Conheça os melhores filmes de Direito para estudantes

filmes de Direito: imagem de claquete de cinema
A Equipe LFG fez uma seleção de 16 filmes de Direito com enredos que envolvem casos emblemáticos e inesquecíveis. Confira!

Drama, comédia, tragédia e diversas categorias de filmes de direito, nacionais e estrangeiros, podem auxiliar e muito os estudantes do curso. 

Afinal, as situações apresentadas na ficção (e muitas vezes, baseados em fatos reais) apontam diferentes tipos de conflitos, armações, defesas, acusações e condenações, que irão nos acompanhar ao longo da carreira jurídica.

Os filmes também são uma ótima maneira de aprender de forma leve e descontraída. Além disso, estudar com filmes pode ser uma excelente técnica de memorização, uma vez que eles nos proporcionam o contato com casos práticos.

Por isso, a Equipe LFG fez uma seleção de 16 filmes com enredos que envolvem casos emblemáticos e inesquecíveis, para complementar os seus estudos:

1- A Firma (The Firm)

2 – Código de Conduta (Law Abiding Citizen)

3 – A Vida de David Gale (The Life of David Gale)

4 – Bicho de Sete Cabeças

5 – Filadélfia (Philadelphia)

6 – As Duas Faces de Um Crime (Primal Fear)

7 – A Condenação (Conviction)

8 – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

9 – O processo (Le Procès)

10 – O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker)

11 – O sol é para todos (To Kill a Mockingbird)

12 – Legalmente loira (Legally Blonde)

13 – Carandiru

14 – O advogado do diabo (The Devil’s Advocate)

15 – O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice)

16 – Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)

A seguir, vamos falar mais sobre cada um deles. Continue a leitura e descubra porque estas obras podem ser excelentes para te ajudar a aprender mais sobre o direito! 

Confira também: Conheça as 25 melhores séries de Direito!

1- A Firma (The Firm)

Altos salários, mansões e muito dinheiro envolvido em uma trama que envolve lavagem de dinheiro, uma organização criminosa e um escritório de advocacia conceituado. 

Esse é o mote do filme “A Firma”, com direção de Sydney Pollack. Lançado em 1993, o longa aponta os meios éticos do Direito e a ambição de jovens advogados que se envolvem no negócio ilícito.

Curso Supercombo OAB 1 fase: clique e saiba mais!

2 – Código de Conduta (Law Abiding Citizen)

Ao testemunhar os assassinatos de sua filha e esposa Clyde Shelton (vivido por Gerard Butler), não acredita na sentença de apenas cinco anos de reclusão a um dos assassinos. 

Dez anos depois do crime, este assassino é encontrado morto e Clyde é preso, mesmo sem provas suficientes para incriminá-lo. O filme chama atenção para a incoerência de um sistema judicial que pode libertar criminosos rapidamente e prender outras pessoas, mesmo sem as evidências necessárias.

3 – A Vida de David Gale (The Life of David Gale)

Sob a direção incrível de Alan Parker, o filme de 2003 conta a trajetória de um advogado ativista que luta contra a pena de morte

No entanto, após ser acusado de estuprar e assassinar uma colega de profissão, vai para o corredor da morte. Seu último desejo é o de que um jornalista escreva sobre sua vida, para contar sua história com o ativismo, a advocacia e os julgamentos que passou.

4 – Bicho de Sete Cabeças

O jovem Neto (Rodrigo Santoro) é internado em um manicômio. A decisão é tomada de maneira precipitada e espelhada na relação de difícil convivência com seu pai, a internação acontece contra sua vontade.

Em condições subumanas de tratamento, Neto sofre o descaso de um sistema manicomial destrutivo e agressivo. Meios invasivos como choques, remédios fortíssimos e um ambiente hostil, fazem com que o jovem piore. 

A direção de Laís Bodanzky é brilhante e capta todo o sentimento e revolta, tanto do personagem principal, quanto dos que estão reclusos no mesmo hospital psiquiátrico. Vale para o estudante ao, inclusive, apontar a importância da Lei 10.216/2001, referente à proteção e direitos de pessoas com transtornos mentais.

Leia também: 2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

5 – Filadélfia (Philadelphia)

Uma armação sob alegação de incompetência é proferida ao jovem advogado Andrew Beckett (Tom Hanks). Assim, Andrew é demitido do tradicional escritório em que trabalha.

No entanto, com a carreira interrompida de forma brusca, ele descobre que foi dispensado por ser portador do vírus HIV. O filme mostra a luta do jovem para ter justiça, com a ajuda de um polêmico advogado de defesa para processar o escritório que o demitiu. 

Com direção de Jonathan Demme, a película de 1993, expõe o preconceito do início dos anos 90 com portadores do vírus e o tratamento da sociedade com os homossexuais. Além disso, traz ótimos debates referente aos direitos dos Advogados.

6 – As Duas Faces de Um Crime (Primal Fear)

Após o assassinato de um arcebispo local, que chocou a opinião pública da cidade de Chicago (EUA), o criminoso – um jovem de apenas 19 anos, é preso com sangue da vítima em suas roupas.

O personagem vivido por Edward Norton, consegue o contato de um grande advogado de defesa, que se oferece para defendê-lo gratuitamente, em busca dos holofotes da mídia. O filme levanta a questão dos grandes julgamentos e o quanto a interferência da imprensa pode afetar em seus resultados.

7 – A Condenação (Conviction)

Betty Anne, vivida por Hilary Swank, se vê compelida a estudar Direito para salvar seu irmão Kenny (papel de Sam Rockwell) acusado de crimes que acontecem na cidade. 

Ao acreditar piamente na inocência do irmão e com sua condenação à prisão perpétua, ela recorre em defesa dele. No entanto, como não tem dinheiro para custear um advogado de renome, ela mesma assume o caso.

Leia também: Série de Direito – Orange is the New Black 

8 – Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

Em um filme brilhantemente construído por Stanley Kubrick, em 1971, a violência gratuita toma conta da Inglaterra. Jovens desordeiros, liderados por Alex Delarge (Malcolm McDowell), agridem, maltratam pessoas por meio de uma delinquência juvenil sem limites. 

Entretanto, o filme aborda também questões psiquiátricas, o livre-arbítrio e a falta de autoridade contra os crimes. Questões primordiais sobre Direito Penal e criminologia são discutidas ao longo da película.

9 – O processo (Le Procès)

Com direção de Orson Welles, em 1962, o filme aborda a prisão de um homem sem que seja revelado o motivo. Baseado na obra homônima de Franz Kafka, a película mostra a evolução da trama para que o motivo dessa prisão, bem como sua condenação à pena de morte, sejam revelados. 

O filme é relevante para que o estudante perceba as artimanhas da justiça e seus caminhos tortuosos, além de unir de forma primorosa o cinema e a literatura.

10 – O Homem que Fazia Chover (The Rainmaker)

Com direção de Francis Ford Coppola, este filme de 1997 conta a história do jovem advogado desempregado Rudy Baylor, (interpretado por Matt Damon), que se oferece para ajudar uma família a entrar na justiça contra uma companhia de seguros de saúde. 

A seguradora não queria autorizar o transplante de medula óssea – única salvação de seu filho pequeno que tem leucemia. Além disso, uma trama paralela acontece quando Rudy se apaixona por uma vítima de violência contra a mulher, que sofre constantes agressões físicas e psicológicas vindas de seu marido.

11 – O sol é para todos (To Kill a Mockingbird)

O filme, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado, em 1962, é baseado no livro de mesmo nome da escritora Harper Lee, vencedor do prêmio Pulitzer de 1961.

Tanto o livro quanto o filme se tornaram clássicos indispensáveis para qualquer estudante de Direito. A história narra o caso de um jovem advogado, que, em uma pequena cidade dos Estados Unidos, aceita defender um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. 

A narrativa aborda temas como racismo, preconceito e violência, além de mostrar as dificuldades que um advogado criminal enfrenta na sua vida pessoal e profissional.

Leia também: Entenda a diferença entre injúria racial e crime de racismo

12 – Legalmente loira (Legally Blonde)

Apesar de ser uma comédia de sessão da tarde, o filme Legalmente Loira, de 2001, pode servir de grande inspiração para estudantes de Direito. 

O filme conta a história de Elle Woods (Reese Witherspoon), uma típica patricinha que, para reconquistar seu ex-namorado, se matricula no curso de Direito da renomada universidade Harvard, contrariando a expectativa de todos. 

Com sua naturalidade e inteligência, Elle acaba impressionando seus colegas e professores e conquistando o seu lugar no competitivo mercado do Direito. É um filme para se divertir e refletir sobre como é necessário ser criativo e quebrar estereótipos para ser bem sucedido no universo jurídico.

13 – Carandiru

A produção brasileira, de 2003, é baseada nos fortes relatos do médico Drauzio Varella, que, durante os anos 80 e 90, realizou um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. 

O filme mostra a realidade dos detentos no presídio, e mostra uma visão humanizada deles, que possuem suas próprias histórias e sonhos de vida. A história do filme culmina com o massacre de 1992 ocorrido no local, onde 111 prisioneiros foram mortos. 

O filme faz parte da lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Além de ser baseado em uma história real, o filme contribui para o entendimento da realidade do sistema prisional brasileiro e serve para humanizar nossa visão sobre as pessoas encarceradas.

Saiba mais: Conheça melhor os crimes mais cometidos no Brasil

14 – O advogado do diabo (The Devil’s Advocate)

O filme, de 1998, conta com as incríveis atuações de ninguém menos que Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron. O filme narra a história do ambicioso advogado Kevin Lomax (Keanu Reeves), que trabalha em uma pequena cidade da Flórida e nunca perdeu um caso. 

Sua reputação chama a atenção do advogado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York, que oferece a Kevin um emprego com um alto salário e várias mordomias. 

Aos poucos, Kevin se torna cada vez mais obcecado com seu novo estilo de vida e vai deixando de lado sua esposa Mary Ann (Charlize Theron) e seus valores éticos e morais. Enquanto isso, seu chefe John Milton segue aguçando a ambição do jovem advogado e fazendo-o se afastar ainda mais de sua vida anterior. 

O filme nos ajuda a refletir sobre o limite entre a ambição de ter sucesso na carreira e a necessidade de continuar dando atenção a família e manter os seus preceitos éticos.

15 – O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice)

Novamente com a atuação de Al Pacino, o filme O Mercador de Veneza, de 2004, é baseado na obra de mesmo nome do célebre escritor William Shakespeare. A história se passa na cidade de Veneza, no século XV, em uma época em que o Direito era muito diferente do que conhecemos hoje. 

Na história, o jovem Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) um empréstimo para que possa cortejar a jovem Portia (Lynn Collins), já que na época era necessário pagar um dote para se casar. 

Antonio, comovido com a história de amor, pede um empréstimo ao judeu Shylock (Al Pacino), que estava à espera uma oportunidade para se vingar de Antonio, que constantemente o atacava com ofensas antissemitistas. 

Assim, Shylock impõe uma condição peculiar para o contrato de empréstimo: se o empréstimo não fosse pago em três meses, Antonio deveria dar um pedaço da sua própria carne a Shylock. 

Após o prazo estabelecido, Antônio não paga o empréstimo e leva o caso à corte para que se defina se a condição imposta será mesmo executada. 

A obra nos leva a refletir sobre os limites dos contratos e nos ajuda a entender as bases nas quais o Direito moderno foi construído, já que é sabido que as histórias de  William Shakespeare exerceram grande influência na nossa sociedade.

Confira: Como as séries de TV podem ajudar nos estudos?

16 – Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)

O filme da Netflix, de 2020, é baseado no caso real de um julgamento que ficou conhecido como o julgamento dos sete de Chicago. 

Um grupo de ativistas e manifestantes, de diversas organizações, é acusado pelo governo estadunidense de conspiração e incitação à revolta através de protestos contra a Guerra do Vietnã que aconteceram durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, na cidade de Chicago. 

O filme, que conta com grande elenco e que chegou a ser indicado ao prêmio Oscar de Melhor Filme, mostra a série de acontecimentos que culminou no protesto e as articulações políticas que estavam por trás do julgamento. 

O filme, baseado em fatos reais, nos ajuda a compreender que o Direito e a política andam lado a lado, e, nem sempre, é possível existir um julgamento neutro, além de nos ajudar a entender como funciona a justiça americana.

Esperamos que tenha gostado deste artigo, e que os filmes de direito que indicamos te ajudem a ter sucesso na carreira jurídica. Agora, continue no blog e confira 18 dicas de estudo para melhorar seu rendimento na prática!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria