Conheça as áreas do Direito e saiba como se especializar em cada uma!

áreas do direito: martelo de juiz sobre livros
Você sabe quais são todas as áreas de direito? Neste artigo, você vai conhecê-las melhor e entender como se especializar!

Há algum tempo, existe a necessidade de uma especialização para advogados e profissionais do Direito para que consigam manter sua alta competitividade no mercado de trabalho. Mas você conhece todas as áreas de Direito que existem? 

Por ser um segmento extremamente amplo do mercado de trabalho, existem possibilidades para todos os perfis profissionais, e escolher uma especialização que melhor se adeque aos seus objetivos de carreira é fundamental para ter sucesso. 

Neste artigo, você vai conhecer os principais segmentos de atuação do Direito e entender quais são as principais diferenças entre eles. 

Em cada descrição, encontrará um link que vai te redirecionar para o curso de pós-graduação em Direito. Ao acessá-lo, poderá conferir a qualidade de formação que irá receber se optar por aquele curso!

Leia também: Conheça a carreira de Analista Judiciário

10 principais áreas de Direito para você se especializar

Conheça, a seguir, as áreas-chave do Direito:

  1. Direito Civil;
  2. Direito Penal e Processo Penal;
  3. Direito Tributário;
  4. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;
  5. Compliance Contratual;
  6. Direito Previdenciário;
  7. Direito Público;
  8. Direito Administrativo;
  9. Direito Constitucional;
  10. Direitos de Família e das Sucessões.

1. Direito Civil

Este setor do Direito pode ser compreendido como a área dedicada a defender os direitos do cidadão, em todas as esferas sociais possíveis. O profissional que atua neste segmento precisa entender sobre os direitos e deveres do cidadão tanto na esfera física como na esfera jurídica. 

Por ser uma esfera muito extensa, é normal que o profissional especializado em Direito Civil não compreenda completamente todos os pontos da área. Contudo, é fundamental que ele domine completamente o básico dos direitos privados em relações familiares, de emprego, como cidadão e em toda espécie de contrato que ele firme com sua sociedade.

A pós-graduação em Direito Civil garante a formação nesses princípios básicos, apresenta a base teórica e prática da legislação vigente e demonstra como podemos agir para garantir tais direitos aos cidadãos. 

2. Direito Penal e Processo Penal

Como o próprio nome já diz, o Direito Penal cobre a esfera criminal da nossa sociedade,  atuando tanto na defesa de pessoas e empresas lesadas por ações criminosas como na garantia dos direitos dos infratores. 

Apesar de muito se acreditar que profissionais do Direito Penal atuam apenas nos órgãos públicos responsáveis pela garantia da lei, é cada vez mais comum notar a atuação deles em organizações não-governamentais, institutos filantrópicos e empresas de segurança privada, ampliando sua gama de opções. 

A especialização em Direito Penal e Processo Penal aborda conteúdos como Criminalidade Econômica e Organizada, Processo Penal Constitucional, Medidas Cautelares e Procedimentos Criminais, entre outros tópicos fundamentais para quem atua neste setor. 

Veja também: A Lei Antiterrorismo no Direito Penal

3. Direito Tributário

O Direito Tributário é a área responsável por fiscalizar tributos, controlar a arrecadação de impostos e taxas públicas e também combater abusos fiscais que possam ocorrer, tanto na esfera pública quanto na privada. 

Profissionais da área podem conquistar cargos em empresas privadas, atuando no setor de contabilidade, ou em organizações do Estado, trabalhando em conjunto com o setor econômico do órgão. 

Na pós-graduação em Direito Tributário, você terá acesso a conteúdos que te formarão para ser capaz de compreender como os principais tributos da nossa sociedade são cobrados e a maneira correta de fiscalizá-los, sem comprometer nenhuma das partes interessadas. 

4. Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Esta área do Direito é responsável por garantir a manutenção dos direitos trabalhistas de um cidadão, assim como assegurar que ele encontre condições dignas de trabalho na execução da sua função, sendo devidamente compensado caso haja alguma irregularidade. 

Na pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, o aluno tem acesso à formação necessária para que atue com competência na defesa e garantia do cumprimento dos direitos trabalhistas dos seus clientes, entendendo como a legislação atual poderá fornecer suporte na execução do seu trabalho. 

5. Compliance Contratual

Atuar no Direito Contratual significa desenvolver um trabalho, seja na esfera pública ou na privada, de redação de contratos dos mais variados tipos e realizar o acompanhamento da sua perfeita execução, garantindo que todos os itens acordados estão sendo respeitados por ambas as partes. 

A especialização em Compliance Contratual te capacitará para entender os mecanismos que regem os principais tipos de contratos: imobiliários, de emprego, da administração pública, editais, empresariais, entre outros. Além disso, é nesta formação que o profissional se capacita para atuar como compliance de empresas. 

Leia também: Compliance Contratual: veja detalhes da especialização e sua importância

6. Direito Previdenciário

Esta área do setor jurídico capacita o profissional a atuar no segmento previdenciário (ou seja, com assuntos ligados à Previdência Social), entendendo como funciona este sistema, sua importância para a manutenção da sociedade e os melhores meios de assegurar os direitos de seus clientes.

Na especialização em Direito Previdenciário, você vai entender quais são os principais conceitos do nosso sistema previdenciário, como realizar os cálculos dos benefícios e a revisão dos mesmos e o funcionamento da seguridade social e do RGPS. 

7. Direito Público

O Direito Público engloba todas as práticas legislativas públicas, que compreendem o funcionamento do aparelhamento Estatal, da administração pública e da organização da nossa sociedade como um sistema político. 

O profissional desta área precisa ter amplo conhecimento em funcionalismo público, organização estatal e constitucional, visto que esta será a base da sua atuação. 

A pós-graduação em Direito Público capacita o aluno a atuar neste segmento baseado nestes conhecimentos, sendo efetivo na defesa dos direitos dos seus clientes. É uma área de atuação que possibilita que o profissional trabalhe diretamente no serviço público ou realizando a ponte entre ele e uma empresa privada. 

Confira também: Guia completo sobre o Estatuto do Idoso

8. Direito Administrativo

Esta área jurídica compreende o funcionamento do sistema público, da administração do governo local e dos tribunais administrativos do Estado, podendo atuar na garantia dos direitos de ambas as partes interessadas, tanto do administrador quanto dos administrados. 

A especialização em Direito Administrativo aborda matérias como Princípios Administrativos, Processo Administrativo, Intervenções do Estado e Controle da Administração Pública! 

9.  Direito Constitucional 

Esta área de atuação do sistema judiciário trabalha diretamente com a Constituição e a garantia dos direitos e deveres promovidos por elas. O profissional que busca se firmar neste segmento precisa dominar os princípios básicos da nossa constituição e entender como garanti-los da melhor forma a todos os cidadãos. 

A especialização em Direito Constitucional capacita o profissional para que ele consiga lidar com a complexidade de determinadas situações à luz da Constituição, conseguindo enxergar com clareza quais são as decisões mais corretas de acordo com a garantia dos direitos para todos. 

Conheça a carreira de Luiz Carlos Gonçalves no Direito Constitucional e Eleitoral!

10. Direitos de Família e das Sucessões

Este setor do Direito cobre todas as questões relativas ao Direito da família, como regime de partilha de bens, casamento, mudança de união civil, direitos parentais, união estável e herança, bem como suas adequações aos diferentes cenários familiares possíveis. 

A formação na pós-graduação em Direito de Família e das Sucessões apresenta a base de toda legislação vigente no Brasil, e orienta o profissional a como proceder de maneiras adequadas a uma mesma situação. Porém, sob circunstâncias diferentes a depender da formação familiar em questão. 

Agora que você já conhece quais são as áreas de Direito existentes, que tal investir na pós-graduação LFG que mais se adequa ao seu perfil profissional e crescer rumo ao sucesso na sua carreira? 

Este texto foi escrito pela equipe do blog do Portal Pós.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria