Lista completa de 15 livros para OAB — Conquiste sua aprovação!

Livros para OAB: estante de livros

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é uma prova muito importante para todo estudante de direito. Pois é somente a sua aprovação que dá aos bacharéis em direito à possibilidade de advogar e ter os seus direitos assegurados na classe. 

Sendo assim, logo nos primeiros anos da graduação o aluno de direito começa a se preocupar bastante com o exame de ordem. Nesse sentido, os livros para a OAB são os maiores aliados dos estudantes que estão se preparando para esse momento essencial. 

O exame também permite qualificar e nivelar os profissionais que irão atuar com a advocacia no país. Isso é importante pois, além de exigir que o advogado cumpra requisitos mínimos, o Exame da Ordem assume um papel de fiscalização, contribuindo com a manutenção da qualidade e ética profissional.

Por isso, o texto de hoje traz 15 dicas de livros para a OAB que você precisa conhecer, são conteúdos completos que vão te auxiliar nos estudos e garantir sua aprovação no exame. Confira!

Como estudar para a OAB?

Se você está estudando para a OAB não se desespere, muitas vezes pode parecer que é muito conteúdo e pouco tempo, mas você dá conta! Trouxemos alguns pontos que você pode colocar em prática para facilitar esse momento. Confira.

Resolva simulados

Uma dica muito relevante de como estudar para a prova OAB é fazer simulados e resolver provas anteriores. Isso faz com que você se familiarize com o formato do exame, os tipos de perguntas e o tempo de prova.

Além disso, com esse hábito você vai conseguir identificar quais matérias que têm mais dificuldade ou facilidade conseguindo planejar melhor o seu tempo de estudo.

Faça resumos com palavras-chave

Como na OAB o conteúdo é extenso, tanto na primeira, quanto na segunda fase é preciso otimizar o estudo. A técnica de utilizar resumos e palavras-chave para fazer com que você se lembre de algo importante são boas estratégias para esse tipo de prova.

Outra ótima dica é se organizar através dos mapas mentais e ter fichas com as principais anotações de cada disciplina. Utilizar essas ferramentas vai potencializar os seus estudos e te poupar tempo. 

Tenha um cronograma de estudos

Se organizar e ter um cronograma de estudos é essencial para que você administre bem o seu tempo de estudo até a prova. Você pode elaborar esse planejamento a partir do calendário da OAB, vendo em qual data serão as provas e quanto tempo tem até lá.

Você também pode se organizar pelas matérias que têm mais dificuldades ou pelas que são mais cobradas na prova.

Estude a partir de boas fontes

Procure por boas fontes para estudar, escolha bons livros, professores renomados e cursos de boa qualidade. Isso vai te ajudar a ter uma base mais sólida para se engajar nos estudos e se preparar para a prova. Então, pesquise bastante antes de tomar decisões de compra e veja o que realmente vale a pena.

Busque ajuda com cursos preparatórios

Como a OAB é um exame muito importante, estudar sozinho pode não ser uma boa ideia, pois o conteúdo é extenso. Sendo assim, contar com a ajuda de pessoas mais experientes facilita muito a organização e aprendizagem do aluno.

Existem cursos preparatórios para o exame da OAB. E eles podem ajudar a reforçar os conteúdos mais deficitários, além de contarem com estratégia de nivelamento de aprendizagem.

Portanto busque por um cursinho preparatório feito para a prova e que se adapte à sua rotina. Os cursos para OAB da LFG oferecem um aprendizado direto e assertivo, ideal para aquele estudante que deseja revisar os principais pontos e estar seguro durante a realização do exame

Ao todo, a LFG conta com 13 cursos preparatórios para a OAB, sendo eles extensivos e intensivos e para a primeira e/ou segunda fase OAB. Assim, os cursos preparatórios da LFG podem ser um importante aliado para garantir a sua aprovação na OAB.

Como escolher material para estudar para a OAB?

Atualmente, existem diversos conteúdos relacionados ao exame da OAB, mas pode ser difícil escolher algo que seja didático e confiável. Para te ajudar, separamos algumas dicas do que você deve avaliar antes de adquirir um material de estudo, seja um curso ou um livro.

  1. Tradição
  2. Qualidade
  3. Organização
  4. Experiência Profissional

1. Tradição

Veja se aquela empresa que está oferecendo o material possui tradição na área, ou seja, se já disponibiliza conteúdos relevantes sobre a OAB há algum tempo. Isso pode mostrar o quanto a empresa tem domínio no assunto, conseguindo ofertar publicações confiáveis.

2. Qualidade

A qualidade dos materiais são essenciais, procure por avaliação de outros estudantes, veja o que falam sobre o que você está querendo adquirir. O exame da OAB é algo muito importante, por isso é fundamental que você invista no acesso a bons conteúdos.

3. Organização

Materiais e conteúdos esquematizados são essenciais para o Exame da Ordem, pois a quantidade de assuntos que precisam ser estudados é muito grande. Sendo assim, comprar materiais que já organizam os temas traz dinamismo, praticidade, rapidez e assertividade para a sua preparação.

4.  Experiência Profissional

Materiais que contam com autores renomados na área é algo que pode beneficiar muito os seus estudos. Isso porquê são profissionais preparados para te ajudar, que têm domínio do que estão ensinando e possuem técnicas diferenciadas.

Livros para a OAB: 15 opções para a 1ª e 2ª fase

Agora que você já sabe como escolher os seus livros para a OAB, confira a lista de obras que separamos para que você tenha um ótimo preparo e desempenho no exame.

  1. Vade Mecum Saraiva – 34ª Edição 2022
  2. Vade Mecum Saraiva OAB e Graduação – 23ª Edição 2022
  3. OAB 1ª Fase – Coleção Esquematizado 2022
  4. OAB 2ª Fase – Civil – Coleção Esquematizado 2020
  5. Direito Constitucional – Coleção Esquematizado 2022
  6. Direito do Trabalho – Esquematizado – 8ª edição 2022 – Direito do Trabalho – Coleção Esquematizado 2022
  7. Direito Processual Civil – Coleção Esquematizado 2021
  8. Direito Processual Penal – Coleção Esquematizado 2021
  9. Legislação Penal Especial – Coleção Esquematizado 2021
  10. Direito Penal – Parte Geral – Coleção Esquematizado 2022
  11. Direito Tributário – Coleção Esquematizado 2022
  12. Direito Ambiental – Coleção Esquematizado 2022
  13. Direito Administrativo – Coleção Esquematizado 2022
  14. Direito do Consumidor – Coleção Esquematizado 2022
  15. Direito Empresarial – Coleção Esquematizado 2022

1. Vade Mecum Saraiva – 34ª Edição 2022

Livros para OAB: Capa de livro

O Vade Mecum é um clássico para os estudantes de direito, nele é possível encontrar as principais leis e temas para o exame. O Vade Mecum Saraiva já está na sua 34ª edição, que possui um conteúdo atualizado e o Mapa da Legislação Emergencial de 2020 a 2022.

Nesta última edição, o conteúdo foi revisitado, revisado e ampliado, permitindo que você encontre de forma rápida os assuntos em ordem alfabética e cronológica. O que facilita muito a navegação pelos conteúdos durante os estudos!

2. Vade Mecum Saraiva OAB e Graduação – 23ª Edição 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Como você já deve saber, a prova da OAB é dividida em duas partes: na OAB primeira fase você irá fazer uma prova fechada e sem consultas, vendo as principais matérias do direito.

Já na 2ª fase da OAB você escolhe uma matéria que tem mais identificação para fazer uma prova aberta e prática, podendo levar material para a consulta.

Foi pensando nisso que o Vade Mecum OAB foi preparado, onde estruturamos todo o conteúdo de forma completa e organizada para que você possa se preparar e fazer a prova de maneira mais fácil.

3. OAB 1ª Fase – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Esse livro é muito importante para quem vai prestar a OAB! Com ele, você terá uma fonte segura para o seu estudo. É uma obra esquematizada, ou seja, possui os principais conteúdos que você precisa saber com uma organização inteligente e atualizada.

A parte teórica é dividida em tópicos curtos o que vai facilitar a sua compreensão e preparação para o exame. No livro você encontra recursos gráficos, destaques, palavras-chave, além de um capítulo inteiro voltado para como se preparar para a OAB, com várias dicas e orientações.

4. OAB 2ª Fase – Civil – Coleção Esquematizado 2020

Livros para OAB: Capa de livro

Bom, como já dissemos na segunda fase do Exame da Ordem é possível levar material para a consulta. Por isso, preparamos esse livro para você que irá fazer a prova de direito civil. Ele também a da coleção de Esquematizados.

Por isso, você terá os conteúdos de forma bastante organizada para que consiga estudar de forma mais rápida e fácil e no dia da prova conseguir fazer com tranquilidade. 

Além disso, essa obra é dividida em duas partes. Na primeira você terá uma revisão dos temas que estão previstos no edital do exame e na segunda parte você encontra uma preparação para a peça prático-profissional, com comentários e orientações de autores experientes.

5. Direito Constitucional – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Também da coleção dos Esquematizados, trouxemos a dica dessa sobre de Direito Constitucional. Com os principais conteúdos da matéria, apresentados de forma prática, fácil e direta, utilizando recursos gráficos e técnicas de memorização.

A obra inclui também material digital exclusivo, como videoaulas, questões de provas, banco e resoluções de questões.

6. Direito do Trabalho – Esquematizado – 8ª edição 2022 – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Se você gosta da área trabalhista e pensa em fazer a 2ª fase do exame para essa disciplina, essa obra vai te ajudar. Dentro da coleção de Esquematizados, o livro vai te proporcionar uma leitura dinâmica, fazendo com que você assimile o conteúdo de forma fácil.

Na edição de 2022 você encontrará temas relacionados aos efeitos da pandemia do coronavírus e as principais atualizações das leis e normas trabalhistas. Na obra tem exemplos de questões práticas e ilustradas de forma gráfica.

7. Direito Processual Civil – Coleção Esquematizado 2021

Livros para OAB: Capa de livro

Essa é uma obra completa de Direito Processual Civil, esquematizada e atualizada com doutrina, legislação e jurisprudência. Nela, você encontra os assuntos mais importantes relacionados ao tema com gráficos, tabelas e resumos.

No final do livro você terá questões de concurso escolhidas pelo autor, para ajudar a fixar o conteúdo de forma prática. Te ajudando a se preparar para o Exame da OAB.

8. Direito Processual Penal – Coleção Esquematizado 2021

Livros para OAB: Capa de livro

O Direito Processual Penal contém diversos conteúdos que precisam ser estudados. Por isso, essa obra de ensino esquematizado é tão importante. Nela, você terá acesso a mais completa a atualizada teoria.

No mesmo esquema dos livros anteriores, você terá acesso ao conteúdo de forma dinâmica, organizada, facilitando o seu estudo e preparo para a OAB.

9. Legislação Penal Especial – Coleção Esquematizado 2021

Livros para OAB: Capa de livro

No Esquematizado de Legislação Penal você vai encontrar conteúdo sobre diversos crimes de forma detalhada, identificando os sujeitos, as condutas e as penas. Além de jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores atualizados.

Você terá acesso a um conteúdo organizado, com figuras, gráficos e resumos, facilitando e otimizando os seus estudos.

10. Direito Penal – Parte Geral – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Atualizado com as principais doutrinas, legislações e jurisprudências essa obra traz uma análise detalhada das normas que regem o Direito Penal no Brasil. A edição de 2022 foi feita de acordo com as Leis n. 14.132, 14.133, 14.155, 14.188 e 14.197, de 2021.

Com esse livro você terá acesso a questões recentes e práticas relacionadas ao assunto.

11. Direito Tributário – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

A 6ª edição do Esquematizado de Direito Tributário traz as principais atualizações relacionadas à disciplina. A ênfase é nos tribunais superiores e nos artigos da Constituição e do Código Tributários Nacional.

No fim de cada capítulo é possível encontrar ilustrações para melhor entendimento do assunto e questões de práticas para que você possa resolver e fixar a matéria da melhor maneira possível.

12. Direito Ambiental – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

O Direito Ambiental também é uma disciplina que é cobrada no Exame da Ordem. Por isso, separamos a dica do Esquematizado da disciplina que já está na sua 9ª edição. Contendo as principais atualizações sobre o tema e como todo livro da coleção traz o conteúdo de forma dinâmica, ilustrada e de fácil entendimento.

13. Direito Administrativo – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

A 5ª edição da coleção Esquematizados de Direito Administrativo contém conteúdos digitais com videoaulas exclusivas selecionadas pelo autor. Esta obra está atualizada com a Lei n. 14.230/2021 (Improbidade Administrativa).

Além disso, você terá esquemas e quadros temáticos, para facilitar o seu estudo e preparação para o exame. E também outros recursos como resumos das principais questões do Direito Administrativo.

14. Direito do Consumidor – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

A coleção Esquematizado sobre Direito do Consumidor está na 10ª edição e é atualizada com a Lei do Superendividamento, Lei n. 14.181/2021. Na obra você encontra os principais tópicos sobre essa matéria tão importante.

Além de ter acesso a conteúdos esquematizados para facilitar e agilizar o seu aprendizado, fazendo com que você esteja mais bem preparado para a OAB.

15. Direito Empresarial – Coleção Esquematizado 2022

Livros para OAB: Capa de livro

Como todo livro desta coleção, na 9ª versão de Direito Empresarial, você verá conteúdos atualizados sobre a disciplina, com as principais leis e jurisprudências que envolvem a matéria.

Também vai ter acesso a questões práticas para conseguir ver qual o seu nível de conhecimento e tabelas, gráficos e fluxogramas que ajudam na fixação do conteúdo.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de livros para a OAB e que este conteúdo te ajude a alcançar a tão almejada aprovação no exame de ordem. Não deixe de conferir também o guia completo para a OAB 1 Fase!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria