Confira 5 temas para estudar atualidades para concurso!

atualidades para concurso: homem jovem estudando
Neste artigo, você vai ficar por dentro das atualidades para concurso. Veja como incluir estas notícias na sua preparação para os certames!

Com frequência, estudar atualidades para concurso deixa os candidatos ansiosos. Afinal, o termo é muito amplo: são muitos os assuntos possíveis que podem cair nas questões dos exames.

Dessa forma, se você está se sentindo assim, fique calmo! Com a leitura atenta do edital, você pode fazer um recorte mais específico dos temas da atualidade aos quais deve dar mais atenção.

Meio ambiente, política internacional e brasileira, cultura e economia: estes são alguns dos assuntos que têm grande relevância nas provas de atualidades dos principais concursos abertos.

Portanto, os concurseiros devem incluí-los em sua rotina de estudos, estabelecendo jeitos específicos de estudá-los.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das atualidades para concurso. Explicaremos como incluir estas notícias na sua preparação para os certames, além de listarmos 5 temas com grande incidência na prova. Apresentaremos também alguns exemplos de questões. Boa leitura!

Como estudar atualidades para concurso?

Vai prestar concurso e está em dúvida sobre o melhor jeito de estudar as atualidades? Na lista abaixo, separamos 5 dicas de estudo para ajudá-lo em sua preparação:

  1. Separe um tempo em seu cronograma de estudos;
  2. Encontre a sua mídia favorita;
  3. Seja específico;
  4. Faça anotações;
  5. Resolva exames anteriores.

Entenda em detalhes:

1. Separe um tempo em seu cronograma de estudos

O primeiro passo é incluir as atualidades em seu cronograma de estudos. Isto é, você deve reservar um período na semana para se atualizar.

Aqui, é importante que você vá reajustando o tempo, de acordo com a sua experiência. Na primeira semana, estime o tempo que você vai levar. Se ele for suficiente, mantenha-o na semana seguinte. Caso não, faça adaptações.

Curso Português para Concursos: clique e saiba mais!

2. Encontre a sua mídia favorita

Hoje existem várias possibilidades de se manter atualizado, como exemplos: 

  • Jornais digitais ou impressos;
  • Portais de notícias;
  • Podcasts;
  • Telejornais;
  • Vídeos;
  • Revistas; entre outros.

Dessa forma, você deve escolher aquela que funciona melhor para você. Pergunte-se:

  • Qual a mídia que tem o formato mais agradável? 
  • Qual é aquela que retém mais a sua atenção?
  • Qual tem o conteúdo mais completo?

A partir das respostas para estas perguntas, você consegue selecionar mais facilmente a melhor mídia para se manter atualizado.

3. Seja específico

Lembre-se de que você deve fazer uma boa gestão do tempo na sua preparação para os certames. Ou seja, deve usar o tempo de forma inteligente, não o desperdiçando com assuntos que não aparecerão na prova.

A mesma ideia serve para o estudo das atualidades. Você não precisa consumir todas as notícias, e sim aquelas de maior relevância para o exame. 

Para descobrir isso, consulte o edital da prova que você vai prestar. Lá você encontrará os temas que serão cobrados. A partir deles, faça recortes específicos no noticiário, lendo ou assistindo apenas aquilo que é importante para o concurso.

4. Faça anotações

Para memorizar com mais facilidade, faça anotações. Esta é uma das principais técnicas de estudo e uma forma eficiente de absorver melhor os conteúdos das notícias.

Além disso, você sempre poderá recorrer às suas anotações quando for revisar os conteúdos, ou caso surjam dúvidas. Assim, você não terá de reler todas as notícias de novo, poupando seu tempo.

Você pode, inclusive, variar o formato, fazendo em forma de fichamento ou mapa mental, por exemplo.

Leia mais: Como não esquecer o que estudou? Confira 18 segredos de memorização

5. Resolva exames anteriores

Resolva as questões de atualidades que caíram em provas anteriores do concurso que você vai prestar.

Por meio desse exercício, você se habitua ao estilo da prova: conhece quais são os temas mais cobrados, e também como as perguntas são formuladas. Os exames costumam seguir estilos parecidos, então, no dia da prova oficial, você não terá grandes surpresas.

O que estudar de atualidades para concursos? Confira 5 temas

Quais são os temas mais cobrados em atualidades? Por onde começar a estudar?

Na lista abaixo, separamos 5 temas que têm grande relevância para as provas de concursos. Além de estar em dia com estes assuntos, é importante também que você consulte o edital específico do exame que vai prestar. Ele pode ajudá-lo a encontrar mais tópicos que podem aparecer na sua prova.

Confira:

  1. Meio ambiente;
  2. Política internacional e brasileira;
  3. Cultura;
  4. Saúde;
  5. Economia.

Saiba mais:

1. Meio ambiente

A questão ambiental é um dos temas mais recorrentes nos noticiários. Ela abrange a relação entre o ser humano e o meio ambiente, e as políticas governamentais nesse sentido.

Assim, os seguintes problemas ambientais devem ser conhecidos pelo candidato:

  • Aquecimento global; 
  • Poluição; 
  • Desmatamento; 
  • Perda da biodiversidade; 
  • Descarte irregular do lixo; entre outros.

Além disso, fique também de olho nas políticas governamentais brasileiras e internacionais nesse sentido:

  • O governo anunciou algum novo programa? 
  • O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima promoveu algum encontro?
  • Existiram conferências internacionais sobre o clima nesse período? Se sim, o que elas abordaram?

Estas perguntas podem ser norteadoras dos seus estudos. 

Abaixo, confira um exemplo de questão:

(FGV – concurso TRT-13) “A COP-27 realizou-se neste mês de novembro no Egito. COP é a sigla, em inglês, para Conferência das Partes, 27 é a edição da Conferência. Trata-se de evento global organizado pela ONU que reúne autoridades do mundo todo e que, por meio de mecanismos aplicados globalmente, tem como principal objetivo:

  1. conter as mudanças climáticas.
  2. erradicar a pobreza no mundo.
  3. criar empregos em escala mundial.
  4. eliminar todos os conflitos em curso no mundo.
  5. proteger a infância mundial da pobreza e garantir seu direito de frequentar a escola.

Alternativa correta: A.

2. Política internacional e brasileira

Uma parte do noticiário que você não pode negligenciar é a de política. Fique atento aos principais temas políticos em debate na esfera pública, no Brasil e no mundo. 

Alguns assuntos que estão em destaque nos últimos meses são:

  • Guerra na Ucrânia;
  • Regulação das redes sociais no Brasil e PL das fake news;
  • Crise humanitária Yanomami;
  • Direitos humanos;
  • Inteligências artificiais e seus impactos sociais;
  • Terremoto na Turquia e na Síria; entre outros.

Veja um exemplo de questão, e entenda como os temas costumam ser cobrados:

(FGV – concurso TRT-16)

O fornecimento de gás da Rússia a países europeus tornou-se tema central nas consequências da guerra motivada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Como reação à invasão, a União Europeia e os EUA apoiaram a Ucrânia e estabeleceram duras sanções econômicas à Rússia. Em resposta, a Rússia cortou o fornecimento de gás à Europa.

Em relação ao tema, é correto afirmar que:

  1. o fato de o petróleo ser a principal matriz energética usada na Europa atenua os eventuais efeitos danosos do corte no fornecimento de gás natural russo à União Europeia.
  2. uma das principais motivações para a invasão russa é o fato de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reivindicar para a Ucrânia a operação do gasoduto Nord Stream II.
  3. o gasoduto Nord Stream I, que liga a Rússia à Alemanha, mas passa pela Ucrânia, sofreu recente sabotagem por parte dos ucranianos.
  4. o preço do gás ao consumidor subiu, em países europeus como o Reino Unido, muito acima da média da última década, e o inverno europeu se aproxima, o que fará com que aumente muito seu consumo, devido à necessidade não só de indústrias terem energia, mas de casas serem aquecidas.
  5. além de cortar o fornecimento de gás pelo Nord Stream I, a Rússia também interrompeu o fornecimento pelos gasodutos Irmandade e União, que saem da Rússia, passam pela Ucrânia e chegam à Hungria, de onde seguem, ainda, para a França e a Itália”.

Alternativa correta: D.

3. Cultura

Outra área que costuma aparecer nos editais dos principais concursos é a cultural. Dessa forma, os concurseiros devem ficar atentos às notícias relacionadas às artes, literatura, música, cinema, entre outros.

Veja quais são os filmes, músicas e séries que estão recebendo destaque no debate cultural. Procure saber um pouquinho sobre eles.

Além disso, você também pode utilizar suas horas de lazer para assistir aos principais filmes e séries, ou ler bons livros de ficção e ouvir músicas. 

Leia mais: Conheça as 25 melhores séries de Direito

Abaixo, veja como o assunto pode aparecer nos certames:

(FGV – concurso TRT-13) “‘É um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020’ (adap. wikipedia)

O texto refere-se ao romance:

  1. Torto Arado.
  2. Baixo Esplendor.
  3. Tudo é Rio.
  4. Vista Chinesa.
  5. Anos de Chumbo e Outros Contos”.

Alternativa correta: A.

4. Saúde

A área de saúde também tem recebido destaque nos concursos, em especial após a pandemia de covid-19.

O tema tem ocupado um espaço relevante nos noticiários, com o desenvolvimento das vacinas e as atuais campanhas governamentais para aumentar a adesão da população.

Alguns assuntos aos quais você deve estar atento são:

  • Fim da emergência de saúde pública do covid-19, anunciado pela OMS;
  • Pesquisas de vacinas contra câncer;
  • Varíola dos macacos; entre outros.

Confira um exemplo de questão:

(FGV – concurso TRT-16) “Recentemente testemunhamos uma grande vitória da ciência na pandemia causada pela Covid-19. Em pouquíssimo tempo, os cientistas lograram desenvolver vacinas eficazes, que ajudaram muito no combate à disseminação da doença.

Avalie se as diferentes tecnologias envolvidas nessas vacinas incluem:

I. Tecnologia de vírus inativado: Técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, o vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica (Ex: Coronavac).

II. Tecnologia do vetor viral: O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do SarsCoV-2 (Ex: AstraZeneca).

III. Tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune (EX: Pfizer, BioNTech).

Está correto o que se afirma em:

  1. I, apenas.
  2. I e II, apenas.
  3. I e III, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

Alternativa correta: E.

5. Economia

Por fim, os fatos econômicos do Brasil e do mundo costumam aparecer nos principais certames. 

Fique ligado nas principais medidas econômicas do governo brasileiro e também ao que está sendo debatido na esfera internacional.

Por exemplo:

  • Novo salário mínimo no Brasil;
  • Arcabouço fiscal do governo federal;
  • Inflação;
  • Desigualdade social e políticas nesse sentido; entre outros.

Veja como o tema pode aparecer nos concursos:

(FGV – concurso TRT-13) 

O mundo tem acompanhado o que acontece com a inflação nos Estados Unidos da América. Recentemente, a inflação por lá saiu de um platô de cerca de 2% ao ano e atualmente gira em torno de 8 a 9%. Na zona do euro, vemos acontecer fenômeno similar. Economias emergentes também sentem os efeitos negativos de uma inflação mais alta.

Avalie se, entre as causas do aumento recente da inflação nos EUA, podem ser citados:

I. O movimento de alta nas taxas de juros.

II. Os incentivos econômicos concedidos aos americanos (pessoas e empresas) durante a pandemia do coronavírus.

III. As paralisações nas cadeias produtivas por conta dos surtos de Covid.

IV. A invasão da Ucrânia pela Rússia.

Estão corretos os itens

  1. I e II, apenas.
  2. III e IV, apenas.
  3. I, II e III, apenas.
  4. II, III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV”.

Alternativa correta: D.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre atualidades para concurso. Que tal também conferir este artigo com nossa seleção de 26 livros para concursos?

Artigos Relacionados

Navegue por categoria