Confira nossa seleção de 26 livros para concursos!

livros para concursos: mulher sorrindo em biblioteca
Neste post, você encontrará dicas para escolher seu material de consulta e uma lista com os melhores livros para concursos. Confira!

Quais são os melhores livros para concursos? Em meio a tantos manuais e apostilas, pode ser que você fique perdido na hora de selecionar bons materiais para estudar, não é?

Afinal, hoje, em especial com a internet, somos bombardeados por uma quantidade muito grande de informações. Fazer uma pesquisa on-line, selecionando livros de qualidade, com fontes confiáveis, e especializados nas suas necessidades, pode ser uma atividade difícil.

No entanto, na maratona de preparação para os concursos, esta tarefa não pode ser negligenciada. Além das aulas, você vai precisar de um ótimo material de apoio, unindo teoria e exercícios semelhantes aos dos exames oficiais, e escritos por autores renomados na área.

Neste post, você encontrará dicas para escolher seu material de consulta e uma lista com os melhores livros para concursos. Além disso, você também conhecerá obras que vão te manter motivado na sua rotina de estudos. Boa leitura!

Como escolher o material para estudar para os concursos?

Algumas características são fundamentais para uma boa obra preparatória para concursos. Na lista abaixo, confira estes fatores essenciais:

  1. Atualização;
  2. Autores experientes;
  3. Exercícios resolvidos;
  4. Organização.

Compreenda cada característica a fundo:

1. Atualização

As obras devem estar atualizadas com o que há de mais recente na área almejada pelo concurseiro. Se pensarmos, por exemplo, nas carreiras jurídicas, esta necessidade de atualização fica mais evidente.

Afinal, o Direito é uma área muito dinâmica, com constantes novidades na legislação e jurisprudência. Assim, para se preparar para os concursos públicos, seu material de consulta deve estar atualizado, de modo que você fique por dentro de todas as mudanças na sua área do Direito.

Isso se repete para todas as carreiras. Os certames exigem que os candidatos estejam atualizados, tendo uma sólida formação teórica, que é a base para um bom desempenho profissional.

Leia também: Guia Oficial Concursos Abertos 2022!

2. Autores experientes

Busque sempre por obras escritas por autores com experiência na sua área, e que também tenham prática na preparação de alunos para concursos.

Dessa forma, você garante que o material de consulta seja confiável e de qualidade. O livro pode acompanhá-lo durante toda a sua preparação para a prova, não sendo necessário checar outras referências, a fim de fazer verificações.

Além disso, se os autores têm experiência na preparação para concursos, certamente terão a preocupação de passar os conteúdos em uma linguagem descomplicada, e de reforçar os pontos mais cobrados nas provas. 

Leia também: Conheça os 4 selos Saraiva Educação

3. Exercícios resolvidos

Um bom livro para concurso deve contar com uma parte prática, abrangendo exercícios resolvidos dos exames oficiais.

Isso faz com que os candidatos se habituem com o estilo de questão das provas, além de terem noção de quais são os temas mais cobrados

Ademais, com o gabarito das questões, o estudante pode entender onde errou, aprendendo e corrigindo em exercícios futuros. Os livros com teoria e prática potencializam seu aprendizado, ao fazerem uma espécie de estudo dirigido aos exames oficiais.

4. Organização

Um dos desafios na maratona até os concursos é manter seus estudos bem estruturados. É claro que esta tarefa fica mais fácil se o seu material de referência apresentar uma boa organização

Por isso, no processo de escolha dos livros para os concursos, verifique se eles são de fácil consulta. Isto é, se apresentam recursos gráficos, como destaques, fluxogramas e estratégia de organização dos conteúdos. Índices e resumos também são úteis. 

Desse modo, você consegue navegar pelo livro com mais facilidade, indo direto ao ponto e encontrando as informações com rapidez. Estruturar as matérias para estudar na semana fica bem mais simples!

Quais são os melhores livros para concursos? Confira 13 títulos

Agora que você conhece as características essenciais de um bom livro para concurso, separamos 13 recomendações. Todas elas atendem aos requisitos anteriores.

São obras atualizadas e escritas por autores renomados em suas respectivas áreas. Além disso, prezam por uma boa organização, constituindo-se como um sólido material de consulta. 

Confira a lista:

  1. Vade Mecum Saraiva Tradicional — 34ª Edição;
  2. Direito Constitucional — Coleção Esquematizado, de Pedro Lenza;
  3. Gramática Comentada com Interpretação de Textos para Concursos, de Adriana Figueiredo;
  4. Raciocínio Lógico para Concursos, de Samuel Liló Abdalla;
  5. Direito Processual Civil — Coleção Esquematizado, de Marcus Vinicius Rios Gonçalves;
  6. Direito Tributário — Coleção Esquematizado, de Roberto Caparroz;
  7. Prática Penal — Coleção Prática Forense, de Fernando Marques, Marcelle Tasoko e Priscila Souto Andrade;
  8. Redação para Concursos, Enem e Vestibulares —  Aprenda Redação com Lógica, de Adriana Figueiredo e Rodolfo Gracioli;
  9. Direito do Trabalho — Coleção Esquematizado, de Carla Teresa Martins Romar;
  10. Vade Mecum OAB e Concursos — 16ª Edição;
  11. Direito Empresarial — Coleção Esquematizado, de Edilson Enedino das Chagas;
  12. Português — Coleção Esquematizado, de Agnaldo Martino;
  13. Manual de Direito Tributário —  14ª Edição, de Eduardo Sabbag.

Confira detalhes de cada título:

1. Vade Mecum Saraiva Tradicional — 34ª Edição

O Vade Mecum Saraiva contém as principais leis brasileiras, organizadas por especialistas. O conteúdo da obra é atualizado, e também selecionado de acordo com os editais de concursos para carreiras jurídicas.

A organização do material é outro diferencial: os índices multifuncionais permitem a localização de qualquer assunto por ordem alfabética, cronológica, pelo número de diploma ou por seu tema. Além disso, as notas de correlação foram revistas e ampliadas. 

A obra ainda contém conteúdo complementar digital, por meio da plataforma Saraiva Conecta. Dessa forma, trata-se de um excelente material de estudo para os concurseiros. 

2. Direito Constitucional — Coleção Esquematizado, de Pedro Lenza

Em Direito Constitucional, o professor Pedro Lenza constrói um material de fácil consulta sobre esta área jurídica, atendendo às necessidades dos concurseiros.

O livro é construído com linguagem fácil e direta, e possui recursos gráficos que auxiliam os estudos e a memorização dos principais temas. 

Além disso, o leitor encontra um ambiente virtual exclusivo, com videoaulas, banco de questões de concursos e resoluções comentadas em vídeo. É uma obra completa de Direito Constitucional e essencial para a preparação para as provas. 

3. Gramática Comentada com Interpretação de Textos para Concursos, de Adriana Figueiredo

Se você tem dificuldade em memorizar as diversas regrinhas gramaticais da nossa língua, este livro da professora Adriana Figueiredo será um importante aliado na sua preparação!

Nele, a autora mostra que é possível aprender a gramática de maneira descomplicada e prazerosa. Com experiência de mais de vinte anos lecionando em cursos preparatórios, ela conhece as principais dúvidas dos concurseiros.

Assim, a cada capítulo deste livro, ela as soluciona, como se você estivesse em sala de aula, dialogando. A obra conta com a gramática completa, reunindo toda a teoria cobrada pelas bancas organizadoras dos concursos, e com questões comentadas e exercícios de fixação.

Indispensável aos concurseiros que precisam aprender gramática e interpretação de textos de uma vez por todas!

4. Raciocínio Lógico para Concursos, de Samuel Liló Abdalla

Nesta obra, o professor e engenheiro Samuel Liló Abdalla reúne o conteúdo essencial da disciplina de Raciocínio Lógico, presente nos editais dos principais concursos de níveis médio e superior do Brasil.

Rico em exemplos, resumos e recursos gráficos que facilitam os estudos, a obra aproxima o leitor de uma das matérias temidas nos concursos públicos. 

No final de cada capítulo, o estudante ainda encontra um banco de exercícios. Essencial para gabaritar as questões de lógica dos principais certames. 

5. Direito Processual Civil — Coleção Esquematizado, de Marcus Vinicius Rios Gonçalves

Esta obra traz um texto completo sobre a disciplina de Direito Processual Civil, com doutrina e jurisprudência atualizada. 

Ideal para estudar para concursos, o livro tem as principais ideias destacadas no texto, com esquemas gráficos e tabelas, o que torna o aprendizado mais ágil e agradável.

Ademais, no fim de cada capítulo, o concurseiro encontrará questões dos exames oficiais, especialmente selecionadas pelo autor Marcus Vinicius Rios Gonçalves. Elas ajudam na fixação dos conteúdos e na preparação para as provas. 

6. Direito Tributário — Coleção Esquematizado, de Roberto Caparroz

Nesta obra, o experiente professor Roberto Caparroz aborda os fenômenos do Direito Tributário, com ênfase no entendimento dos tribunais superiores. Também reproduz artigos da Constituição e do Código Tributário Nacional, para que o leitor tenha um material completo, sem a necessidade de recorrer a fontes externas.

A obra é atualizada, repleta de exemplos práticos e sintonizada com a jurisprudência dos tribunais superiores. O estudante também encontra provas anteriores de concursos, compreendendo quais são os temas mais cobrados nos exames, e fixando os assuntos. 

Livro essencial aos concurseiros, principalmente aqueles que pretendem conquistar a carreira fiscal. 

7. Prática Penal — Coleção Prática Forense, de Fernando Marques, Marcelle Tasoko e Priscila Souto Andrade

Este livro tem por objetivo fornecer subsídios adequados nos conhecimentos teóricos e práticos da disciplina de Direito Penal. O conteúdo é atualizado, confiável e contém um roteiro seguro para as principais peças processuais desta matéria.

Assim, são analisados temas importantes, como teses de defesa, ação penal, apelação, embargos infringentes e de nulidade, recursos especial e extraordinário, habeas corpus e mandado de segurança.

Obra importante na preparação para concursos e também para o dia a dia do advogado criminalista

8. Redação para Concursos, Enem e Vestibulares —  Aprenda Redação com Lógica, de Adriana Figueiredo e Rodolfo Gracioli

Fuga do tema, falta de conteúdo, dificuldade de organizar o pensamento, ausência de coesão. Estes são apenas alguns dos obstáculos que são enfrentados pelos concurseiros durante a produção de uma redação tema livre, por exemplo.

Desse modo, é necessário que os estudantes conheçam as técnicas que garantem a produção de um texto claro, bem articulado e consistente. Nesta obra, eles vão encontrar um guia completo para realizar uma excelente redação.

De forma simples e didática, os autores Adriana Figueiredo e Rodolfo Gracioli mostram que produzir uma redação perfeita é uma tarefa que pode estar ao alcance de todos.

9. Direito do Trabalho — Coleção Esquematizado, de Carla Teresa Martins Romar

Em Direito do Trabalho, a professora Carla Teresa Martins Romar apresenta temas importantes da seara trabalhista, além de comentar os efeitos da pandemia do coronavírus, que continuam a ser vivenciados nas relações de trabalho.

Como é característico da Coleção Esquematizado, a obra é atualizada, com diversos exemplos cotidianos, e sintonizada com a jurisprudência dos tribunais superiores.

Além disso, o leitor encontra questões de provas, que o ajudam na preparação para os exames oficiais. 

Leia também: Coronavírus (COVID-19) – Impactos nas relações trabalhistas

10. Vade Mecum OAB e Concursos — 16ª Edição

Em 2011, surgiu a ideia de criar um Vade Mecum especial, com a legislação selecionada para concursos públicos e prova OAB. A obra foi sucesso absoluto e chega agora à sua 16ª edição.

Nela, o leitor encontra: texto de acordo com os principais editais de concursos públicos e do exame da Ordem; material preparado com orientação acadêmica e pedagógica de professores experientes; índices de legislação por área; entre outros.

Ideal para concurseiros, estudante de Direito e advogado.

Leia mais: Saiba como usar o Vade Mecum OAB.

11. Direito Empresarial — Coleção Esquematizado, de Edilson Enedino das Chagas

Esta obra apresenta as marcas do autor Edilson Enedino das Chagas: simplicidade, objetividade e linguagem de fácil compreensão. A disciplina de Direito Empresarial é apresentada ao leitor de maneira completa e atualizada, constituindo-se como um material essencial aos seus estudos.

Além disso, diversos recursos gráficos auxiliam na fixação dos conteúdos, como tabelas, gráficos, fluxogramas e quadros sinóticos. O concurseiro também encontra questões para ajudá-lo a se preparar para os exames oficiais. 

12. Português — Coleção Esquematizado, de Agnaldo Martino

Neste livro, os estudantes encontram os quatro grandes temas da disciplina de português, presente nos concursos de vários níveis: gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva.

A divisão da obra foi pensada para facilitar a pesquisa e a leitura. Basta verificar o programa de português no edital da prova que você pretende prestar, e, em seguida, localizar esses assuntos no livro.

Dessa forma, você terá em mãos uma obra que contempla o conteúdo de concursos, com dicas de português essenciais para sua aprovação!

13. Manual de Direito Tributário — 14ª Edição, de Eduardo Sabbag

Em Manual de Direito Tributário, o professor Eduardo Sabbag faz uma abordagem aprofundada da disciplina, sem deixar de ser claro e didático. A obra esgota os principais temas da matéria exigidos nos editais de concursos das áreas jurídica e fiscal.

Nesta 14ª edição, o leitor encontra como diferenciais: a meticulosa atualização jurisprudencial, a disponibilização de materiais extras em vídeo e áudio e um caderno virtual de questões de concursos anteriores.

Em resumo, uma obra completa, ampla e atualizada, essencial a qualquer biblioteca jurídica e àqueles que desejam aprofundar-se no estudo do Direito Tributário. 

Confira 13 livros que te ajudarão a permanecer motivado nos estudos

Quem estuda para um concurso público talvez nem aguente mais olhar para livros. É compreensível, mas também é importante lembrar que os livros são uma ótima fonte de motivação e relaxamento.

Quando se fala em livros motivacionais para candidatos é preciso ter algum cuidado com o que se busca, pois não existe um livro que fará alguém acordar todo domingo de manhã morrendo de vontade de estudar.

Porém, algumas obras de literatura, ciência ou autoajuda, por exemplo, podem trazer reflexões valiosas para tornar a maratona de estudos de um concurseiro menos sofrida e mais eficiente.

Na lista abaixo, conheça 13 obras que te ajudarão a permanecer motivado nos estudos:

  1. Autobiografia de um Yogue, de Paramahansa Yogananda;
  2. Aumente o poder do seu cérebro, de John Medina;
  3. Foco Triplo, de Daniel Goleman e Peter Senge;
  4. A mente organizada: Como Pensar com Clareza, de Daniel Levitin;
  5. A arte de esquecer: Cérebro, memória e esquecimento, de Iván Izquierdo;
  6. Motivação 3.0, de Daniel Pink;
  7. A arte de fazer acontecer, de David Allen;
  8. Minha Breve História, de Stephen Hawking;
  9. Tratado da Argumentação, de Chaim Perelman;
  10. No ar rarefeito, de Jon Krakauer;
  11. O Mercador de Veneza, de William Shakespeare;
  12. Mindfulness, de Mark Williams e Danny Penman;
  13. Lógica, de Stan Baronett.

Conheça cada livro em detalhes:

1. Autobiografia de um Yogue, de Paramahansa Yogananda

O livro, escrito pelo iogue indiano Paramahansa Yogananda em 1946, relata os poderes iogues de ressuscitar os mortos, ver através de paredes, curar doenças terminais, materializar perfumes e objetos, além de descrever a trajetória de estudos e meditação do autor, com ênfase na técnica de Kriya Yoga e sua missão de difundi-la no Ocidente. 

Yogananda também descreve sua procura por um mestre espiritual e fala de seus encontros com Mahatma Gandhi — a quem deu iniciação em Kriya Yoga.

“Recomendo este livro aos meus alunos. Li, certa feita, que esta obra era a única que Steve Jobs, um dos maiores empreendedores do planeta, mantinha em seu iPhone. Este livro não é apenas inspirador e está além de uma obra estritamente científica ou religiosa.

Ele tem o dom de desconstruir nossa ilusória visão do mundo, despertando a percepção do Poder Divino que há em cada ser humano. Costumo dizer que, entre as suas linhas, há uma chave. Quem a encontra, redescobre a si mesmo”, comenta Pablo Stolze, mestre em direito civil, juiz de direito do Tribunal de Justiça da Bahia e professor da LFG.

2. Aumente o poder do seu cérebro, de John Medina

O livro traz 12 princípios sobre o funcionamento da mente que ajudam a melhorar a capacidade cognitiva. O autor fornece sugestões sobre como usar conhecimentos no dia a dia com simplicidade e eficiência. Aplicando o que ele chama de ‘Regras do Cérebro’, o leitor descobre o que evitar e o que fazer para se sair bem em diferentes tipos de atividades, inclusive durante os estudos ou provas.

“Medina é um pesquisador sério e experiente, vinculado a grandes instituições norte-americanas. No livro, apresenta 12 regras para melhorar a compreensão do funcionamento do cérebro, muito práticas e diretas. A primeira, aliás, é muito esquecida pelos estudantes: exercício físico é fundamental para o cérebro”, conta Edilson Vitorelli, doutor em direito e professor da LFG.

3. Foco Triplo, de Daniel Goleman e Peter Senge

Neste livro, Daniel Goleman e Peter Senge apresentam ferramentas que hoje são mais necessárias do que nunca: a autoconsciência, a empatia e o entendimento da nossa relação com o mundo. Ao desenvolver essas três habilidades, é possível melhorar o desempenho acadêmico, o desenvolvimento pessoal e os relacionamentos.

Em um mundo onde as distrações são cada vez maiores, é essencial que os métodos de ensino acompanhem essas mudanças. A educação precisa acomodar as demandas das novas gerações e do mundo contemporâneo.

“O livro aborda os problemas da aprendizagem em um mundo em que ninguém consegue passar mais que 15 minutos longe do WhatsApp. Goleman ficou tão famoso com seus trabalhos sobre inteligência emocional que acabou sendo confundido com autor de autoajuda. Não é. A obra é bem fundamentada e interessante”, explica Vitorelli.

4. A mente organizada: Como Pensar com Clareza, de Daniel Levitin

A boa e velha organização é fator fundamental para se navegar no mar de informações do mundo moderno. Enquanto notícias, textos, contas e aplicativos invadem nosso cotidiano, espera-se que tomemos decisões rapidamente e cada vez maiores.

O livro traz capítulos sobre temas que vão desde a gaveta bagunçada da cozinha até cuidados com a saúde. Daniel Levitin apresenta avanços recentes nos estudos sobre o cérebro e mostra métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre a maneira como organizamos nossos lares, nossos ambientes de trabalho e nossas vidas.

“O texto aborda um problema constante para todo estudante de concursos: organização. Não se sofre mais (como na minha época de candidato) com falta de informação, mas com excesso de livros, de manuais, de aulas, de opiniões. Isso faz com que seja cada vez mais difícil ordenar as ideias, o pensamento e a vida. Levitin é professor de neurociência na McGill University, no Canadá”, conta Edilson Vitorelli.

5. A arte de esquecer: Cérebro, memória e esquecimento, de Iván Izquierdo

O livro do renomado neurocientista Iván Izquierdo fala sobre como e por que esquecemos ou precisamos esquecer, e abrange muitos e diferentes aspectos. 

“A arte de esquecer” demonstra como a pesquisa científica sobre o funcionamento do cérebro pode ser acessível, mesmo quando trata dos mistérios da memória e do esquecimento. Você vai conhecer os vários tipos de memória, bem como suas respectivas áreas cerebrais.

Vai também compreender por que esquecemos tanto, e conhecer as várias formas de esquecimento; bloqueio, extinção e repressão. Ao final saberá que esquecemos para poder pensar, esquecemos para não enlouquecer e para poder conviver e sobreviver.

“Neste livro, o autor argentino naturalizado brasileiro aborda uma das questões que mais atormenta o estudante: o esquecimento. É difícil definir quais informações podem e até devem ser esquecidas e quais devem ser armazenadas. É uma coletânea de artigos interessante, que pode ser lida aos poucos”, explica Vitorelli.

6. Motivação 3.0, de Daniel Pink

O autor defende nesta obra que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente, e que os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um. É o legado deixado no mundo e o nível de satisfação pessoal e profissional que fazem as pessoas buscarem um melhor desempenho e resultado no que se propõem a fazer. Este livro procura ensinar o leitor a usar esses princípios.

“Pink afirma que autonomia, maestria e propósito são os três principais fatores motivacionais dos indivíduos e quem acha que apenas o dinheiro motiva não poderia estar mais enganado. O dinheiro é importante, mas não é tudo.

O autor trata a motivação do ponto de vista técnico, com estímulos e recompensas, sem soluções mirabolantes. Uma curiosidade sobre o autor: em 2008, Oprah Winfrey foi convidada para dar uma aula inaugural na Universidade de Stanford e presenteou todos os alunos com uma cópia de um livro de Pink, ainda inédito no Brasil: A Whole New Mind: Why Right Brainers Will Rule the Future”, conta o professor.

7. A arte de fazer acontecer, de David Allen

David Allen é consultor de gestão e partilha neste livro alguns métodos que tem o objetivo de ajudar a conquistar um melhor desempenho, sem stress. 

O leitor aprenderá a aplicar a regra de ‘fazer, delegar, adiar, abandonar’ para conseguir esvaziar o seu tabuleiro de entrada. O autor também explica a reavaliar objetivos e manter-se focado durante situações de mudança, a planejar e fazer avançar projetos, a superar sentimentos de confusão e de ansiedade e sentir-se bem em relação ao que não está a fazer.

Allen acredita que a produtividade é diretamente proporcional à capacidade de descontrair. Ele tenta mostrar que só quando a mente está limpa e os pensamentos organizados é que se pode conquistar resultados eficazes e libertar o potencial criativo. Ao apresentar princípios e truques, este livro pretende transformar a forma de trabalhar e viver.

“Adianta muito pouco ser motivado e não conseguir implementar os seus sonhos. Allen nos coloca com os pés no chão. Querer sucesso, querer aprovação, todos querem. O problema é direcionar os esforços, de modo eficiente, para essa trajetória.

Produtividade sem estresse, o lema do autor, certamente é algo a ser buscado por qualquer candidato. Embora voltado ao mundo empresarial, o livro pode contribuir para os estudantes também”, explica Edilson.

8. Minha Breve História, de Stephen Hawking

O livro conta a trajetória de Hawking, desde a infância na Londres do pós-guerra até o reconhecimento científico internacional. 

Com fotos pessoais, raramente publicadas, este relato apresenta o leitor a um Hawking quase nunca vislumbrado nos livros anteriores — o estudante curioso que foi apelidado de Einstein; o brincalhão que já apostou com um colega sobre a existência de um buraco negro; e o jovem marido e pai lutando para alcançar prestígio no mundo da física e da cosmologia.

Hawking discorre sobre os desafios que precisou enfrentar após o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ao contar sobre o desenvolvimento de sua carreira, ele explica que a ideia de uma morte prematura o incitou a se dedicar com mais afinco às descobertas intelectuais.

“A incrível história do físico Stephen Hawking, contada por ele mesmo com sinceridade, lucidez e nenhuma autopiedade. Como uma pessoa transforma uma quase sentença de morte numa vida extraordinária”, explica Roberto Caparroz, professor da LFG e doutor em direito tributário.

9. Tratado da Argumentação, de Chaim Perelman

As preocupações que permeiam este livro vinculam-se àquelas dos autores da Renascença e, mais ainda, às dos autores gregos e latinos que estudaram a arte de convencer e as técnicas da discussão. Este tratado é dirigido não apenas aos filósofos, mas a todos aqueles que têm a tarefa de convencer, seja a que título for.

“A linguagem e o pensamento são elementos essenciais para o sucesso no mundo dos concursos. Estudar a nova retórica, os segredos da argumentação e da arte da persuasão permite ao candidato escrever melhor e, acima de tudo, desvendar as questões propostas pelas bancas examinadoras”, explica Caparroz.

10. No ar rarefeito, de Jon Krakauer

Contratado por uma revista para escrever sobre a crescente comercialização da escalada do monte Everest, Jon Krakauer participou de uma expedição guiada ao topo do mundo. Em 10 de março de 1996, atingiu com muito custo os 8848 metros de altitude.

Enquanto descia ao acampamento, nove alpinistas morreram, e até o final daquele mês outros três não resistiriam à empreitada. Muito abalado pela tragédia e obcecado em rever o evento em detalhes, Krakauer escreveu este depoimento tocante sobre o sentido da vida e o poder dos sonhos.

“O livro narra a trágica história de uma expedição que enfrentou o Everest em 1996 contada por quem esteve lá. É um depoimento imperdível sobre como enfrentar grandes desafios, viver sonhos e superar dificuldades”, conta Roberto.

11. O Mercador de Veneza, de William Shakespeare

Em “O Mercador de Veneza”, William Shakespeare concebe uma peça que mistura fantasia e realismo. Tramas conexas progridem sobre a mítica multa de uma libra de carne ante um empréstimo de três mil ducados pelo judeu usuário Shylock para o cristão Antônio, os quais são personagens não só nebulosos como também ambíguos. Essas figuras compõem um painel, onde comédia e tragédia transitam do particular para o geral.

“Um dos livros supostamente mais simples de Shakespeare revela-se o primeiro (e talvez o melhor) estudo sobre a interpretação jurídica, a aplicação das leis e dos contratos. Indispensável a concurseiros”, explica o professor.

12. Mindfulness, de Mark Williams e Danny Penman

O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que ajudam a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

“É um guia prático e bastante elucidativo sobre meditação, com exercícios para controlar a ansiedade e melhorar a atenção. Útil e com base científica, vai ajudar os concurseiros a enfrentar com mais tranquilidade o desafio e o stress de estudar”, diz Caparroz.

13. Lógica, de Stan Baronett

Este livro traz a lógica básica, matéria cobrada em inúmeras disciplinas que exigem raciocínio lógico, e encurta a distância entre o aluno e a matéria mostrando que a lógica faz parte do cotidiano de todos.

“A lógica é a mais poderosa ferramenta do raciocínio e uma aliada fundamental para qualquer concurseiro. Todos aqueles que quiserem se tornar ‘matadores de questões’ precisam conhecê-la e este livro é uma excelente introdução, didática e com ótimos exemplos”, finaliza o professor.

Esperamos que tenha gostado desse artigo com recomendações de livros para concursos! Quer saber como não esquecer aquilo que você estudou? Confira este post com 18 segredos de memorização!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria