Descubra como passar em concurso com 21 dicas essenciais para a aprovação

como passar em concurso: imagem de mulher estudando
Neste artigo, você vai encontrar dicas de como passar em concurso. Listaremos 21 delas, e as explicaremos em detalhes. Confira!

Profissionais de diversas áreas olham para os concursos abertos como uma oportunidade de garantir estabilidade e boa remuneração. Em sua preparação, muitos se perguntam: qual é a melhor maneira de estudar? Como passar em concurso?

De fato, ser um funcionário público municipal, estadual ou federal traz diversas vantagens como a segurança do cargo, jornada de trabalho, plano de carreira e salários acima da média em comparação com os oferecidos pela iniciativa privada.

No entanto, o caminho até lá não é fácil. Geralmente, os certames têm concorrência muito alta, com um grande número de candidatos disputando poucas vagas.

Dessa forma, você deve se preparar de maneira assertiva: utilizando os métodos que têm mais garantia de sucesso. Em geral, eles passam por um planejamento dos estudos, dedicação, disciplina, e, claro, a escolha de bons materiais de estudo e o apoio de cursos preparatórios.

Neste artigo, você vai encontrar dicas de como passar em concurso. Listaremos 21 delas, e as explicaremos em detalhes, para que você consiga aplicá-las em sua rotina de estudos. Boa leitura!

Qual é o segredo para passar em um concurso público?

O caminho para garantir a aprovação nos concursos públicos passa por três elementos fundamentais: planejamento, preparação e dedicação.

Você deve se planejar bem. Isto é, fazer uma boa gestão do tempo, arrumando espaço na sua rotina para os estudos. É importante selecionar bem os conteúdos a serem estudados.

Em seguida, vem a preparação: estudar em si. Você deve utilizar técnicas de estudo diversas, tendo como apoio bons livros e também cursos preparatórios. 

Por fim, dedique-se aos estudos. É importante que você cumpra o seu cronograma, tendo a constância como elemento-chave.

O processo de preparação pode parecer longo, mas lembre-se sempre do seu objetivo: conseguir a aprovação. Use isso como combustível para os momentos mais difíceis, em que você se encontrar mais desanimado.

e-book gratuito Português para Concurso: clique para baixar!

Como passar em concurso? Confira 21 dicas valiosas

Quais são as melhores dicas de estudo para conseguir a aprovação nos concursos públicos?

A resposta a esta pergunta não é simples. Entretanto, podemos reunir as principais técnicas utilizadas pelas pessoas que já foram aprovadas. Elas indicam um bom caminho para quem vai prestar concurso.

Confira 21 dicas para passar em concurso:

  1. Leia o edital com atenção;
  2. Seja assertivo;
  3. Planeje seus estudos;
  4. Faça um cronograma de estudos;
  5. Busque boas obras;
  6. Invista em cursos preparatórios;
  7. Fragmente os estudos;
  8. Utilize a técnica Pomodoro;
  9. Tenha disciplina;
  10. Evite distrações;
  11. Pense a longo prazo;
  12. Faça anotações;
  13. Use mapas mentais;
  14. Faça fichamentos;
  15. Associe os assuntos;
  16. Utilize flashcards;
  17. Resolva simulados e provas anteriores;
  18. Atente-se ao enunciado;
  19. Explore outras mídias;
  20. Revise periodicamente;
  21. Entenda o que funciona melhor para você.

Entenda cada uma a seguir em detalhes:

1. Leia o edital com atenção

Antes de começar a planejar seus estudos, leia o edital do concurso com atenção. Lá, você encontrará informações importantes, como:

  • Formato e duração da prova;
  • Conteúdo programático – isto é, quais os assuntos que podem cair no certame;
  • O que pode levar no dia;
  • Quais erros anulam as questões; entre outros.

Assim, você saberá o que estudar, e para quais temas deve dar maior prioridade. Isso porque algumas disciplinas têm mais questões, por exemplo.

2. Seja assertivo

Lembre-se de que uma boa preparação é assertiva. Ou seja, ela é focada nas particularidades daquele concurso. Por isso, conhecer a prova que você fará é essencial.

Muitos concurseiros desistem dos certames em função dos editais extensos e pelo fato de cobrarem questões sobre Direito, o que aflige, principalmente, os que não têm formação jurídica. Para ser aprovado, a preparação deve ser focada na prova e suas peculiaridades. 

Portanto, caso o concurso tenha questões de Direito, nada de fugir. Identifique suas dificuldades e trabalhe nelas.

3. Planeje seus estudos

Após a leitura do edital, comece então a planejar a preparação e horários de estudo. Para isso, trace seus objetivos e então decida quais serão os métodos de estudo utilizados.

Liste tudo o que você tem a estudar. Programe simulados e revisões e busque todas as informações sobre como conquistar o cargo desejado.

4. Faça um cronograma de estudos

O passo seguinte é construir um cronograma de estudos. Uma boa forma de fazer isso é por meio de um planejamento semanal:

  • Ache os horários livres: para cada dia da semana, marque os horários em que você vai estudar;
  • Liste os conteúdos: liste tudo aquilo que você gostaria de estudar naquela semana. Isso pode ser feito de acordo com os conteúdos que serão ministrados nas aulas de seu curso preparatório, por exemplo;
  • Estabeleça prioridades: para cada matéria, defina a prioridade. Quando fizer isso, tenha em mente a relevância daquele assunto para o certame. Também o nível de dificuldade que você tem naquela disciplina;
  • Encaixe os conteúdos nos horários: em seguida, distribua os conteúdos que deseja estudar nos horários livres. Estude primeiro aqueles de maior prioridade. Resolvê-los antes provavelmente diminuirá sua ansiedade;
  • Faça ajustes: se sentir alguma dificuldade em cumprir seu cronograma, revise-o na semana seguinte. Talvez você tenha menos tempo livre do que estimou, ou precise de mais tempo para estudar certos conteúdos. Vá se ajustando.

5. Busque boas obras

A leitura das leis é primordial, mas não resolve todos os problemas. O bom material para estudo fará com que você entenda os detalhes, que são essenciais para definir quem serão os candidatos aprovados e reprovados.

Por isso, busque bons livros para concursos para apoiar seus estudos. No processo de escolha do material, pesquise por obras escritas por autores que sejam referências em suas áreas, e também com experiência na preparação para concursos.

Os títulos escolhidos devem ser voltados para os certames, contendo teoria e exercícios. Livros esquematizados, por exemplo, são excelentes escolhas. Eles unem teoria e prática, com uma linguagem clara e acessível. Além disso, também contam com recursos gráficos que auxiliam a memorização.

Verifique se as obras foram atualizadas, afinal, você não quer basear seus estudos em um material defasado.

Por fim, busque por editoras que tenham tradição, e sejam confiáveis

Leia também: Conheça a Coleção Esquematizado e estude de forma assertiva!

6. Invista em cursos preparatórios

Um dos caminhos mais garantidos de conseguir a aprovação é por meio de um bom curso preparatório.

A plataforma LFG oferece cursos que abrangem todos os conteúdos cobrados no edital dos certames. Por meio deles, você faz uma preparação específica, voltada aos temas que aparecerão na prova. 

As aulas são ministradas por professores experientes. Além disso, você encontra um mapeamento dos temas mais cobrados nos exames. Também é possível acessar uma biblioteca digital, com um grande acervo de obras.

Todas as videoaulas ficam disponíveis em uma plataforma, para que você assista a elas de acordo com sua disponibilidade. Você também consegue resolver simulados, com questões semelhantes às dos exames oficiais.

Para conhecer todas as opções de cursos, acesse o site da LFG.

7. Fragmente os estudos

É melhor estudar 1 hora com foco e atenção do que 3 horas seguidas sem concentração, disperso e fora de foco. Procure definir um horário para estudar e então sempre estude nesse mesmo horário.

Identifique a maneira pela qual melhor absorve o conteúdo, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou estudando em grupos e em cursos preparatórios.

8. Utilize a técnica Pomodoro

Uma boa maneira de garantir essa fragmentação dos horários de estudo é utilizando a técnica Pomodoro.

Saiba como aplicá-la passo a passo:

  1. Defina o conteúdo que deseja estudar;
  2. Marque 25 minutos em um timer. Você pode utilizar o celular ou o computador para isso. O autor da técnica utilizava um timer de cozinha no formato de um tomate – daí o nome “pomodoro” (tomate em italiano);
  3. Dispare o timer. Nestes 25 minutos, você deve focar totalmente nos estudos, evitando quaisquer distrações;
  4. Quando o relógio despertar, descanse por 5 minutos. Tome uma água, estire as pernas, enfim, faça algo não relacionado aos estudos;
  5. Em seguida, volte aos estudos, marcando outro “pomodoro”. Isto é, 25 minutos de foco na tarefa. 

Esta técnica ajuda a parar com a procrastinação, e aumenta o foco e a concentração nos períodos de estudo.

9. Tenha disciplina

Estabeleça datas e horários específicos para estudos e lazer. Cumpra todo seu planejamento para que você não se sinta perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa. Lembre-se de que a concorrência é grande e que só quem tiver muito esforço e dedicação chegará lá.

10. Evite distrações

Para garantir uma boa memorização e também seu rendimento, tente afastar as distrações de seu ambiente de estudos. 

No momento em que estiver lendo, ou resolvendo questões, nada de ficar checando o celular, ou a televisão, por exemplo. Você provavelmente não absorverá totalmente o que está estudando, pois a sua atenção está dividida.

11. Pense a longo prazo

Motivação é fundamental. No caso dos concursos, não é fácil continuar com a mesma motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando há derrotas e tropeços no caminho.

Até porque você inicia a sua preparação meses antes do certame. O seu esforço demorará um pouco para ser recompensado, certo? Por isso, uma forma de se motivar é pensar a longo prazo

A preparação é relativamente curta, quando comparada ao período de estabilidade que você terá com a aprovação, não é?

A motivação é particular e depende de cada um, então procure formas de se motivar. Pense em coisas positivas que acontecerão com você quando conseguir sua aprovação.

12. Faça anotações

Enquanto você lê é importante destacar no texto as informações que considera importante.

Faça anotações que possam resumir uma ideia e, no final de um texto, você terá mais facilidade para preparar um material de revisão com base no que já ressaltou. Além disso, poderá usar essas informações para criar um mapa mental que lhe ajudará na memorização do conteúdo.

Durante as aulas, é essencial também que você faça anotações. Você já terá um material selecionado para seus estudos posteriores.

13. Use mapas mentais

Mapas mentais são esquemas que organizam as ideias de uma maneira visual. Para isso, eles utilizam uma série de recursos gráficos, como setas, imagens, quadros e pequenos textos.

Com eles, você terá não só um resumo do conteúdo, como também as associações entre as partes, e, é claro, uma imagem. Para aqueles que têm um estilo de aprendizagem mais visual é uma excelente estratégia.

Para fazer seu mapa mental: 

  • Pegue uma folha em branco e coloque, no centro dela, o tema principal. A partir dele, todas as relações devem se irradiar;
  • Para simbolizar este assunto central, você pode usar palavras-chave ou imagens;
  • Com o uso de setas e quadros, vá estabelecendo relações.

No final, você terá um quadro coerente e resumido com todas as informações sobre aquele conteúdo e as relações entre elas.

14. Faça fichamentos

Fichamento é um resumo das principais ideias de um texto ou matéria. Em geral, eles são feitos em “fichas” (papéis retangulares com uma gramatura maior que o sulfite).

É possível utilizar tópicos, a fim de condensar o assunto. Na hora de produzir seu fichamento, é interessante que você coloque os conteúdos em suas próprias palavras. Ou seja, evite copiar trechos completos do livro.

Neste processo, você já estimula a memorização. Com o fichamento completo, você tem uma eficiente forma de revisar a matéria.

15. Associe os assuntos

Para ser aprovado no seu concurso, você terá de memorizar uma grande quantidade de conteúdos, certo?

Por isso, é importante que você aplique técnicas de memorização, que aumentem as chances de você guardar aquela matéria. 

Por exemplo, fazendo associações. Nós memorizamos, com mais facilidade, as informações que não estão isoladas. Enquanto estiver estudando, pergunte-se:

  • Esta matéria tem relação com alguma outra que eu estudei?
  • Como os diferentes assuntos desta disciplina relacionam-se entre si?

Assim, você vai construindo as associações, e contextualizando os conteúdos.

16. Utilize flashcards

Flashcards são pequenos cartões de estudo. Você pode produzi-los utilizando um papel um pouco mais grosso, ou fazê-los pelo computador, em aplicativos e sites específicos.

A ideia é que você faça um jogo de perguntas e respostas consigo mesmo. Isto é, de um lado do cartão, escreva uma questão sobre a matéria que estudou. Do outro lado, responda-a de maneira breve.

Se não quiser escrever uma pergunta, pode colocar uma palavra-chave. No verso do cartão, escreva o que acha importante saber sobre aquele tema.

Os flashcards são muito úteis para a revisão da matéria. Você lê as perguntas ou a palavra-chave e vai respondendo verbalmente, ou por escrito, se preferir. 

Logo, consegue rever diversos temas, de uma maneira lúdica e ágil.

17. Resolva simulados e provas anteriores

Muitos concurseiros acreditam que apenas estudar a lei, a apostila e o caderno é suficiente para compreender todo o conteúdo da prova.

Mas atenção, os exercícios cobrados em provas anteriores são vitais para encerrar o estudo de cada tópico do edital e também para a revisão final na proximidade da prova.

Portanto, tente resolver exames anteriores e também simulados. Por meio deles, você vai se habituando ao estilo da prova, e notando quais temas costumam aparecer com mais frequência.

Você ainda consegue marcar o tempo que levou para resolver o teste. Desse modo, sabe se precisa ser mais ágil, reajustando-se.

18. Atente-se aos enunciados

Nenhum conhecimento é suficiente se você não é capaz de interpretar o que está sendo perguntado. 

Lembre-se de que para fazer uma boa prova é preciso que você conheça bem a língua portuguesa para poder interpretar os enunciados e respondê-los corretamente.

Leia com atenção a questão, verificando o que está sendo cobrado pela banca examinadora. Em exames discursivos, responda especificamente o que foi perguntado, de maneira objetiva, sem se estender demais. 

19. Explore outras mídias

Estudar por meio de uma única mídia, como os livros, pode ser cansativo, não é?

Por isso, tente enriquecer a sua experiência de aprendizagem, buscando outras mídias. Assista a filmes e séries sobre os conteúdos que está estudando. Ou ouça podcasts sobre o assunto, por exemplo.

Existem muitos livros que disponibilizam conteúdos complementares, por meio de plataformas digitais. Logo, na hora de escolher sua obra de consulta, verifique se ela tem esta opção.

Confira: Conheça os melhores filmes de Direito para estudantes

20. Revise periodicamente

A melhor maneira para manter na cabeça toda a quantidade de informações que você estudou é por meio das revisões periódicas. Por exemplo, todo dia em que for estudar uma matéria, você pode reler o resumo anterior da mesma disciplina, pois isso ajuda a relembrar em que ponto estava e é mais um momento de fixar as informações.

Outra opção é revisar o que já foi estudado de uma matéria, uma vez por mês, de forma leve, apenas para recordar as informações.

Ser aprovado em concursos públicos exige força de vontade, atenção e muita dedicação por parte do candidato. É importante ter disciplina e contar com material de estudo de qualidade para que a jornada de estudos seja produtiva.

21. Entenda o que funciona para você

Por fim, você encontrou neste artigo diversas técnicas para passar em concursos. É importante que você teste estes diferentes métodos, e entenda aquilo que funciona melhor para você.

Isto é, faça fichamentos, mapas mentais, flashcards, explore outras mídias, e veja com quais técnicas você se dá melhor.

Caso você tente um método e ele não funcionar muito bem com você, não se frustre. Nós temos modos diferentes de aprender. É essencial que você continue tentando outras técnicas, até encontrar aquela que aumente seu rendimento.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como passar em concurso. Que tal também conferir este post com 18 dicas de estudo para melhorar seu rendimento na prática?

Artigos Relacionados

Navegue por categoria