Saiba como e por que treinar a resolução de questões OAB!

Resolução de questões OAB: imagem de gabarito
Entenda a importância da resolução de questões OAB, como é o formato da prova e a melhor plataforma para treinar. Boa leitura!

Um dos caminhos mais garantidos para conquistar a aprovação no exame da Ordem é por meio da resolução de questões OAB. Afinal, o estudante de Direito tem pela frente uma prova complexa, que abrange uma grande quantidade de conteúdos.

Dessa forma, a preparação começa muito antes da primeira fase. Os candidatos assistem às aulas de cursos preparatórios, estudam a teoria, e resolvem uma série de questões. Toda esta maratona exige muita disciplina e resiliência por parte dos graduandos.

Assim, conhecer as melhores técnicas de estudo e inseri-las em sua rotina é um diferencial importante para aqueles que desejam ser aprovados. Entre elas, está a resolução de questões. 

Por meio desse exercício, os candidatos conseguem se habituar ao estilo das questões da OAB, e têm também uma série de ganhos secundários, como a fixação do conteúdo e o treino do tempo.

Neste artigo, você vai entender a importância de adotar esta estratégia de resolução de questões OAB. Também explicaremos o formato da prova e a melhor plataforma para treinar. Boa leitura!

Como é o exame da OAB?

Antes de começar a sua preparação, é muito importante que você entenda bem o funcionamento da prova OAB.

A OAB 1ª fase é composta por 80 questões de múltipla escolha, e tem caráter eliminatório. O exame tem duração de 5 horas, e abrange as disciplinas obrigatórias e integrantes do curso de Direito.

Para ser aprovado, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% da prova – isto é, 40 questões.

A segunda fase OAB é discursiva. Ela abrange a prova prático-profissional, que tem quatro questões escritas e a redação de uma peça jurídica. O tema do exame é uma disciplina específica, escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

Para conquistar a tão sonhada carteirinha da OAB, o examinando deve obter nota igual ou superior a 6.

Leia mais: 12 dicas de ouro sobre como passar na OAB

Curso Supercombo OAB 1 fase: clique e saiba mais!

Qual a importância da resolução de questões OAB?

O exame da Ordem é exigente, e requer que os candidatos estejam bem preparados. De acordo com as estatísticas do Conselho Federal da OAB, mais da metade dos candidatos foram reprovados na prova aplicada no segundo semestre de 2021.

Sendo assim, é necessário que o examinando conheça as melhores técnicas, para que seu estudo seja assertivo. Isto é, que ele não gaste tempo por caminhos que não vão garantir a sua aprovação.

Entre as principais técnicas, está a resolução de questões oficiais e também semelhantes àquelas que costumam aparecer na prova. Na lista abaixo, entenda as razões para você estudar para OAB dessa forma:

  1. Revisão dos conteúdos;
  2. Habituação ao estilo da prova;
  3. Gestão do tempo;
  4. Identificação e solução das dificuldades.

Saiba mais:

1. Revisão dos conteúdos

Quando você está resolvendo uma questão, automaticamente também revisa a matéria cobrada por ela.

Isso porque, para responder a pergunta, você terá de fazer um resgate dos conteúdos jurídicos relacionados a ela na sua mente. Já conseguiu lembrar de algo que você havia estudado há um tempinho, enquanto resolvia uma questão?

É algo muito comum na rotina dos estudantes, e uma forma muito dinâmica de fazer uma revisão. Além disso, caso você não se lembre do conteúdo, pode revisar suas anotações, e reter a teoria com mais cuidado.

Lembre-se de que você está numa fase de preparação, e é normal (e esperado) que você cometa erros, e não se recorde de conteúdos.

Confira também: Como não esquecer o que estudou? Confira 18 segredos de memorização

2. Habituação ao estilo da prova

Um dos aspectos mais importantes de resolver questões oficiais da OAB, ou semelhantes, é que você se habitua ao estilo da prova

Ou seja, mais do que conhecer os conteúdos, você entende como a banca examinadora costuma cobrá-lo. Por exemplo, quais aspectos de uma disciplina caem com mais frequência ou quais são os temas problematizados mais usualmente.

Isso é essencial, para que, no dia da prova, você não seja pego de surpresa. Existe uma certa previsibilidade a respeito de como será o exame, o que faz com que você se acalme, tenha mais autoconfiança e segurança a respeito do tipo de questão que enfrentará.

3. Gestão do tempo

Resolver simulados ou uma série de questões em sequência contribui para você fazer uma gestão do tempo mais eficiente

Você consegue cronometrar quanto tempo está levando para solucionar as perguntas, e pode fazer reajustes, caso seja necessário. 

Dessa forma, se as questões estiverem tomando muito tempo, você sabe que terá de ser mais ágil no dia do exame, e pode começar a fazer um treino nesse sentido.

4. Identificação e solução das dificuldades

Muitas vezes em sua rotina de estudos, enquanto fazem os exercícios, os candidatos se deparam com aspectos de uma disciplina que ainda não tinham estudado. Ou temas que eles estão enfrentando dificuldades.

Logo, resolver as questões ajuda os estudantes a identificar essas dificuldades. Eles podem rever aspectos das matérias aos quais não tinham dado tanta atenção, e que costumam aparecer no exame oficial.

Em seguida, podem solucionar as dificuldades, estudando as disciplinas ou buscando ajuda dos professores. Portanto, ao fazer isso, os candidatos se preparam melhor, e conquistam pontos importantes no dia do exame oficial.

Qual a melhor plataforma de questões OAB?

Na hora de escolher a plataforma com questões para o exame OAB, você deve tomar alguns cuidados. O primeiro é que ela não deve conter apenas perguntas com o gabarito. E sim, uma resolução detalhada, bem justificada, para que você entenda o raciocínio até chegar à alternativa correta.

Em seguida, a resolução deve ser feita por profissionais experientes, que tenham boa didática, e expliquem minuciosamente o exercício.

Por essas razões, a plataforma LFG contém o melhor curso de resolução de questões OAB. Ele é ministrado por professores renomados, com experiência na preparação dos alunos para a OAB.

São mais de 200 questões resolvidas, com os temas mais abordados na prova. As resoluções são pormenorizadas, com explicações das teorias jurídicas envolvidas. As aulas ficam disponíveis no ambiente virtual, de modo que você assiste a elas conforme sua disponibilidade.

Assim, você se prepara de maneira completa, revisando conteúdos e habituando-se ao estilo do exame OAB. Confira:

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre resolução de questões OAB. Agora, que tal começar os estudos? Confira os cursos preparatórios LFG para a OAB.

Artigos Relacionados

Navegue por categoria