Tudo o que você precisa saber sobre o resultado preliminar OAB

Resultado preliminar OAB: fotografia de uma pessoa fazendo uma prova.
Saiba quais são os prazos e tire as suas dúvidas!

Você sabe o que é o resultado preliminar OAB? E como interpor um recurso para a análise da banca examinadora?

Por vezes, muitos candidatos que vão prestar a prova OAB não sabem que é possível recorrer contra os resultados preliminares. Trata-se de um procedimento previsto no próprio edital do exame. Para tanto, o examinando deve apresentar uma justificativa consistente.

É necessário também ter muita atenção às datas, pois existem dias específicos para a divulgação dos resultados preliminares e a interposição de recursos. Após a publicação dos resultados definitivos, eles não podem ser mais questionados.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre o resultado preliminar OAB. Explicaremos como interpor recursos e as datas importantes do exame atual. Ao final, também encontrará excelentes dicas de estudo para se preparar para a prova. Confira! 

O que é o resultado preliminar OAB?

O resultado preliminar da OAB é uma espécie de resultado provisório ou inicial. A partir da publicação dele, os candidatos podem questioná-lo, interpondo um recurso. Este procedimento é permitido nas duas fases da OAB. 

Na primeira etapa, o examinando pode interpor um recurso em caso de erro material no somatório final da nota. Já na segunda fase, pode questionar a nota atribuída nas suas questões ou peça jurídica. Depois da apreciação dos recursos, ocorre a divulgação dos resultados definitivos, que não são passíveis de questionamento. 

Veja também: 12 dicas de ouro sobre como passar na OAB

Que dia sai o resultado preliminar OAB?

O exame da OAB atualmente se encontra em sua 39ª edição. As inscrições foram encerradas no dia 11 de setembro. O resultado preliminar da 1ª fase será divulgado em 7 de dezembro. Já o da 2ª fase sairá em 14 de fevereiro de 2024. Na tabela abaixo, confira o calendário OAB completo, incluindo as datas para recursos:

39º Exame de Ordem Unificado
EventoData
Prova de 1ª fase 19/11/2023
Gabarito preliminar da 1ª fase19/11/2023
Prazo recursal contra o gabarito preliminar20 a 24/11/2023
Gabarito definitivo da 1ª fase e resposta aos recursos05/12/2023
Resultado preliminar da 1ª fase07/12/2023
Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase08 a 10/12/2023
Resultado final da 1ª fase20/12/2023
Prova de 2ª fase21/01/2024
Padrão de resposta preliminar da 2ª fase21/01/2024
Padrão de resposta definitivo e resultado preliminar da 2ª fase14/02/2024
Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase15 a 18/02/2024
Divulgação do resultado final e da decisão dos recursos 29/02/2024

Leia também: Como não esquecer as matérias? Conheça 18 técnicas de memorização

Qual é o prazo para interpor recurso na OAB?

Os prazos para interposição de recursos são divulgados no edital OAB

É possível interpor recursos contra o gabarito preliminar da 1ª fase, e contra os resultados preliminares das duas fases. 

Para a atual edição do exame (39ª), os prazos são os seguintes:

  • Recursos contra o gabarito preliminar da 1ª fase: 20 a 24/11/2023;
  • Recursos contra o resultado preliminar da 1ª fase: 08 a 10/12/2023;
  • Recursos contra o resultado preliminar da 2ª fase: 15 a 18/02/2024.

Como interpor recursos contra o resultado da OAB?

Os recursos devem ser interpostos por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, que é acessado pela página do exame da OAB (http://oab.fgv.br).

A interposição gera um número de protocolo que deve ser guardado. Somente são considerados interpostos os recursos aos quais tenha sido atribuído este número. Portanto, fique atento no momento do envio. 

O recurso deve apontar expressamente para qual item do espelho de correção está pleiteando a pontuação, bem como em qual linha ou intervalo de linhas do caderno de resposta encontra-se o texto que sustenta a sua argumentação.

Cada examinando só pode interpor um recurso por questão, e cada recurso tem o limite de 5.000 caracteres. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. De acordo com o edital, um recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.

Todos os recursos são analisados e os resultados são divulgados na página do exame da OAB. Em nenhuma hipótese são aceitos pedidos de revisão ou reconsideração da decisão de recursos. Em resumo, as decisões são definitivas.

Aprofunde-se no assunto: Passo a passo para interpor o recurso OAB

Como se preparar para a OAB? Confira 4 dicas

Vai prestar o exame da Ordem e quer começar a estruturar uma rotina de estudos OAB? Na lista abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar em sua preparação. Confira-as:

  1. Leia o edital;
  2. Conte com bons livros para OAB;
  3. Faça um curso preparatório;
  4. Utilize diferentes técnicas de estudo.

Saiba mais:

1. Leia o edital

O primeiro passo para se preparar para qualquer prova, seja a da OAB ou de concursos, é a leitura do edital. No caso da OAB, ele pode ser acessado pela internet.

Lá você vai encontrar todo o conteúdo cobrado no exame, e pode se preparar de uma maneira mais direcionada. Isto é, você já sabe o que esperar das questões, quais são os temas possíveis dentro de cada uma das disciplinas jurídicas.

Além disso, o edital traz uma série de outras informações importantes, como a duração do exame, os materiais permitidos, o que zera as questões, entre outros.

2. Conte com bons livros para OAB

É essencial que você tenha bons livros para direcionar seus estudos, servindo de apoio durante toda a sua preparação.

A Saraiva Jur tem diversos títulos que atendem as demandas dos estudantes que vão prestar a OAB. São obras escritas por autores renomados, que têm experiência na preparação de alunos para a OAB.

Por exemplo, a Coleção Esquematizado é pensada para facilitar os estudos. Ela é escrita com uma linguagem acessível, e tem uma série de recursos gráficos que facilitam a memorização.

Você também vai precisar de um bom Vade Mecum, livro que apresenta um compilado com as principais leis brasileiras. Ele pode ser utilizado como material de consulta na 2ª fase.

Conheça seis excelentes livros para OAB:

3. Faça um curso preparatório

Um dos métodos mais eficientes de estudar para a OAB é por meio de cursos preparatórios. Eles estruturam sua rotina, pois você pode guiar os seus estudos através das aulas. Você também conta com o apoio dos docentes para solucionar as dúvidas.

A plataforma LFG oferece cursos específicos para OAB. Eles são ministrados por professores experientes, que sabem os assuntos mais cobrados pela banca examinadora, o que torna sua preparação mais assertiva.

As aulas ficam disponíveis no ambiente digital, e você pode assistir a elas de acordo com a sua disponibilidade. Você também tem acesso a uma biblioteca virtual, que te permite consultar diversas obras para embasar seus estudos.

Além disso, pode treinar por meio de simulados, habituando-se ao estilo da prova. Confira os cursos da LFG para a OAB:

4. Utilize diferentes técnicas de estudo

Por fim, é muito importante que você explore diferentes técnicas de estudo ao longo da sua preparação, encontrando aquela que funciona melhor para você.

Se você procrastina demais, pode utilizar o método Pomodoro para uma boa gestão do tempo. Caso tenha dificuldades em fixar o conteúdo estudado, você pode apostar em técnicas de memorização — como fichamentos, mapas mentais ou flashcards.

Portanto, experimente as diferentes técnicas, e encontre o seu modo particular de estudar para a OAB.

Esperamos que este artigo sobre o resultado preliminar OAB tenha sido útil para você! Quer intensificar ainda mais o seu processo de preparação para o exame? Então, confira também 11 dicas infalíveis na hora de estudar para OAB!

Artigos Relacionados

Navegue por categoria