas no seu texto. Cada parágrafo deve trazer algo novo.

Portanto, releia cada tópico e veja se ele se relaciona com outro. Eles trazem o mesmo teor? Eles se complementam? Vá agrupando os tópicos que se assemelham. Cada grupo de ideias é um bloco, e cada bloco representa um parágrafo da sua redação.

5. Organize os blocos em uma sequência lógico-progressiva

A sua redação deve ter uma progressão, ou seja, os seus parágrafos devem seguir uma sequência lógica. Para garantir isso, você deve organizar os blocos do passo anterior em uma sequência lógico-progressiva.

Veja o que vem antes e depois, trabalhando com noções de causa e consequência, e anterioridade e posteridade. Isso garante um desenvolvimento linear ao seu texto.

6. Crie o parágrafo de introdução

Você já sabe tudo que vai estar presente na sua redação, então agora fica mais fácil de criar o parágrafo de introdução. Sobre ele, o professor Agnaldo Martino dá a seguinte dica:

Lembre­-se de que ela deve ser clara, concisa e objetiva, e deve apresentar o seu posicionamento. Não se perca em divagações, não tente provar nenhuma ideia nesse parágrafo, pois isso você faz no desenvolvimento” (MARTINO, 2022, p.1075; destaque nosso). (destaques nossos)

Não se esqueça de que esta primeira versão deve ser feita na folha de rascunho, assim como os parágrafos dos passos seguintes. Passar a limpo para a folha oficial é a última etapa. 

7. Escreva os parágrafos de desenvolvimento

As ideias que estarão presentes no seu texto já estão agrupadas e organizadas em uma sequência lógico-progressiva. Você fez isso nos passos 4 e 5. 

Agora é hora de transformar estes blocos de ideias em texto. Dê materialidade à sua redação, passando estes tópicos para a forma de frases. Conecte-as, concretizando seu parágrafo.

8. Escreva a conclusão

Agora falta apenas finalizar o texto. Para o parágrafo de conclusão, retorne ao tema, sintetize o que foi abordado ao longo da redação e reafirme a sua tese.

Não acrescente novas ideias, afinal, a ideia da conclusão é trazer um desfecho para o seu texto.

9. Revise

Com o rascunho da redação finalizado, chegou a hora da revisão. Atente-se a aspectos formais, fazendo uma revisão dos seguintes aspectos:

  • Ortografia;
  • Acentuação;
  • Pontuação;
  • Regência;
  • Uso da crase;
  • Colocação pronominal;
  • Organização das frases (corte ambiguidades);
  • Repetição de palavras (troque as palavras repetidas por sinônimos).

Esta revisão é fundamental, pois muitas vezes os estudantes tropeçam no português para concurso.

10. Passe a limpo

Finalmente, com o rascunho revisado, passe a redação para a folha oficial a ser entregue ao examinador. O professor Agnaldo Martino lembra que a estética é um fator importante. Por isso, verifique os seguintes pontos:

  • Marcação adequada dos parágrafos;
  • Respeito às margens (texto justificado);
  • Letra legível;
  • Evitar rasuras.

O que zera uma redação de concurso?

Isso pode variar de acordo com o concurso público. Por isso, é importante que você leia com atenção o edital do certame que você vai prestar. Lá, além de descobrir o que zera a nota da redação, você também encontrará os critérios de avaliação.

No geral, os seguintes erros costumam zerar a nota da redação:

  • Fuga do tipo de texto solicitado (por exemplo, é solicitado um texto em prosa dissertativo-argumentativo, e o candidato escreve outra modalidade, como um poema ou uma narração);
  • Fuga do tema proposto;
  • Escrever a redação a lápis.

Como treinar redação sozinho? Confira 5 dicas

A sua prova de concurso está se aproximando e você não sabe como começar a treinar sozinho? Se sim, fique calmo, pois estas dúvidas são normais. O treino da redação envolve não só a prática de escrever em si. Você também deve estar em dia com as atualidades e ter um bom vocabulário.

Na lista abaixo, separamos 5 dicas para você começar a treinar para os concursos abertos. Confira:

  1. Reserve tempo para a prática;
  2. Use linguagem simples e atente-se à estrutura;
  3. Mantenha-se atualizado;
  4. Crie o hábito da leitura;
  5. Faça a redação de exames anteriores.

Veja detalhes sobre cada item:

1. Reserve tempo para a prática

Reserve em sua agenda tempo para praticar a escrita. Confira no edital do concurso para o qual está se preparando as exigências sobre esse item, como, por exemplo, o número de linhas, e exercite a arte de escrever.

“Para tirar boa nota em redações de concursos públicos é necessário treino para ‘desenferrujar’ o braço e a criatividade, conhecer bem a estrutura dissertativa, fazendo o trabalho de costura textual, ou seja, de coesão e coerência, e manter-se informado”, ensina a professora Luciane Sartori, formada em Letras e pós-graduada em Metodologia de Ensino para Terceiro Grau, com mais de 20 anos de experiência na área de concursos.

Enquanto pratica, tenha sempre em mãos boas dicas de português, por meio de obras confiáveis, voltadas à preparação para concursos.

2. Use linguagem simples e atente-se à estrutura

Aos seus alunos, a professora Luciane sempre recomenda que se valham de linguagem simples para escrever uma redação que deixe o examinador confortável ao ler o texto. Uma das dicas de estudo que ela dá aos concurseiros é que utilizem a estrutura básica da dissertação.

“Afinal, o que vale é o jogo bem feito de ideias; além disso, sempre alertamos para que sejam bastante organizados ao escrever — perder nota por falta de estética é perder nota ‘à toa’”, reforça a professora, especialista em português, gramática, interpretação de textos, redação discursiva e redação oficial.

3. Mantenha-se atualizado

Acompanhar o que está acontecendo no Brasil e no mundo é uma das formas de o candidato se preparar para as provas de concurso público.

A banca pode exigir dissertação sobre temas da atualidade. “Caso a redação seja baseada em assuntos gerais, ele terá subsídios argumentativos suficientes para discutir o tema solicitado”. Pode acontecer também de o tema ser voltado para o conteúdo programático do concurso. Por isso, é imprescindível ler cuidadosamente o edital para que você seja assertivo ao se preparar para a prova.

Caso você não saiba muito sobre o tema solicitado pela redação, a professora Luciane tem uma dica: preste bastante atenção nos assuntos das questões objetivas. Ela diz que é muito comum aparecer nas provas atuais o tema da redação mencionado em outros textos.

“Assim, ao começar a prova, vale a pena ler a proposta da redação primeiro para saber antecipadamente sobre o que se terá de discutir em seguida, após fazer a prova objetiva”.

Fazer possíveis relações com o tema das questões objetivas também ajuda na hora de redigir a redação. “O candidato, dessa forma, poderá se apropriar de novos dados. Não estamos dizendo aqui para copiar o que está escrito na prova, mas sim para aproveitar informações úteis para serem usadas como argumentos da redação”, esclarece Luciane.

4. Crie o hábito da leitura

Para escrever bem, é necessário que você leia bastante. A leitura amplia o nosso vocabulário, e também faz com que entremos em contato com diferentes pontos de vista.

Isso estimula a nossa reflexão e nos leva a pensar mais criticamente, habilidades essenciais para a escrita de um bom texto dissertativo. Além disso, com um vocabulário ampliado, temos mais recursos na hora de expressar nossas ideias.

Por isso, caso você não tenha o hábito da leitura, tente introduzi-lo na sua rotina. Você pode reservar uma hora do seu dia para isso, ou estabelecer um limite diário de páginas para ler. Comece aos pouquinhos, com metas alcançáveis. Com o tempo, a leitura se tornará um hábito.

5. Faça a redação de exames anteriores

Uma boa estratégia para treinar redação sozinho é resolvendo exames anteriores. Você consegue entender quais são os temas mais comuns nas provas, e vai se habituando ao estilo delas.

Tente também cronometrar o tempo que você leva para escrever. Veja se ele está adequado ao tempo que você terá no dia do exame. Dessa forma, você consegue se ajustar, sabendo se deve ser mais rápido na hora de redigir seu texto.

Quais são os erros mais comuns na prova de redação?

Muitos candidatos cometem erros básicos e acabam perdendo pontos no teste de redação por falta de atenção. Procure escrever com letra legível, respeite as margens da folha dos lados direito e esquerdo, fazendo a separação correta das sílabas. Nunca use pronomes na primeira pessoa, evite gírias e, principalmente, repetição de palavras.

Para ajudar você a não cometer equívocos em sua redação, a professora Luciane lista os dez erros mais comuns nas provas de concursos e que devem ser evitados. Confira a seguir:

  1. Copiar o tema na íntegra em sua redação;
  2. Fugir ao tema solicitado;
  3. Não promover a coesão textual;
  4. Cometer erros de concordância;
  5. Repetir muito as palavras;
  6. Fazer rasuras na redação;
  7. Colocar título na redação, mesmo quando não é solicitado;
  8. Formular o texto com estrutura diferente da estrutura dissertativa;
  9. Não atentar ao número mínimo ou máximo de linhas;
  10. Não empregar vocabulário adequado ao tipo de texto.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre redação para concurso. Que tal conferir também este post com uma seleção de 26 livros para concursos?

Artigos Relacionados

Navegue por categoria