Conheça o homeschooling e entenda os desafios da educação domiciliar

homeschooling: mãe e filhos estudando em casa
Entenda o que é homeschooling, onde surgiu, como funciona e quais são os principais aspectos do PL 1.388/2022. Continue a leitura!

A educação domiciliar, ou homeschooling,  voltou a figurar nos noticiários brasileiros. O tema divide opiniões de especialistas e da sociedade civil. 

Em setembro de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a modalidade de ensino domiciliar. No entanto, o Projeto de Lei 3.179 de 2012, atualmente PL 1.388/2022, que autoriza a prática do homeschooling no Brasil, foi aprovado na Câmara dos Deputados e já tramita no Senado Federal. 

Uma série de itens constitucionais estão em jogo, caso o Projeto de Lei seja aprovado.  De acordo com o professor da Rede LFG, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo (IBDFAM-SP) e especialista em Direito Processual Civil, João Aguirre, trata-se de uma forma de limitar a abertura da sociedade, da convivência dessas crianças e adolescentes.

“Esses direitos estão previstos tanto na Constituição Federal (CF) quanto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Envolve, primeiramente, o direito fundamental à educação, que passa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de número 9.394, de dezembro de 1996”, complementa.

Por ser um tema polêmico, com grande repercussão, que envolve diversas leis e agentes sociais, o homeschooling pode surgir em questões de concursos públicos e vestibulares. Assim como em provas de redação

Então, para que você possa conhecer mais sobre o homeschooling, nós preparamos esse artigo. Nele você verá:

  • O que é homeschooling?
  • Onde surgiu o homeschooling?
  • Como funciona o homeschooling? 
  • Quais os principais aspectos do PL 1.388/2022?
  • Qual o entendimento do STF sobre o tema?
  • Quais são os pontos negativos do homeschooling?

Tenha uma boa leitura!

Leia também: 12 melhores livros para concursos públicos. Confira!

O que é homeschooling?

Homeschooling é um termo em inglês que pode ser traduzido como “ensino escolar em casa”. No Brasil, diversas vezes nos deparamos também com os termos educação doméstica e ensino domiciliar

O homeschooling é uma modalidade de ensino em que a criança ou adolescente não frequenta a escola. As aulas são ministradas em casa por educadores, tutores ou até mesmo pelos próprios pais. 

Os adeptos do homeschooling defendem que essa modalidade confere aos estudantes mais segurança, conforto e qualidade. Além de identificar com mais facilidade as aptidões da criança ou adolescente. 

De acordo com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), o homeschooling possui 3 objetivos principais:

  • Oferecer uma educação intelectual de qualidade;
  • Oferecer uma educação personalizada de acordo com as potencialidades do aluno; e,
  • Formar o caráter dos alunos de acordo com os valores dos pais.

Porém, muitos especialistas criticam essa modalidade de ensino como veremos a frente. 

Leia também: Entenda o que é Direito de Família e confira dicas para atuar nesta área

banner curso carreiras jurídicas: clique para acessar!

Onde surgiu o homeschooling?

O homeschooling é um modelo de ensino muito antigo e muito comum antes do surgimento das escolas nos moldes que conhecemos hoje. 

Entretanto, poucas pessoas tinham acesso a esse tipo de educação. De maneira geral, apenas a elite tinha oportunidade de estudar

Isso porque os tutores cobravam caro e os filhos das famílias pobres começavam a trabalhar muito cedo. Enquanto os filhos das famílias ricas podiam priorizar os estudos. 

Com a popularização das escolas no século XX, o acesso ao ensino tornou-se mais democrático. No Brasil, a Constituição de 1934 foi a primeira Carta Magna no país a destinar um capítulo inteiro para a educação. 

A CF de 1934 também tornou obrigatório e gratuito o ensino primário público. Além de estabelecer que uma parte dos orçamentos federal, estadual e municipal deveriam ser destinados ao desenvolvimento e manutenção de sistemas educativos. 

Alguns anos depois, entre as décadas de 60 e 60. John Holt, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, criou a ideia de “desescolarização”, que resgatava a prática da educação intelectual fora da escola. 

Holt, a partir disso, liderou um movimento internacional de defesa e legalização do homeschooling. Esse movimento foi considerado um marco para a expansão da educação doméstica. 

Atualmente, segundo a ANED, existem 60 países em que o modelo é adotado e regulamentado, dentre os principais encontramos:

  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • França;
  • Itália;
  • Espanha;
  • Canadá;
  • África do Sul;
  • Suíça; e,
  • Austrália.

Leia também: Proteção integral de crianças e adolescentes e a epigenética

Como funciona o homeschooling?

Como a modalidade de ensino domiciliar ainda não é permitida no Brasil, não existe um modelo correto de aplicação do homeschooling. 

Contudo, em países em que a educação doméstica é permitida, os pais ou tutores definem como os filhos vão aprender. Os praticantes da modalidade defendem que o objetivo do homeschooling é que os estudantes aprendam ao invés de decorar os conteúdos. 

O homeschooling pode ser realizado a partir do uso de várias ferramentas, como:

  • Videoaulas e podcasts;
  • Materiais didáticos;
  • Plataforma de ensino;
  • Parques, exposições e museus;
  • Aplicativos, sites e blogs. 

Leia também: Guia Oficial dos Concursos Abertos 2023!

Possibilidades no homeschooling

Existe ainda a possibilidade de se terceirizar a aplicação do homeschooling, através de tutores ou do ensino a distância. Observe:

Tutores ou educadores particulares

Os pais contratam profissionais da educação para que os filhos recebam as mesmas aulas que teriam em uma escola regular. Porém, sem o convívio com outras crianças ou adolescentes.

Geralmente, usa-se material didático específico, elaborado pelo próprio profissional.

Ensino a Distância (EaD)

Essa modalidade de homeschooling já é muito comum no ensino superior. Os pais podem contratar escolas especializadas ou professores particulares que prestam esse serviço. As aulas podem ser gravadas ou ao vivo e os alunos assistem de casa. 

Leia também: Saiba o que é o Plano Nacional de Educação, sua proposta e principais metas!

Quais são os pontos negativos do homeschooling?

João Aguirre, professor da rede LFG, diz que a LDB é clara ao determinar que os pais ou responsáveis têm o dever de matricular na rede regular de ensino e ainda a obrigação de zelar pela frequência desse aluno, que é obrigatória. 

O professor argumenta que, um dos grandes problemas sobre a educação em casa é que não haverá a fiscalização correta para o cumprimento desses pontos, por exemplo.

“O fato é que a educação em casa não vai ter uma fiscalização que garanta e comprove o aprendizado. Se perder dez anos de sua vida nesta educação, como isso será reposto se não estiver de acordo com os padrões de ensino?”, questiona o professor.

Direito à convivência

Desta forma, o aluno que fosse educado em casa, sairia prejudicado. “Ainda assim, viola um direito fundamental que é o direito à convivência comunitária, que, inclusive, está no ECA no Art. 19”, complementa. 

João Aguirre levanta também a questão de outros pontos que esta convivência entre alunos traz para a criança: “A criança na escola aprende a conviver com os outros, a respeitar e também a competir de forma saudável.”

“Esse ideal de felicidade que pode ser criado ao se educar em casa, é muito irresponsável, pois tira da criança a ideia de que nada dá errado. É o máximo do limite de proteção, pois nem todo pai, por exemplo, dará uma nota baixa ao filho”, argumenta.

Leia também: Entenda o que é e como construir uma educação antirracista em sua instituição de ensino!

Exclusão e aprendizado

Outro ponto desfavorável à educação domiciliar levantado pelo professor João refere-se ao fato que esta criança também estaria criando ambientes de exclusão. “A criança que não frequenta o ambiente escolar não aprende a conviver com as diferenças, com outras pessoas”, diz.

Em complemento, o professor explica que há o fato desta criança não participar de culturas diferentes, por exemplo. “Esse Projeto de Lei não honra as regras e tampouco os preceitos do Ministério da Educação e Cultura (MEC)“, finaliza.

Leia também: Série jargões: você sabe o que é curatela?

Riscos e efeitos negativos da educação domiciliar 

Em junho de  2022 o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma coalizão que envolve seis organizações, dentre elas a Universidade de Harvard e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), divulgou um relatório sobre os efeitos do homeschooling no desenvolvimento das criança e adolescentes

O estudo chegou a sete possíveis efeitos negativos da educação domiciliar para as crianças brasileiras, a partir da análise comparada de estudos internacionais sobre o tema e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os 7 efeitos negativos do homeschooling no desenvolvimento infantil são: 

  1. Chances menores de ingresso no ensino superior, em comparação com jovens que frequentaram escolas;
  2. Renda mais baixa na vida adulta em comparação com jovens que frequentaram escolas;
  3. Menos oportunidades para convivência com outras crianças ou outros adultos cuidadores;
  4. Menos força e resistência muscular em relação às crianças que frequentaram a escola;
  5. Crianças mais vulneráveis a violência ou negligência, pois muitos desses problemas são identificados na escola;
  6. Maior risco da criança se tornar “invisível” e perder acesso a outros direitos, como Bolsa Família, que exige frequência escolar das crianças para que os pais acessem o benefício.  
  7. Autoconfiança mais baixa do que as crianças que frequentaram escolas. 

O estudo também apresenta que retirar as crianças do convívio escolar fere vários de seus direitos. Os efeitos danosos podem perdurar por toda a vida daquele indivíduo. Afinal, a família é crucial para o desenvolvimento educacional dos jovens, mas não pode ser o único. 

Com isso, o NCPI chega a 5 conclusões sobre o homeschooling e a realidade do sistema educacional brasileiro:

  1. A socialização das crianças em espaços coletivos na educação infantil, com outros adultos e crianças, impulsiona o desenvolvimento afetivo e social. É assim que elas conhecem diferentes perspectivas e ampliam seus repertórios sociais e culturais; 
  2. A escola é fundamental para a identificação e encaminhamento de casos de violência, negligência e abuso intrafamiliar;
  3. Acabar com a obrigatoriedade de frequência escolar de crianças e adolescentes pode aumentar a desigualdade social brasileira;
  4. A escola é fundamental para efetivar o acesso a diversos direitos e serviços públicos relacionados à saúde e proteção social; e
  5. A estrutura pública de secretarias federais, municipais e estaduais de educação não conta com recursos técnicos e humanos necessários para supervisionar a qualidade do ensino domiciliar

Leia também: Tudo sobre Direitos Fundamentais

Homeschooling no Brasil

Com a pandemia de covid-19 e, consequentemente, o fechamento das escolas, diversos políticos e autoridades incitaram o debate sobre a legalidade do ensino domiciliar. 

Com isso, a despeito do entendimento do STF de 2018 que declarou ilegal o homeschooling, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL 1.388/2022 que regulamenta a modalidade de ensino no Brasil.

A seguir, apresentaremos os principais pontos do projeto de lei. Acompanhe!

Quais os principais aspectos do PL 1.388/2022?

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 19 de maio de 2022 o Projeto de Lei 1.388/2022, que autoriza a educação domiciliar no Brasil

O texto ainda será analisado pelo Senado, podendo sofrer alterações. Caso seja alterado, o PL volta para a Câmara. Se for aprovado, deverá ser encaminhado para sanção ou veto do presidente

O Projeto de Lei sugere uma alteração no entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A proposta é que se passe a admitir o homeschooling na pré-escola, ensino fundamental e médio. 

Com a alteração da da LDB os pais passariam a ser responsáveis pela educação dos filhos. Porém o projeto prevê algumas exigências, sendo:

  • Comprovação de nível superior: ao menos um dos responsáveis deverá ter diploma de nível superior;
  • Apresentação de certidões criminais negativas da Justiça Federal, Estadual ou Distrital dos pais ou responsáveis;
  • Apresentação de relatórios trimestrais com a relação das atividades pedagógicas realizadas no período;
  • Realização de acompanhamento por um docente tutor da instituição autorizada em que a criança estiver matriculada;
  • Cumprimento dos conteúdos curriculares previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Manutenção pelos pais ou responsáveis legais, de registros de atividades pedagógicas e avaliações; e,
  • Realização de avaliações anuais de aprendizagem. 

Escolas e Instituições de Ensino credenciadas 

O texto do PL prevê também que os pais ou responsáveis legais deverão registrar junto a uma escola ou instituição de ensino credenciada a opção pelo ensino domiciliar para os filhos. 

Para se credenciarem nessa modalidade de ensino, as instituições de ensino devem também seguir algumas exigências, como: 

  • Manutenção do registro dos estudantes;
  • Realização de atividades pedagógicas que promovam a formação integral do estudante;
  • Realizar avaliações anuais de aprendizagem;
  • Garantir a participação dos estudantes nos exames dos sistemas federais, estaduais e municipais de avaliação da educação básica;
  • Destinar um tutor docente da instituição para o acompanhamento de cada estudante da modalidade de homeschooling; e,
  • Realizar encontros semestrais com os pais ou responsáveis legais. 

Vale ressaltar que, por mais que o Projeto de Lei já tenha sido aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, ele vai de encontro com o entendimento do STF publicado em 2018, que considera inconstitucional a modalidade de homeschooling no Brasil. 

Leia também: Entenda mais sobre a desistência da adoção e possibilidade de indenização civil!

Qual o entendimento do STF sobre homeschooling?

O STF em setembro de 2018 apresentou através do Tema 822 seu entendimento sobre a constitucionalidade do homeschooling. 

O entendimento considerou inconstitucional a educação domiciliar embasando-se, principalmente, em em 5 artigos da Constituição de 88, sendo eles:

  1. Art. 205 –  A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
  2. Art. 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

  1. Art. 208 – O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

I educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

II – progressiva universalização do ensino médio gratuito; 

(…)

  1. Art. 210 – Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
  2. Art. 214 – A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I – erradicação do analfabetismo;

II – universalização do atendimento escolar;

III – melhoria da qualidade do ensino;

IV – formação para o trabalho;

V promoção humanística, científica e tecnológica do País.

(…)

A análise concomitante destes artigos tornou possível identificar que os princípios regentes do homeschooling estão em desalinho com a Carta Magna de 88

A educação básica, provida de maneira obrigatória pelo Estado, cumpre com uma série de objetivos para o indivíduo, como o desenvolvimento da pessoa, de sua cidadania e de sua qualificação para o mercado de trabalho. 

Contudo, a educação fornecida pelo Estado também tem objetivos coletivos, como a promoção científica e tecnológica do país, a redução da desigualdade social, a promoção e o respeito da diversidade étno-cultural brasileira. 

Sendo assim, a Suprema Corte entendeu que tais objetivos dificilmente podem ser alcançados sem a padronização e a possibilidade de fiscalização presente nas escolas.
E aí, gostou desse conteúdo sobre os desafios do homeschooling no país? Esperamos que sim! Agora, aproveite para conferir o nosso artigo sobre como se preparar para o concurso de Juiz Substituto!

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria