Confira nossas dicas e saiba como estudar informática para concursos públicos!

Informática para concursos: imagem de tela com código de programação
Leia o artigo completo e veja como estudar informática para concursos públicos, o que mais cai nas provas e questões para você treinar!

Candidatos que se preparam para prestar concursos públicos sabem que o conteúdo de informática pode ser um fator determinante na hora da nota final. A maioria dos concursos públicos cobra até cinco questões sobre o tema, e o mínimo de acerto exigido é de 50%, mesmo critério aplicado para outras matérias.

A informática possui muitas peculiaridades quando comparada a outros assuntos cobrados em concursos, como Direito Civil e Penal, por exemplo. E como o conteúdo da disciplina é muito extenso e, às vezes, complexo, algumas dicas são válidas para aprimorar os estudos. Confira!

Informática em concursos públicos: o que devo saber?

O professor de informática focado em concursos públicos da LFG, Carlos Viana, dá algumas dicas importantes para entender o que você precisa aprender de informática na hora de estudar para um concurso público. 

“O primeiro segredo é entender que a informática cobrada em concursos públicos não é a mesma informática que usamos em casa, no dia a dia”, ele explica. “É um erro algumas pessoas acharem que, por saberem mexer em um computador, conseguirão ir bem na prova.”

Ou seja: passar muito tempo nas redes sociais e no computador não é um fator determinante para um bom resultado na prova de informática. Por isso, é fundamental incluir essa matéria no plano de estudos elaborado, garantindo um bom desempenho e evitando a eliminação.

Leia também: Como não esquecer o que estudei? Confira 18 segredos de memorização!

banner concurso escrevente TJ SP: clique para acessar!

O que mais cai de informática em concurso público?

O professor Carlos Viana conta que as questões de informática nos concursos públicos cobram, essencialmente, três segmentos. São eles: 

  • os sistemas operacionais, como Windows e Linux;
  • os softwares de escritório, compostos por Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint; e
  • a Internet, que aborda navegadores, segurança da informação e conceitos de internet. 

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada um desses assuntos. Confira!

1. Sistemas operacionais
2. Internet
3. Softwares

1. Sistemas operacionais

O professor Carlos Viana explica: “Linux e Windows são sistemas operacionais, ou seja, programas que gerenciam o hardware e o software da máquina e intermedeiam a comunicação entre o usuário e o computador”. Nos concursos públicos, é fundamental compreender conceitos básicos de ambos.

As provas de concurso costumam cobrar questões que abordam:

  • O conceito de um sistema operacional, ou seja, a sua definição;
  • As características de cada sistema operacional;
  • Modos de executar procedimentos básicos em cada sistema operacional.

Veja um exemplo:

VUNESP, 2021. Quando estivermos utilizando o MS-Windows 2010, podemos verificar os aplicativos que estão abertos:

(A) na barra de Ferramentas.

(B) no Painel de Controle.

(C) na barra de Tarefas.

(D) na Barra de Apresentação.

(E) no explorador de Arquivos.

A resposta correta seria a letra C.

Confira: Dicas inteligentes de lanches para prova

2. Internet 

O professor Carlos Viana conta que, em concursos públicos, as questões de informática relacionadas à Internet são conceituais e técnicas. Os concursos trazem perguntas como: “conceitue internet”, ou então, “conceitue backbone”, ou ainda, “fale sobre os protocolos da internet”, e o professor explica:

Backbone é toda infraestrutura para interligar equipamentos, como computadores, notebooks ou celulares, em uma macrorregião. Já os protocolos da internet são basicamente programas utilizados como padrão de comunicação na internet. 

Há um protocolo que rege toda a ação que se faz na internet. A ação de navegar na Web, por exemplo, é regida pelo protocolo HTTP, que coordena essa tarefa. Já a tarefa de enviar e-mails é executada pelo protocolo SMTP.” (Nossos destaques)

Ou seja: é preciso conhecer o funcionamento da internet, além de algumas respostas para erros-padrão. Veja, por exemplo, a questão abaixo:

VUNESP, 2020. Após o usuário clicar em um link de uma página da Internet, o navegador exibiu a mensagem “Erro 404 – Página não encontrada”. Isso mostra que:

(A) o buscador não encontrou o termo procurado.

(B) a conexão de internet está indisponível, pois o link não foi acessado.

(C) o programa necessário para abrir o link não está instalado.

(D) o download da página não foi concluído, por isso não foi encontrada.

(E) o link está quebrado, pois encaminhou para um endereço indisponível.

A resposta correta é a letra E. Para responder corretamente, o candidato precisa estar familiarizado com os erros de servidor, também chamados de erros 4XX. Também são erros comuns os 3XX e os 5XX.

Acesso à internet através de navegadores

Outras questões relacionadas à internet podem dizer respeito aos navegadores. Os mais comuns são:

  • Internet Explorer;
  • Google Chrome;
  • Mozilla Firefox.

Alguns concursos podem exigir dos candidatos que saibam acessar a internet em cada um desses navegadores, bem como as principais características de cada um. Veja um exemplo:

VUNESP, 2021. Por meio do Google Chrome 78, em sua configuração padrão, um advogado deseja imprimir uma página sendo exibida, para fazer um registro. Assinale a alternativa que apresenta o atalho por teclado usado para imprimir a página.

(A) Ctrl + P

(B) Ctrl + U

(C) Ctrl + I

(D) Alt + J

(E) Alt + M

A resposta correta seria a letra A.

Acesso ao e-mail

Assim como o uso de navegadores, conhecimentos básicos sobre o e-mail podem ser exigidos de alguns candidatos. Os mais comuns, hoje em dia, são o @gmail e o @yahoo. Por isso, é importante ter em mente alguns atalhos e funções básicas.

Segurança na internet

Por fim, o tema Internet nas provas de informática de concursos pode abranger questões de segurança. Daí a importância de entender conceitos como:

  • Vírus;
  • Firewall;
  • Antivírus;
  • Cavalo de Tróia.

Veja um exemplo de questão sobre este assunto:

Quadrix, 2020. “Embora um firewall não seja considerado como uma ferramenta importante na prevenção de invasões e pragas virtuais, ele é um programa que auxilia o usuário quanto à segurança da informação, pois impede que programas em geral sejam instalados no computador por usuário que não seja o administrador do sistema.”

  • Certo
  • Errado

A resposta correta seria “Errado”, uma vez que o firewall é um filtro de informações e dificulta que ataques e invasões aconteçam em um computador. Não é sua tarefa impedir a instalação de programas, e sim prevenir invasões.

3. Softwares

Os softwares são programas instalados no computador, que possibilitam a realização de uma ou mais ações. Hoje em dia, é comum que os softwares mais comuns sejam aqueles que fazem parte do chamado “Pacote Office”, da Microsoft. 

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada um desses programas. Confira!

Microsoft PowerPoint

O professor Carlos explica que o PowerPoint está na maioria dos editais, mas não costuma ser feitas muitas questões sobre o assunto. “Uma dica para acertar as poucas questões sobre o programa é ficar atento ao tópico ‘slide mestre’”, comenta. 

Ainda assim, é importante conhecer a ferramenta e os seus principais usos e atalhos, para garantir um bom desempenho na prova. Vale mencionar, portanto, que o PowerPoint é uma ferramenta focada em apresentações e slides.

Microsoft Excel

O professor de informática para concursos da LFG, Carlos Viana, explica que, quando se trata de softwares de escritório, como o Excel, muitas perguntas também são relacionadas à parte técnica.

“O assunto mais cobrado sobre Excel são funções, então é preciso conhecer muito bem temas como ‘função média’ e a ‘função soma’, que são bastante utilizadas no dia a dia dentro dos órgãos públicos”, comenta. 

Além disso, o Excel é um dos softwares mais importantes no dia a dia dos trabalhos administrativos. Por isso, aprender a manuseá-lo com confiança é uma maneira de garantir um bom desempenho na prova de informática, mas também ao longo da execução do trabalho. 

Leia também: 8 dicas de como estudar raciocínio lógico para concursos

Microsoft Word

“Já sobre Word, as pessoas acham que teclas de atalho é o pior assunto cobrado nos concursos, mas eu acredito que essa seja a parte mais básica”, afirma o professor Carlos Viana.

“As questões costumam perguntar em qual menu ou em qual guia se encontra uma determinada função, por exemplo: qual é o atalho e em qual guia encontramos a opção de criar um link? Ou então: em qual guia e menu está a opção contagem de palavras?”

Assim, é importante conhecer os atalhos da ferramenta e saber como navegar por ela sem a ajuda de um mouse ou do menu principal. Veja um exemplo:

VUNESP, 2021. Imagine que um documento foi criado no MS Word 2010, na sua configuração padrão, e precisa ser enviado para a equipe de trabalho, para que acrescentem seus comentários e sugestões de alteração. 

Antes de enviar o arquivo, seu criador deve se certificar de que os comentários e alterações sugeridas pelo grupo sejam facilmente identificados no retorno do arquivo. Como isso deve ser feito através dos recursos disponíveis no MS-Word 2010? Assinale a alternativa correta.

(A) Na guia REFERÊNCIAS selecionar INSERIR CITAÇÃO.

(B) Na guia de REFERÊNCIAS selecionar REFERÊNCIA CRUZADA.

(C) Na guia REVISÃO selecionar CONTROLAR ALTERAÇÕES e CONTROLAR ALTERAÇÕES.

(D) Na guia INSERIR, selecionar LINKS e INDICADORES.

(E) Na guia DESIGN, selecionar MARCA-D’AGUA para deixar claro a origem do documento.”

A resposta correta seria a letra C.

Leia também: Descubra se vale a pena prestar concurso

Exemplos de questão de concurso sobre Informática

Para te ajudar nos seus estudos de Informática, separamos 5 questões com temas frequentemente cobrados. No final de cada uma dessas questões, apresentamos a resposta certa, então tente respondê-la antes de continuar lendo!

Questão 1 – UFPR

No Bash do Linux Ubuntu, 14 ou superior, de acordo com a figura, pode-se afirmar que:

(A) O usuário logado é o Root.

(B) parallels é a máquina na qual o usuário está logado.

(C) Existe um arquivo do Libre Office Calc nos arquivos exibidos.

(D) Foi criado um arquivo.

(E) Foi criado o diretório Videos.

Questão 2 – IBADE 2020

Um dispositivo ao qual está conectada uma linha telefônica, permitindo a transmissão de dados através dela chama-se:

(A) Modem

(B) Barramento

(C) Switch

(D) Hub

(E) Transceiver

Questão 3 – UFMT 2018

A respeito do navegador Google Chrome Versão 61.0.0031163.100, a coluna da esquerda apresenta teclas de atalho disponíveis no navegador e a da direita, as funções ativadas ao se utilizar as teclas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 – Ctrl + T ( ) Buscar

2 – Ctrl + J ( ) Histórico

3 – Ctrl + N ( ) Downloads

4 – Ctrl + F ( ) Nova guia

5 – Ctrl + H ( ) Nova janela

Assinale a sequência correta:

(A) 5, 2, 3, 4, 1

(B) 4, 5, 2, 1, 3

(C) 1, 2, 5, 3, 4

(D) 2, 3, 1, 5, 4

A resposta correta é a letra B.

Questão 4 – IBFC 2020

Em relação aos Editores de Texto do Pacote Microsoft Office, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

I. Um dos editores de texto compatível com o Sistema Operacional Windows é o Word.

I I . No editor de texto do Pacote Microsoft Office não é possível incluir uma tabela.

I I I . É possível colocar as palavras em Negrito, Itálico e/ou Sublinhado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

(A) V, F, F

(B) V, F, V

(C) F, V, V

(D) V, V, F

(E) F, F, V

A resposta correta é a letra B.

Questão 5 – IDECAN 2018

Os computadores só entendem binários, ou seja, somente 0 (zero) e 1 (um). Um endereço de rede, como o IPv4, por exemplo, apesar de sua representação na forma de octeto, com a base decimal, o computador só irá entender na forma binário, e até para cálculo de sub-redes, há a conversão dos endereços IP para binário.

Analise o seguinte endereço IP:

[192.168.100.87] 

Assinale a alternativa que apresenta sua respectiva representação em binário.

(A) 10100000.10101001.1100100.1010011

(B) 11100000.10101010.1100101.1100111

(C) 11000000.10101000.1100100.1010111

(D) 11011000.10111000.1010100.1010100

Gabarito:
Questão 1– letra D.
Questão 2 – letra D.
Questão 3 – letra B.
Questão 4 – letra B.
Questão 5 – letra C.

Saiba mais: Confira nossa seleção de 26 livros para concursos!

Como estudar informática do zero para concurso público?

Se você está prestes a fazer um concurso público e precisa começar a estudar Informática, provavelmente já percebeu que as dicas de outras disciplinas não se aplicam aqui com muita facilidade, não é mesmo? Isso acontece sobretudo porque o tema da informática é mais dinâmico e, portanto, muda com frequência.

Imagine, por exemplo, que o edital anuncia que um dos temas cobrados será o Microsoft Word 2010, mas, nos seus estudos, as questões mais recorrentes abordam o MS 2007. Não raro, essas incongruências contribuem para que os candidatos se sintam despreparados e, além disso, mais nervosos.

Por isso, separamos 3 dicas fundamentais para te ajudar a estudar informática para concursos públicos. Confira!

1. Use as provas anteriores como um guia
2. Leia o Edital
3. Use a internet para estudar

1. Use as provas anteriores como um guia

Apesar de as questões sofrerem alterações de um ano para o outro, e de novos softwares serem lançados com alguma frequência, as provas anteriores ainda podem ser suas aliadas de estudo.

Para isso, em vez de focar nas respostas, preste mais atenção no tipo de questão que é feita. O que ela está perguntando? Que tipo de raciocínio você deve ter para respondê-la, ou qual ferramenta e atalho deve conhecer?

Esses detalhes podem ser úteis na hora de fazer a sua prova de concurso, pois é provável que o raciocínio para as novas questões seja o mesmo. Para garantir que você acertará as respostas, porém, vale a pena pesquisar se houve alguma mudança ou nova versão do software, e se, nela, os atalhos são diferentes.

2. Leia o Edital

A prova de Informática pode abranger temas muito variados e muito extensos. Além disso, como explicamos, os softwares e sistemas operacionais exigidos têm diferentes versões, de modo que aprender cada detalhe sobre cada uma delas se torna um trabalho exaustivo.

Para evitar perder tempo e também para otimizar o estudo, não deixe de ler o Edital do concurso. Lá estão todas as informações mais importantes para o candidato e, é claro, os conteúdos que serão cobrados em cada prova. 

Na seção de informática, portanto, é muito provável que estejam especificados os anos de cada programa ou sistema operacional que será cobrado, bem como os principais assuntos que podem aparecer nas questões. 

Isso faz com que seja mais fácil se organizar e, é claro, montar um plano de estudos que abranja todas as disciplinas igualmente.

3. Use a internet para estudar

Os materiais disponibilizados online e de forma gratuita são importantes aliados na hora de estudar para a prova de informática de concurso público. Afinal, além de serem muito completos, eles também costumam contar com versões mais atuais dos programas, o que pode ajudar a entender as mudanças que estão acontecendo.

É importante, porém, ter atenção na hora de confiar nesses materiais. Isso porque a internet, hoje em dia, é um espaço em que qualquer pessoa pode publicar um “manual de informática”. Por isso, sempre confira as fontes e qualificações dos materiais que você encontrar.

O professor Carlos Viana aconselha, ainda, que os concursandos escolham um bom livro, que ajude nos estudos: “Outra boa maneira de estudar informática para concursos públicos é resolver exercícios divididos por cada tópico”, finaliza. 

Ainda assim, os conteúdos dos livros podem ficar obsoletos rapidamente, então é importante conferir as informações.

Agora que você já conhece as melhores dicas de como estudar informática para concursos, não deixe de conferir também o nosso guia de Português para concursos públicos

Conteúdo produzido pela LFG, referência nacional em cursos preparatórios para concursos públicos e Exames da OAB, além de oferecer cursos de pós-graduação jurídica e MBA.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria